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Transtorno do Espectro Autista
Especialista em Paralisia Cerebral Infantil (PCI)
01/04/2022 · 1 min de leitura
O Transtorno do Espectro Autista ou TEA é um distúrbio no neurodesenvolvimento, cujo diagnóstico é exclusivamente clínico. Nenhum exame complementar substitui a história clínica detalhada, a observação cuidadosa da criança e a aplicação de questionários e protocolos estruturados de observação do comportamento.
De acordo com a 5ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), publicado em 2013, o diagnóstico de TEA é feito quando há déficits persistentes na comunicação social e na interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, que estão presentes desde muito precocemente no desenvolvimento da criança e provocam prejuízo significativo no funcionamento social.
A nova edição do DSM-5 incluiu outras síndromes, como a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Rett e o Distúrbio Pervasivo de Desenvolvimento dentro do espectro autismo. Além disso, reconheceu que deficiência intelectual, hiperatividade e distúrbios de linguagem podem ser condições comórbidas aos TEA.
O diagnóstico precoce permite a intervenção adequada e, consequentemente, proporciona ganhos significativos tanto no cognitivo, quanto no comportamento adaptativo da criança.
A identificação de alguns “sinais de alerta” pode contribuir para o diagnóstico precoce do TEA, tais como:
- Contato visual pobre;
- Sorriso social ausente ou muito pobre;
- Não atender pelo nome;
- Pouco engajamento sociocomunicativo;
- Ausência da troca de turnos na comunicação;
- Fixação por alguns objetos;
- Pouca ou nenhuma imitação;
- Ausência da atenção compartilhada;
- Atraso na linguagem;
- Perda de habilidades previamente adquiridas.
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a aplicação do instrumento de triagem M-CHAT (Modifield Checklist for Autism in Toddlers) entre 16 e 30 meses. Se a criança atingir a pontuação de risco para TEA, ela deve ser referenciada para um médico com experiência na avaliação dos transtornos do neurodesenvolvimento para confirmação diagnóstica e diagnóstico diferencial.
Dia 02 de Abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Esse dia foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 para conscientizar governos e sociedade civil sobre esse transtorno do neurodesenvolvimento e assim, reduzir o preconceito e aumentar a inclusão das pessoas com autismo.
Referências
American Psychiatric Association. (2013). Neurodevelopmental disorders. Autism spectrum disorder. In: Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Arlington, VA: American Psychiatric Association.
Lobar SL. (2016). DSM-V Changes for Autism Spectrum Disorder (ASD): Implications for Diagnosis, Management, and Care Coordination for Children With ASDs. J Pediatr Health Care, 30(4):359-65.