Transtorno do Espectro Autista

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O Transtorno do Espectro Autista ou TEA é um distúrbio no neurodesenvolvimento, cujo diagnóstico é exclusivamente clínico. Nenhum exame complementar substitui a história clínica detalhada, a observação cuidadosa da criança e a aplicação de questionários e protocolos estruturados de observação do comportamento.

De acordo com a 5ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), publicado em 2013, o diagnóstico de TEA é feito quando há déficits persistentes na comunicação social e na interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, que estão presentes desde muito precocemente no desenvolvimento da criança e provocam prejuízo significativo no funcionamento social.

A nova edição do DSM-5 incluiu outras síndromes, como a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Rett e o Distúrbio Pervasivo de Desenvolvimento dentro do espectro autismo. Além disso, reconheceu que deficiência intelectual, hiperatividade e distúrbios de linguagem podem ser condições comórbidas aos TEA.

O diagnóstico precoce permite a intervenção adequada e, consequentemente, proporciona ganhos significativos tanto no cognitivo, quanto no comportamento adaptativo da criança. 

A identificação de alguns “sinais de alerta” pode contribuir para o diagnóstico precoce do TEA, tais como:

  1. Contato visual pobre;
  2. Sorriso social ausente ou muito pobre;
  3. Não atender pelo nome;
  4. Pouco engajamento sociocomunicativo;
  5. Ausência da troca de turnos na comunicação;
  6. Fixação por alguns objetos;
  7. Pouca ou nenhuma imitação;
  8. Ausência da atenção compartilhada;
  9. Atraso na linguagem;
  10. Perda de habilidades previamente adquiridas.

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a aplicação do instrumento de triagem M-CHAT (Modifield Checklist for Autism in Toddlers) entre 16 e 30 meses. Se a criança atingir a pontuação de risco para TEA, ela deve ser referenciada para um médico com experiência na avaliação dos transtornos do neurodesenvolvimento para confirmação diagnóstica e diagnóstico diferencial.

Dia 02 de Abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Esse dia foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 para conscientizar governos e sociedade civil sobre esse transtorno do neurodesenvolvimento e assim, reduzir o preconceito e aumentar a inclusão das pessoas com autismo.

Referências

American Psychiatric Association. (2013). Neurodevelopmental disorders. Autism spectrum disorder. In: Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Arlington, VA: American Psychiatric Association.

Lobar SL. (2016). DSM-V Changes for Autism Spectrum Disorder (ASD): Implications for Diagnosis, Management, and Care Coordination for Children With ASDs. J Pediatr Health Care, 30(4):359-65.