Prevenindo o câncer

Imagem do Sírio-Libanês

Sírio-Libanês

·

2 min de leitura

São muitos os fatores que influenciam o aparecimento de tumores malignos.

Saiba quais deles podemos controlar com nossos hábitos.

Uma parte significativa dos tumores, e dos óbitos relacionados a eles, está associada a fatores de risco modificáveis que podem ser evitados.

Neste Dia Mundial de Combate ao Câncer, conheça hábitos que podemos evitar para reduzir o risco de desenvolver um câncer.

1. Tabagismo

O uso de tabaco continua sendo uma das principais causas de morte evitável em todo mundo. Em média, as pessoas que fumam morrem cerca de 10 anos mais cedo do que as pessoas que nunca fumaram. Além de aumentar o risco de câncer, fumar pode causar várias outras doenças.

2. Sobrepeso/Obesidade

Estudos sugerem que sobrepeso e obesidade estão ligados a um aumento geral do risco de desenvolver diversos tipos de tumores. Entre eles, estão o câncer colorretal, de endométrio, de esôfago, de fígado e o de mama na pós-menopausa.

3. Excesso de bebida alcoólica

O uso de álcool chega a ser responsável por cerca de 6% de todos os cânceres e 4% de todas as mortes por câncer nos Estados Unidos. Seu excesso está relacionado a tumores na boca, na garganta, no esôfago, no fígado, na mama etc. O mais recomendado é não ingerir bebidas alcoólicas. Homens que optem por beber devem consumir, no máximo, 10 doses por semana, e as mulheres, 7 doses por semana.

4. Sedentarismo

A prática de atividade física regular é uma estratégia importante para se manter saudável. Dados sugerem que ela diminui o risco de certos tipos de câncer, além de impactar na redução de uma série de outras condições médicas sérias e comuns.

5. Exposição solar excessiva

A maioria dos cânceres de pele está relacionada à exposição aos raios ultravioleta da luz solar ou de fontes artificiais, como câmaras de bronzeamento. Para prevenir isso, é preciso evitar exposição ao sol, sobretudo entre 10h e 16h, usar protetor solar, óculos escuros com proteção UV, roupas que protegem o corpo, além de não se bronzear artificialmente.

6. Infecções virais e câncer

Alguns tumores sólidos podem estar intimamente ligados a infecções virais, como é o caso do câncer de colo uterino e a infecção por HPV; ou o hepatocarcinoma (um tipo de câncer do fígado) e a hepatite B ou C. Existem vacinas contra vários desses vírus, então, mantenha sua vacinação em dia.