- Home ›
- Sustentabilidade Ambiental
Sustentabilidade Ambiental
Somos a primeira instituição de saúde Carbono Neutro do Brasil!
Nossa Missão e Compromisso
Desde o início de nossa jornada, o Sírio-Libanês assumiu um compromisso audacioso: ser a primeira instituição de saúde ambientalmente sustentável e carbono neutro. Essa ambição, que parecia um grande desafio, nos impulsionou e nos transformou na instituição de saúde orientada ao objetivo que somos hoje.
Com mais de 100 anos de história dedicados a cuidar plenamente da saúde de nossos clientes, entendemos que nossa responsabilidade vai além. Cuidamos da mesma forma da saúde do nosso planeta, buscando reduzir significativamente os impactos de nossas atividades e entregas.
Acreditamos que, por meio de mudanças estruturais e da definição de metas de longo prazo, podemos gerar uma força poderosa para o bem do planeta. Nosso objetivo é construir um futuro mais saudável e sustentável para todos, integrando a sustentabilidade em cada aspecto de nossa operação.
Nossa jornada ambiental
O Sírio-Libanês iniciou sua jornada ambiental em 1998 com uma visão clara: garantir que nossos serviços de saúde tivessem um impacto positivo no planeta.
Desde então, temos trabalhado para reduzir nosso impacto ambiental geral. Focamos em áreas de maior impacto, reduzindo desperdício, otimizando o uso de energia e água, e aprimorando a gestão de resíduos.
Um marco importante foi alcançado em 2019, quando nos tornamos uma instituição carbono neutro. Além de reduzir nossas emissões, definimos que o que não pudéssemos evitar, compensaríamos com a compra de Créditos de Carbono Premium. Essa estratégia nos permitiu neutralizar todas as nossas emissões que não puderam ser evitadas, uma visão abraçada e valorizada pela alta direção.
Nossa atuação começou com foco na redução de emissões do Escopo 2, que em 2020 correspondiam a 38% do total do Sírio-Libanês. Isso nos levou a um compromisso de carbono zero em energia, certificando 100% de nossa energia como limpa e renovável desde o final de 2021 e mantendo essa meta até 2030.
Em maio de 2021, reforçamos nosso compromisso ao aderir à iniciativa *RACE TO ZERO. Por ela, nos comprometemos a reduzir nossas emissões dos Escopos 1, 2 e 3 em 50% até 2030 e a alcançar o zero líquido até 2050.
Nosso objetivo vai além: queremos inspirar outras instituições de saúde a adotar práticas mais sustentáveis. Comemorando nossos 100 anos, celebramos também o reconhecimento da Merco, que nos premiou como uma empresa mais responsável e com a melhor Governança Corporativa. Isso reflete nosso respeito e contribuição efetiva ao meio ambiente, nossa integridade e transparência, e nossa genuína preocupação com a comunidade.
Olhando para o futuro, o Sírio-Libanês segue dedicado a desenvolver processos e serviços que gerem um impacto positivo no mundo, trabalhando para ser uma organização zero líquido até 2050.
Para mais informações sobre a iniciativa Race to Zero, acesse: https://climateaction.unfccc.int/
O Impacto de Nossas Ações
O Hospital Sírio-Libanês atingiu seu compromisso com o Clima, reduzindo nossas emissões de CO2 em 40% de 2019 a 2023.
Reciclagem desde 2003
13.601 toneladas de papel, plástico, metal e vidros foram reciclados, esses materiais deixaram de ser dispostos indevidamente em aterros.Lâmpadas desde 2009
144.271 lâmpadas segregadas e encaminhadas para tratamento.Pilhas e Baterias desde 2009
7 toneladas de pilhas e baterias foram tratadas e dado o destino correto e seguro para todas elas.Compostagem desde 2010
8.064 toneladas de resíduo orgânico da cozinha foram encaminhadas para ser transformado em adubo orgânico.Catadores da Bela Vista desde 2013
1.439 tonelada de papelão foi doado para os catadores, gerando renda de R$1.262,00 em média por catador durante este período.Saco Verde desde 2014
100 toneladas de plásticos reciclados que viram matéria prima para confecção de sacos recicláveis e retornam ao hospital.Eletrônicos desde 2014
48 toneladas de eletrônicos reciclados que foram encaminhados para ONG que transformam, reciclam e reaproveitam.Logistica reversa desde 2016
14 toneladas de bags de álcool gel e sabonetes que são encaminhados para indústria como matéria prima para produção de outros produtos.Retorna Machine desde 2016
104.581 unidades de embalagens recicladas e depositadas para troca de pontos para redução de conta ENEL, pontos no bilhete único, dentre outros.Reuso do Enxoval desde 2016
2.483.718 litros de água deixaram de ser consumidos e reaproveitamos 43.574 kits dos acompanhantes (17 toneladas).Manta SMS desde 2016
9 toneladas segregadas de mantas SMS do Centro Cirúrgico e da Central de Material Esterilizado.Tetra Pak desde 2017
13 toneladas segregadas de embalagens de todo tipo de produtos embalados em tetra pak.
Saiba mais sobre nossas ações, acesse nosso Relato Integrado
Nossos Projetos e Iniciativas
Gestão de emissões
Nossa estratégia para reduzir a pegada de carbono envolve diversas frentes:
Mensuração e Transparência:
Desde 2011, mensuramos nossas emissões e pulicamos no inventário de emissões, na plataforma do Registro Público de Emissões do Programa Brasileiro GHG Protocol, garantindo transparência e rastreabilidade do nosso impacto ambiental. Desde 2015, a Instituição mantém que atesta que nosso inventário é auditado por terceira parte, garantindo ainda mais credibilidade ao processo. Acesse aqui todo histórico de inventários.
Redução na Operação:
Priorizamos o transporte de laudos e outros materiais utilizando meios de menor emissão, como bicicletas e veículos movidos a etanol. Realizamos a gestão consciente de gases refrigerantes e anestésicos, incluindo a regeneração (quando aplicável) quando a troca é necessária. Priorizamos a contratação de aterros sanitários que capturam e utilizam o metano gerado na decomposição de resíduos, impedindo sua liberação para a atmosfera.
Fontes de Energia Renovável:
Aquisição de energia proveniente de fontes renováveis, garantindo que 100% da energia consumida seja limpa e certificada por meio do I-REC.
Compensação Estratégica:
Compensamos as emissões que não puderam ser evitadas através da compra de créditos de carbono premium, provenientes de projetos que utilizam fontes renováveis e contribuem para a redução global de GEE.
Gestão de resíduos
Nosso compromisso com a redução da geração de resíduos e o aumento da reciclagem se reflete nos seguintes projetos destaques: - Reciclamos mais de 20 tipos de resíduos, incluindo papel, plástico, metal, vidro, isopor, eletrônicos, raios-X, madeira, resíduos de construção civil, pilhas e baterias, entre outros.
- Compostagem: Sobras de alimentos e podas de árvores são compostadas, gerando adubo orgânico e desviando resíduos do aterro sanitário.
- Logística Reversa: Em parceria com fornecedores, encaminhamos embalagens de álcool em gel, sabonetes e detergentes, gelox, seringas e bags de soro descaracterizadas para reciclagem.
- Sacos Reciclados: Plástico selecionado é encaminhado para uma indústria parceira que o transforma em sacos de lixo, retornando-os para uso no Sírio-Libanês.
- Catadores: Doamos papelão para catadores parceiros, que recebem uniformes e EPIs para a coleta, beneficiando essas famílias com a venda do material e garantindo sua destinação adequada.
- HSL+Sustentável: Equipe multidisciplinar focada em melhoria de processos para redução dos impactos ambientais.
- Compras Sustentáveis: Inserimos critérios de compras sustentáveis visando a não geração de resíduos no processo final ou na logística de entrega.
Cadeia de suprimentos
Estendemos nosso compromisso ambiental à nossa cadeia de fornecimento: - Aquisição de produtos e equipamentos com menor pegada de carbono, incentivando fornecedores a adotarem práticas mais sustentáveis. - Incentivo a práticas responsáveis por meio da aquisição de atributos de sustentabilidade, impulsionando empresas a adotarem padrões mais rigorosos de redução de carbono e contribuindo para a expansão da geração de energia renovável no país. - Analisamos a documentação de todos os prestadores de serviços que atuam em nossas instalações para avaliar e minimizar seus impactos ambientais. Orientamos cada um sobre as melhores práticas e processos corretos, garantindo que suas operações estejam sempre alinhadas aos nossos padrões de sustentabilidade e ajudando a desenvolvê-los sobre boas práticas ambientais.
Gestão hídrica eficiente
Garantimos o uso consciente e a preservação da água por meio de:
- Captação de água pluvial e reaproveitamento da água de osmose, da CME e da mina para uso nas torres de condensação (ar-condicionado). - Instalação de medidores (hidrômetros) automatizados para leitura e controle do consumo em tempo real. - Dosagem automatizada de cloro nas caixas d’água e inspeções diárias da qualidade da água dos reservatórios. - Automação no monitoramento dos níveis de água dos reservatórios; - Manutenção preventiva nas instalações, com foco na prevenção e correção de vazamentos. - Instalação de sensores de vazamento nas caixas d’água e restritores de vazão em torneiras e chuveiros. - Controle do despejo e monitoramento da qualidade do efluente.
Reconhecimentos, certificações e compromissos
GRI (Global Reporting Initiative) É a organização internacional independente que ajuda as empresas e outras organizações a assumirem a responsabilidade por seus impactos, fornecendo-lhes a linguagem comum global para comunicar esses impactos. [end] ISO 14001 – Gestão Ambiental É uma certificação internacional que comprova os esforços da instituição implementar e manter um sistema de gestão que visa reduzir o impacto de sua operação no meio ambiente, desenvolvendo ações como: - Gestão de Resíduos: Cobrindo desde a redução da geração e o descarte adequado, até a reciclagem e a compostagem de materiais orgânicos.
- Recursos Naturais: Promovendo o consumo racional de água e energia elétrica.
- Emissões de GEE: Implementando o controle e a gestão de gases de efeito estufa.
- Conscientização: Fomentando a conscientização ambiental entre os colaboradores. Certificados desde 2015, mantemos este padrão de excelência por meio de auditorias e um processo de recertificação contínuo, garantindo um compromisso rigoroso com o meio ambiente. [end] Leed Gold (Leadership in Energy and Environmental Design) É uma certificação que reconhece a adoção de práticas de construção sustentável, desde a concepção até a construção final, com ganhos na manutenção do mesmo. Para isto, são considerados o uso racional de água, eficiência energética, escolha dos materiais, qualidade ambiental interna, estratégias inovadoras e questões de prioridade regional. Esses parâmetros foram considerados para a construção do bloco D e E. [end] Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis Somos membros ativos da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals), uma coalizão internacional dedicada a transformar o setor de saúde em um ambiente sustentável. No Brasil, essa iniciativa global é representada e coordenada pelo Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), que atua como nosso elo com o movimento Saúde sem Dano (Health Care Without Harm). Juntos, reforçamos nosso compromisso de reduzir o impacto ambiental e promover a saúde pública. Participamos ativamente das campanhas e desafios da rede com o objetivo de fomentar a participação de outras instituições, atuar como fonte de benchmarking e divulgar nossas práticas ambientais. Nossas ações se concentram nas áreas de Compras, Energia, Resíduos e Clima, onde compartilhamos dados e práticas para impulsionar a mudança em todo o setor. Para mais informações sobre as iniciativas e os parceiros globais, acesse:
- Projeto Hospitais Saudáveis (PHS): https://www.hospitaissaudaveis.org/
- Saúde sem Dano (Health Care Without Harm): https://global.noharm.org/
- Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals). [end] Health Care Without Harm (Saúde Sem Dano) Fomos reconhecidos por 3 anos consecutivos com o Prêmio Ouro em Liderança Climática e Energia Renovável da *Health Care Without Harm. Esta é uma coalizão global de hospitais e organizações do setor, dedicada a transformar a assistência à saúde para que seja ambientalmente sustentável e uma força para a saúde pública. Este prêmio valida nossas iniciativas de mitigação e redução de emissões, reforçando nosso compromisso com a missão da coalizão e nossa vocação em liderar pelo exemplo. Para mais informações sobre o Health Care Without Harm, acesse: https://global.noharm.org/. [end] Acordo Ambiental de São Paulo É um acordo que participamos juntos a CETESB deste acordo objetivando incentivar empresas paulistas, associações, municípios a assumirem compromissos voluntários de redução de emissão de gases de efeito estufa, a fim de conter o aquecimento global abaixo de 1,5ºC, confirmando o compromisso do Governo do Estado de São Paulo com esse esforço internacional. [end] Race to Zero representa a união de empresas e outras instituições em uma corrida global para um futuro com emissão zero. Aderimos a este movimento para reforçar nosso compromisso com a redução dos GEE e manter a nossa vanguarda como instituição de saúde. Para mais informações sobre o Race to Zero, acesse: https://climateaction.unfccc.int/Initiatives?id=Race_to_Zero. [end] SBTi Utilizamos a metodologia SBTi para alinhar nossas metas de redução de emissões com a ciência do clima. Por meio dessa abordagem, buscamos liderar o caminho para uma economia de carbono zero, impulsionando a inovação e o crescimento sustentável. [end] Prêmio da Rede Global É uma gratificação que o Hospital Sírio-Libanês recebeu nos últimos anos da Health Care Without Harm, o prêmio ouro nas categorias Liderança Climática, Uso de Energias Renováveis e Eficiência Energética reconhecendo nossas iniciativas de sustentabilidade ambiental. Esse reconhecimento vem pelas muitas ações de mitigação e redução de nossas emissões e a vocação do HSL em liderar pelo exemplo. Ajudando ao setor de saúde a forjar uma visão de futuro com os hospitais saudáveis, com pessoas saudáveis vivendo em um planeta saudável. [end] Publicações de cases na COP Demonstramos nosso compromisso com a sustentabilidade e compartilhamos nosso conhecimento com o setor de saúde global por meio da apresentação de cases e da publicação de artigos em importantes fóruns internacionais, como as Conferências do Clima (COPs). - COP 25: divulgamos um artigo sobre a compra de RECs como estratégia para a redução de GEE. - COP 26:, apresentamos três cases sobre nossa iniciativa de 100% de energia renovável, nossa estratégia de redução de emissões e a compensação das emissões remanescentes. - COP 27: nosso case sobre Estratégias para gestão de Carbono Neutro e Zero em Energia foi apresentado, reforçando nosso papel como líderes do setor. - COP 28: reforçamos nosso compromisso de ir além das metas internas, compartilhando nossas experiências e inspirando outras instituições do setor a adotar práticas sustentáveis. * Para mais informações sobre as COPs: https://unfccc.int/process/bodies/supreme-bodies/conference-of-the-parties-cop. [end] Participação nos Desafios da Rede Global foi com o intuito de fomentar a participação de outras instituições, fonte de benchmarking e divulgação das práticas ambientais. - Clima: 8 anos
- Resíduos: 6 anos
- Compras: 2 anos
- Energia: 1 ano
Mãos que Semeiam
Em parceria com a ilustre artista plástica Adriana Rizkallah, que há mais de 30 anos trabalha com a técnica do papel machê explorando suas infinitas possibilidades e priorizando a sustentabilidade, transformamos insumos reutilizáveis do hospital em obras de arte que representam nossos cinco pilares de atuação filantrópica: Impacto Social, Sustentabilidade Ambiental, Ensino e Pesquisa, Inovação em Saúde, e Fundo Patrimonial Sírio-Libanês. Entre os materiais reutilizados estão radiografias, papel machê, fios de cobre, CD’s e mantas SMS, promovendo práticas responsáveis em todas as etapas do processo de desenvolvimento. Confira os registros da nossa oficina experimental com a participação exclusiva da Adriana Rizkallah e nossos colaboradores. [end]
Este projeto teve o envolvimento dos times de Filantropia, Sustentabilidade e Investimentos Sociais. [end]
O processo de preparação para a base das artes foi feito usando o papelão como material. [end]
Todos os materiais usados na construção das obras de arte foram disponibilizados pelo hospital e são totalmente recicláveis . [end]
Times trabalhando nas obras. [end]
Pacto Global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Somos signatários, desde 2019, do Pacto Global da ONU, a principal iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, que mobiliza empresas para a promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS representam uma agenda global comum para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade de todos até 2030.
Ao incorporarmos os ODS à nossa estratégia e estabelecermos metas claras, reforçamos nosso compromisso com essa agenda. A criação da nossa área de Sustentabilidade Ambiental busca potencializar nossas forças em rede, juntando-se a outras instituições para maximizar o impacto positivo de nossas ações.
Nosso compromisso com os ODS e com o Pacto Global só reforça nosso propósito de vida plena e digna. Assim como cuidamos da saúde das pessoas em nosso negócio, é fundamental cuidarmos do planeta. Acreditamos que só teremos uma vida plena se garantirmos a saúde de nossos clientes, stakeholders e, da mesma forma, do nosso planeta.
Para mais informações sobre os ODS acesse: https://www.pactoglobal.org.br/ods-e-agenda-2030/
Liderando pelo exemplo
Liderando pelo exemplo
Criando um clima adequado para a vida
O desafio
A solução
Ajudando o Planeta e as Pessoas
O Hospital Sírio-Libanês realiza a compensação de emissões através de Créditos de Carbono Premium. Por meio dos recursos dos créditos de carbono, a Cerâmica CGM, projeto escolhido para a compensação, não apenas reduziu as emissões por meio do uso de biomassas renováveis, mas também financia iniciativas que promovem o desenvolvimento sustentável no interior do Ceará. E com isso o apoiamos projetos que vão além dos benefícios de carbono para ter impactos sociais positivos adicionais. A CGM é uma Cerâmica produtora de telhas e tijolos localizada no município de Crato (CE). A fábrica em 2006, passou a abastecer os fornos apenas com combustíveis renováveis, tais como serragem e madeira de manejo florestal. A troca de combustível proporcionou a redução de emissões de GEEs (Gases de Efeito Estufa) para a atmosfera, e possibilitou participação no mercado internacional de carbono.
As compensações também desempenham um papel importante ao financiar ações (reflorestamento) e tecnologias necessárias para enfrentar as mudanças climáticas e os desafios à saúde humana associados ao excesso de carbono.