Sociedade
Beneficente de
Senhoras
É tempo de celebrar o centenário da instituição que é referência em cuidar de você.
A excelência do Sírio-Libanês é resultado de 100 anos de experiência. A partir da inauguração do hospital, em 1965, uma estrutura de alta tecnologia, com equipes especializadas, investimento em ensino e pesquisa e diversas iniciativas de pioneirismo e inovação fortalecem a instituição a cada ano para o melhor diagnóstico, tratamento, promoção de saúde e qualidade de vida.
Nossa história
Tudo começou em 28 de novembro de 1921, durante uma reunião na casa de dona Adma Jafet.
Um grupo de amigas da colônia sírio-libanesa tinha nas mãos algumas dezenas de contos de réis e um grande sonho: construir um hospital à altura de São Paulo, como forma de retribuir o acolhimento encontrado na cidade.
Naquele encontro, elas fundaram a Sociedade Beneficente de Senhoras e saíram em busca de apoios para concretizar o sonho de construção do Sírio-Libanês.
Recrutaram voluntárias, organizaram eventos beneficentes e visitaram escritórios de empresários para conseguir donativos.
O início
Com ajuda financeira de um grupo de doadores, as obras do primeiro prédio do Sírio-Libanês começaram em 1931, numa colina até então pouco habitada da região da Bela Vista.
“Foi em boa hora que tomamos a nosso cargo erguer este edifício sob o céu límpido do Brasil. Deus nos ajude a realizar as nossas aspirações, a servir à nação, a fazer obra útil à humanidade”, disse dona Adma no discurso de lançamento da pedra fundamental.
Em 1937, chegaram os primeiros equipamentos. No ano seguinte, a Sociedade realizou sua primeira reunião dentro do edifício. Em 1941, já se marcava a data da inauguração.
A coletividade sírio-libanesa, enfim, escreveria uma página importante de sua história no Brasil.
Projeto adiado
Quando estava praticamente pronto, o prédio do Sírio-Libanês foi requisitado pelo governo do estado para que ali fosse instalada a escola preparatória de cadetes de São Paulo.
A conjuntura internacional era a da Segunda Guerra Mundial (1939-45). O Exército decidira criar novas escolas preparatórias para atender à grande procura pela carreira.
Dessa forma, por meio de um decreto, o edifício que estava sendo preparado para ser um centro de saúde se transformou num espaço militar por quase 20 anos.
A retomada
Ideais
O Sírio-Libanês foi inaugurado oficialmente em 15 de agosto de 1965. A Sociedade Beneficente de Senhoras continuava, ao mesmo tempo, seu trabalho incansável para arrecadar fundos para a construção e a atualização dos equipamentos, enquanto o dr. Daher se empenhava em dar uma estrutura médica de excelência à instituição. Convidou colegas do Hospital das Clínicas, muitos, como ele, respeitados professores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), para fazer parte do corpo clínico.
Desde então, o trabalho da Sociedade Beneficente de Senhoras foi pautado pelos ideais de humanismo, pioneirismo e excelência.
O Sírio-Libanês foi o primeiro hospital do país a implantar uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em 1971, e o primeiro do hemisfério sul a realizar uma cirurgia por microcâmera, com paciente em São Paulo e cirurgião em Baltimore (EUA).
Ensino e pesquisa
Responsabilidade social
Linha do tempo
1921
Fundação da Sociedade Beneficente de Senhoras
Em reunião na casa da imigrante sírio-libanesa Adma Jafet, com a presença de 27 mulheres, foi dado o primeiro passo para a construção do nosso Hospital em São Paulo.
1931
Construção do primeiro prédio (atual Bloco A)
Com trânsito pela sociedade da época, esse grupo de senhoras conseguiu arrecadar os primeiros recursos necessários para comprar o terreno e iniciar a construção.
1941
Adiamento da Abertura
Bem próximo à inauguração do Hospital, o governo do Estado requisitou a propriedade para instalar uma Escola de Cadetes, por ocasião da 2ª Guerra Mundial.
1959
Devolução do prédio
Abriu caminho para que o Hospital Sírio-Libanês finalmente começasse a funcionar
1961
Primeira cirurgia
Dr. Daher Cutait, uma das autoridades em cirurgia colorretal, fez a primeira cirurgia na nova instalação, e, no ano seguinte, entrou em funcionamento o Pronto-Socorro Infantil.
1965
Primeira cirurgia
Dr. Daher Cutait, uma das autoridades em cirurgia colorretal, fez a primeira cirurgia na nova instalação, e, no ano seguinte, entrou em funcionamento o Pronto-Socorro Infantil.
1970
Abertura do bloco B
Abertura do bloco B e incorporação de atividades de ensino e pesquisa à rotina da instituição
1990
Abertura do bloco C
Abertura do bloco C
2002
Ensino e Pesquisa
Inauguração do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa
2010
Nova Unidade
Inauguração Unidade Itaim Bibi
2011
Unidades em Brasília e Jardins
Inaugurações de Unidades em Brasília e Jardins em São Paulo
2013
Radioterapia em Brasília
Inauguração da Radioterapia em Brasília
2015
Novas Torres
Inauguração de Novas Torres na Unidade Bela Vista
2016
Centro de Diagnóstico
Inauguração da Unidade Diagnóstica em Brasília
2018
Unidade de Saúde Corporativa
Inauguração da 1a Unidade de Saúde Corporativa no Banco Votorantim
2019
Hospital Sírio-Libanês em Brasília
Inauguração do Hospital Sírio-Libanês em Brasília
Código de Conduta
Qualquer pessoa poderá fazer uma denúncia ao Sírio-Libanês, desde que feita de forma ética, transparente e que não tenha como objetivo satisfazer interesses pessoais próprios ou de terceiros ou prejudicar a imagem de terceiros.