Como é o tratamento para obesidade?

Como é o tratamento?

O tratamento básico da obesidade apoia-se na modificação do comportamento alimentar e no incremento da atividade física. Por esse motivo existe uma preocupação crescente no âmbito da prevenção, trabalhando os hábitos saudáveis de vida desde a infância e a necessidade da intervenção multidisciplinar, pois ela é considerada uma doença crônica e sem cura, e seu tratamento deve ser vitalício.

Não existe nenhum tratamento farmacológico de longo prazo que não envolva mudança de estilo de vida. O sucesso em longo prazo depende de uma constante vigilância.

Obesidade é uma doença crônica que tende a recorrer após a perda de peso e pessoas obesas devem ter contato e apoio de longo prazo com profissionais de saúde.

Nos dias atuais há um aumento do:

  • Tabagismo e estresse.
  • Redução do gasto calórico diário, aumento no consumo de alimentos de alta densidade energética e menor qualidade nutricional, com preparações industrializadas, altamente calóricas, ricas em açúcar, sódio e gorduras, de baixo valor nutricional. Acrescido a isso, o tamanho das porções, tanto de alimentos quanto de bebidas alcoólicas e refrigerantes, aumentou consideravelmente.
  • Obesos tendem a comer menos vezes ao dia. Os grandes intervalos entre refeições, a omissão do desjejum e as beliscadas não planejadas, consequentes deste padrão alimentar inadequado, contribuem com o quadro de obesidade. A tendência em abusar de alimentos gordurosos favorece seu depósito na forma de gordura corporal e a gordura é menos eficaz, em comparação às proteínas e carboidratos, no envio de sinais de saciedade ao cérebro.

Desta forma, indivíduos com dietas muito ricas em gordura as ingerem por períodos maiores e em quantidade maior. O balanço positivo crônico entre a ingestão de energia e o gasto calórico resulta em obesidade quando associado à contribuição genética. Evidentemente que para obter uma perda de peso, deve-se ingerir menos calorias do que as calorias gastas. Para isso, muitas vezes é necessário um tratamento comportamental, além de uma reeducação alimentar.

​​Quando está indicado o tratamento farmacológico?​

Sabemos que o efeito individual de cada medicamento na redução do peso corpóreo é diretamente proporcional às mudanças no estilo de vida e aderência ao plano alimentar e de atividade física, que devem estar sempre acopladas à prescrição da medicação.

A medicação não age isoladamente, mas é um componente importante de um plano global e está indicada quando os pacientes encontram-se motivados, mas têm dificuldade de seguir e aderir à dieta. Os anorexígenos não são efetivos para todos os pacientes. Alguns apresentam efeitos colaterais e outros não têm um resultado satisfatório, e nunca devem ser impostos, mas discutidos, sempre avaliando riscos e benefícios da perda de peso. Apesar do estigma "​pílulas emagrecedoras", o tratamento da obesidade deve seguir os mesmos critérios do tratamento de uma doença crônica. Existem, atualmente, cinco medicamentos registrados para tratamento de obesidade no Brasil: anfepramona, fenproporex, mazindol, sibutramina e orlistat.

O núcleo de tratamento do indivíduo obeso conta com endocrinologistas que fazem o primeiro atendimento e encaminham para os demais especialistas conforme as necessidades individuais:

  • Nutricionista Nutricionista
  • Psicólogo Psicólogo
  • Psiquiatra Psiquiatra
  • Treinador físico Treinador físico
  • Cirurgião do aparelho digestivo Cirurgião do aparelho digestivo

Endocrinologia