Esporão de calcâneo não costuma causar dor no calcanhar

raio-x-pe.jpg

O esporão do calcâneo, também conhecido como "entesopatia de calcâneo" ou apenas "esporão", é um tipo de crescimento anormal do osso do calcanhar. Apesar de muitas pessoas associarem esse problema ortopédico a dores no calcanhar, o esporão do calcâneo é quase sempre assintomático.

A formação de um esporão do calcâneo ocorre quando a fáscia plantar, tecido que reveste a face plantar do pé (sola), faz excessiva tração sobre o calcanhar - movimento comum em corridas, jogos de futebol e outras atividades que demandam bastante dos pés.

Essas atividades físicas esticam e puxam a sola do pé, causando pequenos sangramentos internos, que posteriormente se calcificam e formam o esporão de calcâneo, explica o dr. Osny Salomão, médico ortopedista e cirurgião do Núcleo de Tornozelo e Pé do Hospital Sírio-Libanês.

Entre as pessoas que têm esporão de calcâneo, 10% daqueles que estão na faixa etária dos 40 ou 55 anos de idade não sentem nenhuma dor em calcanhar, tornozelo ou pé, segundo estimativas do Ministério da Saúde. Já naqueles que têm mais de 60 anos de idade, a ausência de sintomas é observada em até 50% das pessoas com esporão. Esse problema ortopédico não é observado em crianças e adolescentes.

Por que pessoas com esporão sentem dor no calcanhar?

Apesar de poucas vezes apresentar sintomas, o esporão do calcâneo pode estar associado a dores no calcanhar, assim como em outras áreas do pé e do tornozelo, porque muitas pessoas que desenvolvem essa protuberância óssea costumam ter também outros problemas ortopédicos. Entre eles, destacam-se:

  • Fascite (ou fasciíte) plantar - Inflamação do tecido que conecta o calcanhar aos dedos do pé. Pessoas com fascite plantar geralmente sentem dor no calcanhar e na sola do pé, principalmente quando levantam e dão os primeiros passos do dia. Em alguns casos pode ocorrer também inchaço.
  • Artrite reumatoide - Inflamação crônica autoimune (ou seja, o sistema imunológico do corpo ataca os tecidos saudáveis por engano). A artrite reumatoide também costuma causar dor, rigidez e inchaço na região de calcanhar, tornozelo e pé.

Outros problemas ortopédicos que podem causar dores no calcanhar referem-se a variações anatômicas no arco dos pés, como o pé plano (pé chato) ou o pé cavo. "O esporão do calcâneo por si só raramente causa dores", afirma o dr. Osny.

Em alguns poucos casos, o esporão do calcâneo provoca dores em calcanhar, tornozelo e pé quando esse tipo de protuberância óssea começa a se desenvolver.

Como tratar o esporão e as dores no calcanhar?

O Hospital Sírio-Libanês conta um Núcleo de Tornozelo e Pé formado por diversos médicos ortopedistas especialistas no diagnóstico e no tratamento de problemas que provocam dores no calcanhar.

A partir dos sintomas descritos pelos pacientes, os médicos fazem o diagnóstico do problema ortopédico que está provocando as dores no calcanhar e definem o melhor tratamento a ser seguido. Na maioria das vezes, as dores no calcanhar são resolvidas com os chamados tratamentos conservadores. São eles:

  • Medicamentos anti-inflamatórios.
  • Medicamentos analgésicos.
  • Fisioterapia.

O esporão de calcâneo, como quase nunca é a causa da dor no calcanhar, pode ser diagnosticado em exames radiológicos de imagem radiográficos, mas não costuma ser o foco do tratamento.

Além de dores no calcanhar, o Núcleo de Tornozelo e Pé do Hospital Sírio-Libanês está preparado para diagnosticar e tratar diversos outros tipos de problemas ortopédicos, como joanete, tendinopatias, tendinite e artroses no tornozelo.

Para casos cirúrgicos, os médicos ortopedistas do Núcleo de Tornozelo e Pé estão habilitados para realizar cirurgias percutâneas, minimamente invasivas. Geralmente o paciente já pode andar no mesmo dia em que é operado. Marque uma consulta com um dos nossos médicos ortopedistas especialistas em tornozelo e pé pelo telefone: (11) 3394-5007.

Endocrinologia