- Home › Blog › Reumatologia › Reumatismo em Crianças: Saiba Mais
Reumatismo em Crianças: Saiba Mais
A maioria das pessoas pensa que as doenças reumáticas são exclusivas da população adulta. De fato, muitas das condições ditas "reumáticas" são associadas a doenças degenerativas, como o desgaste de cartilagens, o enfraquecimento muscular e a perda de massa óssea. No entanto, existe um número grande de reumatismos que também pode afetar a população infantil.
Essas doenças geram nas crianças sintomas semelhantes aos que afetam os adultos, como dor e rigidez nas articulações, e algumas delas podem levar a dano e limitação permanentes comprometendo o futuro do pequeno paciente.
Acredita-se que cerca de 25% das doenças reumáticas ocorram em pessoas com menos de 16 anos de idade nos países desenvolvidos. Percentual que deve ser ainda maior nos países mais pobres como o nosso devido à grande associação com baixo nível socioeconômico de algumas patologias.
No Brasil, assim como em outros países subdesenvolvidos, a febre reumática (FR) é a doença reumatológica mais frequente seguida da artrite reumatoide juvenil (ARJ). Outras patologias inflamatórias, como o lúpus eritematoso sistêmico (LES), a dermatopolimiosite (DMP), a esclerodermia (ESP), as vasculites, etc., são também causas importantes de visitas ao reumatologista pediátrico, lembrando ainda das doenças não inflamatórias, como a chamada “dor de crescimento”, a fibromialgia, e a síndrome da hipermobilidade.
Além disto, não é raro o reumatologista pediátrico ser chamado para opinar em doenças não reumatológicas, como leucemias, anemias, problemas de tiroide, que comumente também afetam o sistema musculosquelético.
Sintomas
De uma hora para a outra, a criança passa a cair repetidamente, tropeçar ou caminhar com dificuldade deixando de fazer atividades rotineiras, como correr ou jogar bola. Ou, então, começa a sentir algum tipo de dor que pode ser constante e não melhora com analgésicos até mesmo em repouso, incomodando o sono à noite. Isso pode ser sinal de algum problema reumatológico, inflamação nas articulações. As causas são as mais diversas: má postura e infecções na garganta além de predisposição genética.
Se não for tratado adequadamente, o quadro de inflamação articular pode provocar deformidades articulares e até invalidez. Na presença de queixas deste tipo, recomenda-se ir ao pediatra o mais rápido possível. Havendo necessidade, o pediatra encaminhará a criança para especialistas em reumatologia pediátrica.
Muitas vezes, a doença demora a ser identificada e a criança passa por no mínimo quatro especialistas diferentes, o que pode atrasar o diagnóstico em até um ano.
Tratamento
Dependendo da causa, o tratamento requer o uso de anti-inflamatórios, antibióticos, e drogas para prevenir a progressão da doença, além de fisioterapia e até mesmo psicoterapia.
A avaliação do especialista é indispensável. A detecção e tratamento precoce desses problemas possibilitam a prevenção de danos permanentes. Com tratamento adequado, a criança com doença reumatológica pode ter uma vida praticamente normal.
Artrite
Ao contrário da crença popular, a artrite acomete crianças e adolescentes. A artrite reumatoide juvenil é uma doença relativamente rara, mas é apenas uma das centenas de tipos de artrite que podem afetar crianças, e a mais comum. A doença ocorre em qualquer raça e em qualquer idade antes dos 16 anos, mas os picos de maior incidência estão entre 1 e 5 anos e de 10 a 14 anos de idade.
Além das juntas, a artrite reumatoide juvenil pode afetar outras partes do corpo como coração, olhos, músculos, tendões, fígado e pele. É uma doença que pode persistir por anos, com períodos eventuais de remissão e atividade, quando o paciente tem dores e febre. Apesar de não colocar a vida em risco, sem tratamento adequado, a doença pode causar complicações para a vida da criança, como deixar de utilizar normalmente um membro do corpo como um braço ou uma perna. No entanto, quando tratada de forma adequada, a maior parte das crianças afetadas tem uma vida independente e de boa qualidade.
Toda criança com inchaço ou dificuldade de movimentar alguma articulação ou que tenha febre prolongada, sem causa evidente, deve procurar um médico.
Nosso Atendimento
O serviço de Especialidades Médicas Sírio-Libanês reúne equipes médicas e equipes multidisciplinares especializadas, trabalhando de forma integrada para oferecer o que há de melhor em diagnósticos e tratamentos, promoção de saúde, qualidade de vida e planos de cuidados centrados no paciente.
Endereço e horários
Hospital Sírio-Libanês Bela Vista
Rua Dona Adma Jafet, 115
Horário de atendimento
Segunda a sexta: 8h às 20h
Sábados: 8h às 12h
Contato
São Paulo (11) 3394-5007