Novembro azul e a saúde emocional

Imagem do Equipe de psicologia.

Equipe de psicologia.

·

2 min de leitura

shutterstock_1948387213 (1).jpg

No mês em que voltamos nosso olhar para a conscientização da saúde do homem, é importante ressaltar que o conceito de uma vida com saúde vai para além da ausência de doenças, abrangendo também sua qualidade de vida e os aspectos emocionais.

Historicamente o homem carrega alguns estigmas no que diz respeito à busca espontânea por cuidados profissionais e à expressão de sentimentos, o que pode dificultar a identificação de doenças e da necessidade de suporte psicológico. É prevalente a relação entre câncer de próstata e depressão, por exemplo, que pode afetar significativamente a qualidade de vida e a adesão ao tratamento. Lidar com o câncer de próstata pode ocasionar no homem um importante sofrimento emocional. São comumente observados sentimentos como o medo da morte e de sentir dor, insegurança, preocupação e ansiedade frente à adaptação dos impactos do tratamento na sexualidade, nas tarefas diárias e nas dinâmicas familiares. Há estudos que apontam sobre a relação dos cuidados com a saúde mental e a maior sobrevida dos homens com câncer de próstata.

Suporte apropriado

Pensando nisso, é de suma importância o suporte adequado na prevenção e promoção do bem-estar social e mental além de favorecer auxílio na adaptação durante e após o tratamento oncológicos. Psicólogos e psiquiatras podem lhe ajudar na travessia desse adoecimento. Caso você possa se beneficiar de um cuidado profissional, procure ajuda!