- Home › Blog › Cardiologia › Crianças e adolescentes podem ter pressão alta?
Crianças e adolescentes podem ter pressão alta?
Dra Vanessa Alves Guimaraes Borges
Especialista em PediatriaCardiologia Pediátrica
25/04/2023 · 1 min de leitura
Crianças, em geral, têm níveis de pressão arterial mais baixos que os adultos. Os valores devem ser checados pelo pediatra, pois na criança é considerada pressão alta (hipertensão) a pressão arterial igual ou superior ao percentil 95 para pacientes do mesmo sexo, idade e altura.
Não há uma faixa-alvo simples para pressão alta em todas as crianças, porque o que é considerado normal muda à medida que as crianças crescem.
Já nos adolescentes, a pressão alta é definida da mesma forma que em adultos: uma leitura de pressão arterial maior ou igual a 130/80 milímetros de mercúrio (mmHg).
Quanto mais jovem uma criança é, mais provável é que a pressão alta seja causada por uma condição médica específica e identificável. Crianças mais velhas podem desenvolver pressão alta pelas mesmas razões que os adultos - excesso de peso, má nutrição e falta de exercício.
Orientações para mudanças no estilo de vida, como introduzir uma dieta saudável para o coração com baixo teor de sal (sódio) e mais exercícios físicos, podem ajudar a reduzir a pressão alta em crianças aos níveis normais, entretanto algumas podem ainda assim precisar de medicamentos.