O que você precisa saber para um carnaval seguro

Para um carnaval seguro e sem preocupações, é fundamental lembrar que a saúde também deve estar na lista de prioridades. Essa época de celebração, liberdade e diversão proporciona muitas interações sociais, abrindo espaço para novas amizades, relacionamentos e encontros casuais, mas também exige cuidados com à saúde. Por isso, adotar medidas de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) é uma atitude responsável e necessária a todos.
Imagem do Time de Saúde Sírio-Libanês

Time de Saúde Sírio-Libanês

·

2 min de leitura

foto_postblog_o que você precisa saber para um carnaval seguro.webp

Métodos de prevenção para um carnaval seguro

A prevenção combinada é uma estratégia eficiente que envolve diferentes formas de proteção, ajudando a reduzir os riscos e garantindo que o carnaval seja aproveitado com tranquilidade.

Preservativos - seguem sendo a principal recomendação para se prevenir e evitar a contaminação ou disseminação de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Porém, outros métodos também podem ser combinados na prevenção da infecção pelo HIV, por exemplo.

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) - é uma estratégia eficaz para pessoas que se expõem com frequência a situações de risco de infecção pelo HIV. Ela consiste na tomada de comprimidos, chamados de antivirais orais, que são usados durante 28 dias e estão disponíveis na rede pública de saúde. Essa prevenção prepara o organismo para enfrentar um possível contato com o vírus, evitando a transmissão.

Profilaxia pós-exposição (PEP) - está disponível para pessoas que passaram recentemente por uma exposição de risco para transmissão do HIV e pode ser utilizada até 72 horas após uma exposição potencial. Por exemplo, relações sexuais sem preservativo com alguém que você não sabe se tem ou não alguma infecção. Se houver qualquer exposição de risco, é fundamental procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação e orientação sobre a PEP e outras medidas preventivas.

Atenção: é muito importante que a testagem do HIV seja estimulada, pois quanto mais pessoas forem testadas, mais precocemente será iniciado o tratamento daqueles que convivem com o vírus e, por consequência, a transmissão será reduzida.

É sempre importante reforçar que a prevenção é uma responsabilidade coletiva, e respeitar os limites e consentimentos de cada pessoa faz parte de um carnaval seguro e saudável.

Divirta-se com responsabilidade e cuide da sua saúde!