5 dicas para manter seu coração saudável e feliz

melancia.jpg

​A Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu 29 de setembro como o Dia Mundial do Coração. A data tem por objetivo disseminar boas práticas para uma vida saudável, reduzindo assim os riscos de problemas cardíacos, que são os principais causadores de morte em todo o mundo.

Segundo a OMS, a doença cardíaca e o acidente vascular cerebral (AVC) provocam aproximadamente 17 milhões de mortes anualmente. No Brasil, são entre 300 mil e 400 mil mortes todos os anos.

"As doenças cardiovasculares se previnem com um estilo de vida saudável", enfatiza o prof. dr. Roberto Kalil Filho, diretor-geral do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. "Isso quer dizer seguir uma dieta balanceada; não fumar nem beber álcool em excesso; não usar drogas; e praticar atividade física", acrescenta.

Para o médico, vários foram os progressos nos últimos anos para o tratamento dos problemas cardíacos, mas ainda faltam campanhas que conscientizem a população sobre a necessidade de cuidar do coração.

O Hospital Sírio-Libanês tem apoiado a campanha da OMS para o Dia Mundial do Coração. A instituição possui um dos centros de cardiologia mais modernos do País com profissionais especializados em prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares e seus fatores de risco.

O Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês conta com uma Unidade Avançada de Insuficiência Cardíaca (UAIC), além das Unidades Coronariana, de Cuidado Intensivo e de Cardiologia do Exercício. Integram ainda este centro as áreas de diagnóstico e procedimentos intervencionistas.

Saiba abaixo como funciona seu coração e como se prevenir dos problemas cardíacos:

Cuide do seu coração

O Dia Mundial do Coração teve início em 2000, e foi criado para lembrar a população que as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo.

  • 72 batimentos em médica por minuto
  • 9,6 mil litros de sangue bombeados por dia
  • Pesa 340 g nos adultos
  • Por dia, gera energia para abastecer um caminhão por 30 km
17 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência das doenças cardiovasculares.
30% do total de mortes no mundo estão relacionadas a doenças cardiovasculares.

Principais doenças cardíacas

  • Infarto
  • AVC
  • Arritmia
  • Isquemia
  • Angina

Elas provocam acúmulo de gorduras nas artérias, impedindo assim a passagem do sangue.

5 Dicas para fazer seu coração

  1. Alimente-se bem

É possível seguir uma dieta saborosa e equilibrada com proteínas, aminoácidos, fibras, carboidratos, gorduras e ácidos graxos. O consumo de sal diário não deve ultrapassar os 6 g e de acúcar, os 25 g.

  1. Faça atividade física

Caminhar 1 hora por dia reduz os riscos para doenças cardiovasculares. O esporte também ajuda a combater o estresse e deixa as pessoas mais felizes.

  1. Consulte um médico regularmente

Os check-ups cardíacos geralmente começam aos 30 anos de idade, mas pessoas com histórico de problemas no coração ou com fatores de risco podem começar antes. O médico irá dizer quando começar e com que frequência repetir os exames.

  1. Trate os fatores de risco

Tabagismo, consumo de álcool e outras drogas, sedentarismo, obesidade, diabetes e hipertensão aumentam as chances de doenças cardíacas.

  1. Fique atento aos sintomas

Nem sempre os problemas do coração apresentam sinais. Atenção para qualquer dor ou sensação incomum, como aperto forte no peito por mais de 20 minutos, desmaio, tontura, palpitações, falta de fôlego e dores na perna sem motivo.

Com alguns dos profissionais de maior expressão na cardiologia brasileira, o Hospital Sírio-Libanês oferece desde simples diagnósticos e tratamentos cardiológicos até o atendimento de situações complexas, como os transplantes cardíacos.