Março Lilás: Mês de Conscientização do Câncer de Colo do Útero
O Câncer de colo do útero é uma doença prevenível. Também pode ser curado se detectado precocemente e tratado adequadamente. No entanto, é a quarta causa mais comum de morte por câncer entre mulheres no mundo e a terceira no Brasil. No mundo todo em 2020 mais de 600000 mulheres foram diagnosticadas com câncer cervical e mais de 340000 mortes foram causadas por câncer de colo do útero. Hoje, no Brasil, é o terceiro câncer mais comum entre mulheres.
- A infecção persistente pelo papilomavírus humano (HPV) de alto risco é a principal causa de câncer de colo uterino.
- O HPV é um vírus comum que afeta adolescentes e adultos.
- O HPV é extremamente comum. Uma estimativa de 80% da população vai ter uma infecção por HPV em algum momento de sua vida.
- O HPV pode levar a 6 tipos de câncer potencialmente fatais incluindo o câncer de colo uterino.
- Fatores de risco para o câncer de colo uterino: falta de vacinação contra HPV, falta de exames preventivos para mulheres que iniciaram atividade sexual, imunossupressão, tabagismo histórico pessoal de lesão intraepitelial em colo, vagina, vulva e ânus.
- A vacinação contra HPV pode proteger contra os tipos de HPV que são a principal causa de câncer do colo uterino. A vacinação contra o HPV é segura, eficaz e fundamental na luta contra o câncer de colo do útero.
- Os exames de rastreio (Preventivos) podem detectar a infecção pelo HPV e alterações nas células que podem levar ao câncer do colo do útero.
- O câncer de colo do útero é uma doença quase completamente prevenível.
- O câncer de colo uterino pode ser efetivamente tratado se diagnosticado precocemente através de exames para o rastreamento como o Papanicolau e o teste de HPV.
- O câncer do colo uterino pode ser curado. Se detectado nos estágios iniciais da doença o tratamento tem uma alta taxa de cura.
Portanto são três pilares fundamentais para prevenir e combater o câncer de colo de útero:
- Vacinação contra HPV
- Exames preventivos regulares
- Tratamento adequado para as pacientes que necessitarem
O Setor de Colposcopia e Patologia do Trato Genital Inferior do Hospital Sírio-Libanês é formado por Médicas Especialistas em Ginecologia dedicadas a cuidar da saúde da mulher através da prevenção e tratamento das doenças ginecológicas do trato genital inferior (colo do útero, vagina e vulva) e doenças relacionadas ao HPV (papilomavírus humano). Atuando com excelência no reconhecimento e manejo de lesões precursoras e câncer do colo do útero.
O Hospital Sírio-Libanês possui profissionais com expertise para todas as fases do cuidado. Imunizações, Colposcopia, Patologia, Centro de Diagnósticos, Ginecologia Oncológica, Oncologia, Radioterapia, entre outros.