Ensino e Pesquisa

pinRua Prof. Daher Cutait, 69 - Bela Vista São Paulo - SP - CEP 01308-060

telefoneInformações 0800 729 1716

Conheça nossos Cursos

Destaque Marketing

Sobre

Produzir e compartilhar conhecimento são uma das prioridades do Sírio-Libanês. Assim a missão do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, é apoiar o aprimoramento profissional de médicos, profissionais da saúde e gestores da área e estimular a investigação científica para contribuir para uma assistência à saúde ainda melhor. Reflete e traduz, nas suas atividades, as principais características construídas pela instituição, gerando ações e oportunidades para convivências diversas e aumentando constantemente sua capacidade de compartilhar os conhecimentos e experiências adquiridas.

Em 2017, cerca de nove mil alunos de todo o Brasil participaram de suas atividades educacionais. No mesmo período, mais de 170 artigos científicos foram produzidos e divulgados mundialmente por seus profissionais em publicações especializadas. Um dos projetos do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa é voltado à capacitação de profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde - SUS, a partir da análise de necessidades nas áreas de Gestão, Saúde e Educação, com abrangência para todos os estados brasileiros.

Sempre em busca da construção de conhecimento relacionado à transformação das práticas profissionais, busca esse objeto por meio da inteligência coletiva e colaborativa multiprofissional com programas educacionais que valorizam as experiências prévias dos envolvidos e promovem o protagonismo e a proatividade dos participantes.

Nesse sentido, Sírio-libanês Ensino e Pesquisa tem atuado como um centro difusor do conhecimento relacionado às boas práticas e à gestão na área da saúde nos projetos de pesquisa, com os programas de residência, programas de pós-graduações lato e stricto sensu, cursos, congresso.

O Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa é conhecido por suas práticas de vanguarda, atuando também em aliança com diversas instituições públicas e privadas alinhadas com os mesmos valores, acreditando sempre que quanto maior a convivência, mais humanos ficamos, mais queremos compartilhar nosso aprendizado e melhor cuidamos um dos outros .

Conheça o Portal do IEP.

​​​​​​​​Com uma enorme capacidade de antever as atividades que hoje garantem o pioneirismo e a excelência na moderna medicina, a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês definiu como sua missão as atividades de assistência, ensino e pesquisa. Juntas, elas devem sustentar suas atividades de filantropia e de responsabilidade social.

Nessa missão, o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) tem a responsabilidade de gerar e disseminar o conhecimento, qualificar de novos profissionais e prover um ambiente que favoreça a atração e retenção de talentos. A atividade de pesquisa garante a geração de conhecimento e ao​ Sírio-Libanês o papel de ator no avanço da assistência, capaz de criar, testar, criticar, melhorar, e só então implantar novas drogas ou novas tecnologias.

A pesquisa no Sírio-Libanês é um polo de disseminação do interesse pelo novo e do exercício da criatividade. É preciso encontrar soluções inovadoras e eficientes para os problemas da prática médica diária. Por isso, os laboratórios deverão, sempre, dominar e disponibilizar as mais avançadas metodologias da pesquisa básica para que o limite na busca de soluções para os problemas da assistência não seja determinado por razões técnicas. Dessa forma, tem-se o pleno exercício da inteligência e criatividade para gerar novas descobertas.

Talentos precisam ser descobertos, estimulados e, mais importante, fixados. Não é possível construir um Instituto de Pesquisa apenas pela agregação de excelentes pesquisadores recrutados de outros centros já existentes. Há uma condição precípua para o sucesso do grupo, que é a institucionalização das pessoas e do conhecimento. A atividade de pesquisa deverá, obrigatoriamente, ser fundamentada nos valores e na missão da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.

Por isso, a construção da equipe de pesquisadores deverá ter como base o corpo de colaboradores da instituição. Para isso, é preciso criar um ambiente de inquietação intelectual, que permita o desenvolvimento dos jovens talentos e que atraia pesquisadores já formados para o ambiente do hospital. Este ambiente não é mais um desejo futuro, agora tem nome e endereço.

​​​​​​​​O Comitê de Ética em Pesquisa da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês (CEPesq/HSL) é uma organização independente, de natureza técnico-científica e deliberativa. Este comitê está credenciado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep)., do Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Ministério da Saúde, nos termos das resoluções CNS nº 466/2012 e nº 370/2007 e da norma operacional n° 1/2013 – Ministério da Saúde/Conselho Nacional da Saúde/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

Trata-se de um grupo interdisciplinar composto por profissionais de ambos os sexos, além de um representante de usuários, conforme exigência estabelecida na resolução CNS n° 240/1997.

O CEPesq tem suas atividades baseadas em princípios éticos seguindo as Propostas de Diretrizes Éticas Internacionais para Pesquisas Biomédicas Envolvendo Seres Humanos (Conselho das Organizações Internacionais das Ciências Médicas da Organização Mundial de Saúde – CIOMS/OMS, Genebra, 1982 e 1983).

Ao CEPesq compete:

Analisar todos os projetos de pesquisa envolvendo seres humanos, individual ou coletivamente, de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou partes deles. Isto inclui o manejo de informações ou materiais, cabendo-lhe a responsabilidade pelas decisões sobre a ética da pesquisa a ser desenvolvida na instituição, de modo a garantir e resguardar a integridade e os direitos dos voluntários participantes nas referidas pesquisas.
Zelar pela obtenção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido dos indivíduos/voluntários ou grupos para sua participação na pesquisa.
Acompanhar o desenvolvimento dos protocolos através de relatórios semestrais dos pesquisadores nas situações exigidas pela legislação (resolução CNS nº 466/2012 X.1.3.b).
Manter comunicação regulamentar e permanente com a Conep, encaminhando para submissão aqueles casos previstos no Capítulo IX, item 4 da resolução CNS nº 466/2012.
Desempenhar papel consultivo e educativo fomentando a reflexão em torno da ética na ciência.
Elaborar parecer consubstanciado sobre os projetos de pesquisa com seres humanos encaminhados para análise, bem como validar a documentação pertinente cm consentimento informado no prazo de 30 dias.
Manter registro de todas as decisões e reuniões realizadas pelo CEP.
Comunicar ao Conep qualquer alteração no seu quadro de membros.
Validar alterações do regimento interno do CEP. Alterações estas que poderão ser propostas por seus membros.

Atualmente, o CEPesq é composto pelos seguintes membros:

Benedito Mauro Rossi, Médico/Oncologia/Cirurgia Geral,Coordenador
Mariane Tami Amano, Bióloga, Vice Coordenadora
Pedro Carlos Stelian, Cirurgião Dentista, Representante dos Participantes de Pesquisa
Mirian de Freitas Dal Ben, Médica/Infectologista, Membro médico
Fábio Ferreira, Médico/Oncologista, Membro médico
Rudinei Linck, Médico/Oncologista, Membro médico
Wellington Pereira Dos Santos Yamaguti, Fisioterapeuta, Membro não-médico
Camila Cristofero Yamashita, Enfermeira, Membro não-médico
Regina Cláudia da Silva Souza, Enfermeira, Membro não-médico
Eduardo Abrantes, Biólogo, Membro não-médico

O CEPesq conta ainda com o apoio da Paula Moura Sato, responsável pelas atividades administrativas.

De acordo com a resolução CNS nº 466/2012 e outras regulamentações internacionais, os projetos que envolvem a participação de seres humanos devem ser avaliados por um comitê de ética em pesquisa para garantir a segurança, a integridade e os direitos dos voluntários participantes.

As reuniões ordinárias do CEPesq ocorrem mensalmente, quando são discutidos os protocolos submetidos, relatos de eventos adversos e outros assuntos relacionados à ética envolvida na condução de projetos de pesquisa com seres humanos.

O fluxo regulatório para submissão de projetos de pesquisa ao CEPesq exige que os projetos que se pretende realizar nesta instituição, devam seguir as etapas descritas a seguir:

organograma

Para mais informações:

pinRua Barata Ribeiro, 269 – Térreo, Bela Vista.

telefoneInformações (11) 3394-5701

Você também pode entrar em contato pelo e-mail cepesq@hsl.org.br

​​​​​​​​​​​​​​​​A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) foi constituída em conformidade a lei nº 11.977 (Código de Proteção aos Animais), em 2006.

Seu principal objetivo é analisar os protocolos de pesquisas que envolvam animais para determinar sua compatibilidade com a legislação aplicável. É responsável ainda por emitir um parecer consubstanciado com o intuito de orientar os pesquisadores sobre aspectos éticos e também garantir o uso de métodos alternativos quando possível. A CEUA acompanha as pesquisas e os pesquisadores por meio de relatórios semestrais.

Para dar entrada em um protocolo de pesquisa na CEUA, o interessado deve apresentar:

O Formulário de Submissão.
O Formulário de Encaminhamento, preenchido e assinado pelo investigador principal juntamente com o Protocolo de Pesquisa que contemple:
Antecedentes científicos e dados que justifiquem a pesquisa.
Objetivo.
Hipóteses a serem testadas.
Casuística e métodos.
Análise crítica de riscos e benefícios.
Cronologia da pesquisa especificando data de início e término da pesquisa.
Critérios de suspensão ou encerramento da pesquisa.
Local de realização da pesquisa.
Critérios de inclusão.
Justificativa do uso de animal.
Infraestrutura necessária ao desenvolvimento da pesquisa e para atender intercorrências Medidas de proteção de riscos e a confidencialidade.
Previsão de ressarcimento de gastos.
Responsabilidades (pesquisador e instituição).
Bibliografia.

Conheça nossa equipe

Dr. André Luis Montagnini. Membro Efetivo e Coordenador

Dra. Rosana de Lima Pagano Membro Efetivo e Vice Coordenadora

Dr. Bruno Gregnanin Pedron Membro Efetivo

Dra. Mariane Tami Amano Membro Efetivo

Dr. Érico Tosoni Membro Efetivo

Dr. Marco Antonio Arap Membro Efetivo

Estela Pantarotto Pedro Membro Efetivo

Claudia Rosana S. Gottsfritz Membro leigo representante da sociedade

Para mais informações e formulários, entre em contato com Paula Moura Sato:

telefoneInformações
(11) 3394-5701 ou ceua@hsl.org.br.

Conheça também o Formulário de Encaminhamento e o Regimento interno do CEUA.

​​​​​​​​A pós-graduação Lato Sensu do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa tem como objetivo d​esenvolver as competências, habilidades e conhecimentos necessários para que profissionais, que já possuam graduação, possam atuar e se destacar no mercado de trabalho em suas especialidades.

Os programas utilizam metodologias híbridas de aprendizagem e tecnologias educacionais que melhor se adaptam a cada programa. Isso faz com que o profissional esteja cada vez mais preparado para os desafios das áreas da saúde e da ciência, que estão em constante transformação e exigem atualização contínua. Ao ter contato com os conteúdos teóricos, interações virtuais, simulações, atividades práticas e experiências em campo, o aluno também tem chances de aumentar suas oportunidades e seu networking.

Toda a programação é apoiada por uma infraestrutura moderna tecnológica, contando com uma plataforma educacional totalmente interativa e versátil.

Nossos coordenadores participam ativamente e, em sua grande maioria, são profissionais atuantes em nosso corpo clínico e atuantes no mercado em atividades acadêmicas.

Conheça também nossas opções de Aperfeiçoamento e Especialização.

​​​​​​​​O Programa de Residência do Hospital Sírio-Libanês é destinado a médicos e profissionais da saúde e realizado sob a forma de curso de especialização, com características do aprofundamento científico e proficiência técnica decorrentes do treinamento em serviço.

O Sírio-Libanês é reconhecido como referência nacional e internacional na assistência à saúde de alta complex idade e pela estrutura com o que há de mais sofisticado em tecnologia. Assim, o maior compromisso com a Residência Médica é preparar profissionais para atuar no mercado de trabalho, com excelente embasamento tanto em experiência e como conhecimentos técnico-científicos. Com isso, o profissional terá todos os subsídios para o exercer sua profissão com qualidade e excelência.

Os residentes contam com a orientação de profissionais de elevada qualificação ética e técnica, nas diversas áreas que integram ou apoiam a prestação de serviços de saúde. Isso tudo aliado à estrutura do Sírio-Libanês.

Conheça também Residências Médicas, Residências Multiprofissionais e Residências em Área Profissional.

Nossos cursos a distância possuem carga horária de 20 horas, em formato autoinstrucional, ou 30 horas, em formato com tutoria, possibilitando ao aluno flexibilidade de horário e autonomia para a realização.

Todos os cursos são construídos a partir do conceito da andragogia, processo de ensino voltado para o adulto e que segue as seguintes premissas de aprendizagem: autodirecionada, centrada no aluno, de pedagogia crítica e experiencial, traduzidas pelas ferramentas de comunicação e educação.

Disponibilizamos ainda diferentes elementos para gerar aprendizagem significativa, como conteúdos multimídia com recursos gráficos, vídeos em diferentes formatos, estudos de caso e serious games para auxiliar no raciocínio clínico e na tomada de decisão.

Metodologia Fast Learning

Construídos a partir do conceito da Andragogia, processo de ensino-aprendizagem voltado para o adulto, nossos fast learnings oferecem ao aluno a possibilidade de sanar, de maneira rápida e direta, dúvidas ou investigações do momento sobre temas relevantes à assistência em saúde.

São cursos autoinstrucionais com carga horária de 4 a 10 horas, disponibilizados em um moderno ambiente virtual de aprendizagem e desenvolvidos pelos renomados especialistas do Hospital Sírio-Libanês, tanto do corpo clínico, quanto da área multidisciplinar, tudo isso para compartilhar com você o conhecimento, a excelência e a qualidade que são pilares da nossa instituição.

Portanto, caso você procure uma atualização rápida, satisfatória e com qualidade Sírio-Libanês, os cursos no modelo fast learning são a melhor opção para a sua carreira.

Excelência e Qualidade Sírio-Libanês

Contamos com a expertise de renomados profissionais atuantes tanto no corpo clínico, quanto na área multidisciplinar do Hospital Sírio-Libanês, para levar ao aluno a excelência e a qualidade que são os pilares da nossa instituição. Tudo isso em um moderno e eficiente ambiente virtual de aprendizagem, a fim de garantir a melhor performance e experiência dos alunos.

Conheça também Todos os Nossos Cursos EAD.