1. Home
  2. Guia de Receitas Oncológicas

Guia de Receitas para o Paciente Oncológico

Uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para promover saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Destaque Marketing

Guia de Receitas Oncológicas

Uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para promover saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Pensando nisso, o Serviço de Alimentação do Hospital Sírio-Libanês preparou uma publicação, chamada "Guia de Receitas para o Paciente Oncológico". A ideia é trazer dicas de alimentação variada, com receitas simples e cheias de sabor, repletas de nutrientes funcionais que minimizam alguns dos efeitos colaterais comuns no tratamento da doença, além de contribuir para a melhora do prognóstico, ajudar na manutenção do peso adequado e otimizar as funções imunológicas.

Para quem está em tratamento ou em recuperação, as receitas servem como uma forma de unir família e amigos, mantendo uma rotina saudável, capaz de trazer beneficios para corpo e mente.

Destaque Marketing

Novidade Sírio-Libanês, 2º Volume do

Guia de Receitas para o Paciente Oncológico

Alimentar-se de forma saudável e balanceada é fundamental para nossa qualidade de vida e bem-estar.

Pensando nisso, criamos o “Guia de receitas para o paciente oncológico”, uma publicação do serviço de Alimentação do Hospital Sírio-Libanês, que busca minimizar os efeitos colaterais comuns do tratamento, além de ajudar na manutenção do peso e funções imunológicas.

O Guia traz dicas de alimentação variada, com receitas simples e cheias de sabor, repletas de nutrientes funcionais. Este é um guia para toda a família.

Nome
Sobrenome
E-mail
Celular

Ao clicar em "enviar", você poderá baixar os dois volumes de guia de receitas e permite que o Sírio-Libanês armazene o seu e-mail para fornecer o conteúdo solicitado. Você pode cancelar o recebimento quando quiser.

Saiba como preparar as receitas do I Guia

II Guia de Receitas para Paciente Oncológico

A alimentação é parte fundamental durante o tratamento oncológico. Assim, o II Guia de Receitas para Pacientes Oncológicos tem como objetivo fornecer sugestões e alternativas alimentares que auxiliem o paciente no controle de sintomas e desconfortos, além de garantir um aporte nutricional adequado.

No Guia são apresentadas:

  • Receitas utilizando alimentos de fácil aquisição, porém inovando a forma de preparo e separadas nas seguintes categorias: laxativas, sem resíduos, para auxiliar na alteração de paladar, boca seca, falta de apetite, feridas na boca e na língua, controle de náuseas e vômitos e vegetarianas.

  • Receitas elaboradas com legumes e vegetais conhecidos como PANCS. Você sabe o que são? PANCS são Plantas Alimentícias Não Convencionais que têm desenvolvimento espontâneo e alto valor nutricional, porém não são consumidas em larga escala nem utilizadas apenas em determinada região; como por exemplo, a folha da cenoura e a taioba.

  • Receitas afetivas, ou seja, aquelas preparações cujo sabor está associado a uma lembrança gostosa da vida, uma vez que a comida em nossa cultura está fortemente associada ao afeto e ao ato de cuidar do outro.

Este Guia é pautado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira – elaborado pelo Ministério da Saúde, que parte da premissa de que alimentação é um direito humano básico que envolve a prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo e que deve estar de acordo com necessidades alimentares especiais, ser referenciada pela cultura alimentar e baseada em práticas produtivas sustentáveis.

Por fim, o Guia Alimentar para Pacientes Oncológicos - Volume 2 foi pensado com carinho para trazer mais cor e prazer a suas refeições.

Bom apetite!

Saiba como preparar as receitas do II Guia