- Home › Blog › Viva o seu melhor › 5 cuidados importantes com a saúde bucal na terceira idade
5 cuidados importantes com a saúde bucal na terceira idade
Time de Saúde Sírio-Libanês
18/08/2025 · 1 min de leitura
Para as pessoas com mais de 60 anos de idade, o cuidado com a saúde bucal exige algumas ações específicas. Isso acontece devido às transformações do corpo decorrentes do próprio processo natural de envelhecimento. Outros fatores também podem influenciar, como o impacto de doenças crônicas, medicamentos de uso contínuo e hábitos de cuidado com os dentes que foram realizados durante a vida.
Quais os problemas mais comuns de saúde bucal na terceira idade?
As doenças bucais mais comuns na terceira idade são a doença periodontal, que é a inflamação crônica dos tecidos ao redor dos dentes, e a cárie. Ambas estão relacionadas à higiene bucal deficiente e podem resultar na perda dos dentes, caso não sejam tratadas. Muitas vezes, a higiene inadequada da boca acontece quando a pessoa idosa tem dificuldade para cuidar sozinha da própria saúde. Isso pode ocorrer por problemas de visão, diminuição da força muscular e até condições neurológicas, como demência e Parkinson.
Há também, entre os idosos, um aumento da sensibilidade dentária e da frequência de candidose bucal, uma infecção causada por fungos. O uso de próteses dentárias de má qualidade e o hábito de não retirá-las para descanso aumentam a chance de desenvolver esse tipo de infecção.
Além disso, os diagnósticos de câncer de boca são mais frequentes na terceira idade. Os fatores de risco principais são fumar e consumir bebidas alcóolicas. Atenção: ao perceber lesões vermelhas ou esbranquiçadas na boca e feridas que não cicatrizam, procure orientação de um dentista.
Dicas de cuidado com a saúde bucal na terceira idade
1. Realize todos os dias a higiene bucal de forma adequada, que consiste em:
Escovar os dentes após as refeições (ao menos 3 vezes ao dia) com escova de dentes de cerdas macias e retas, utilizando creme dental com flúor;
Usar fio dental entre os dentes ou escova interdental pelo menos uma vez ao dia. Fios dentais com hastes ou passadores de fio podem ajudar na manipulação;
Escovar o dorso da língua com escova de dentes ou limpador de língua. Não é necessário o uso de pasta de dente para isso.
2. Beba água
A sensação de boca seca é uma condição comum entre pessoas idosas e ocorre pela diminuição do fluxo de saliva devido ao envelhecimento, a condições crônicas de saúde e ao uso de medicamentos, como antidepressivos. Converse com seu dentista sobre possibilidades de tratamento para o quadro se você apresentar esses sintomas.
3. Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso
O tabaco e o álcool são substâncias que prejudicam o estado dos dentes e da gengiva, além de aumentarem o risco de câncer de boca.
4. Cuide da sua prótese dentária
Verifique se as próteses removíveis estão bem ajustadas e adaptadas, sem machucar nem dificultar a mastigação.
Higienize adequadamente a prótese dentária após as refeições, fora da boca, com uma escova de dentes diferente da que você escova os dentes (utilize uma escova para uso apenas de limpeza da prótese), sabão neutro ou produto de limpeza específico para prótese.
Guarde a prótese em um recipiente com água ou solução de limpeza específica quando você realizar sua higiene bucal e ao retirá-la para descanso. As pastas dentais convencionais podem conter substâncias abrasivas que desgastam os materiais da prótese.
5. Faça acompanhamento regular com o dentista
Esse acompanhamento é fundamental para avaliação dos cuidados de prevenção de doenças bucais, tratamentos e próteses necessários, além de orientações sobre práticas de higiene oral individualizadas.