Imprensa

Quem tem endometriose pode engravidar?

07/12/2018 às 02:00SaúdeNotíciasBem-estarHospital

"Várias mulheres alegam que não vão engravidar por terem endometriose. No entanto, esta afirmativa é falsa. Muitas pacientes com a doença engravidam, algumas até com facilidade. E essencial consultar um profissional habilitado para ajudar e tratar"

ALEXANDRE PUPO. Ginecologista do Hospital Sírio-Libanês, obstetra, membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein. Ele também é mastologista e membro titular do núcleo de mastologia do Hospital Sírio-Libanês. É diretor clínico da Clínica Souen, onde atende: www.clinicasouen.com.br

Várias pacientes me procuram alegando que, como têm endometriose, não vão engravidar. Umas até colocam isso de modo a se sentirem mais livres para namorar, sem se preocupar com contracepção. No entanto, essa afirmativa é falsa, pois muitas pacientes com endometriose engravidam, inclusive com facilidade.

A medicina ainda não conhece bem quais são os fatores relacionados à endometriose que, de fato, alteram a capacidade de engravidar, mas sabemos que o processo inflamatório que ela causa e as aderências que ela provoca podem estar ligados ao problema de infertilidade. São mais propensas a isso as mulheres que têm endometriose nos dois ovários ou que têm endometriose mais grave, com alteração da posição das tubas e com sintomas exuberantes. De toda forma, apesar de não conhecermos as causas exatas da infertilidade causada pela endometriose, sabemos como ajudar.

A cirurgia para tratar a endometriose com a remoção de toda doença na cavidade abdominal e, principalmente, junto aos órgãos reprodutivos, costuma resolver o problema em até 50% dos casos. Porém, se a doença já tiver causado grande formação de aderências e alterado de forma importante o posicionamento dos órgãos reprodutivos, a cirurgia somente não resolve o problema.

Nestes casos, a recomendação é associá-la com tratamentos de reprodução assistida. Já quando a paciente tem os dois ovários comprometidos pela doença ou demonstra sinais de baixa na reserva de óvulos, o cenário muda, tendo como foco a preservação dos óvulos antes da cirurgia. Isso porque, ao mexer nos ovários, sempre existe uma perda de óvulos. Quando se tem boa reserva, esta perda é insignificante, mas, principalmente acima dos 35 anos e nos cenários acima, esta perda, causada pela manipulação cirúrgica, pode fazer fracassar o sonho de ser mãe.

Por isso, é essencial consultar um profissional habilitado para ajudá-la quando o desejo de ser mãe vier acompanhado de uma endometriose.

Use camisinha!

Ter endometriose nunca dá carta branca para namorar sem proteção. É sempre bom lembrar que, além da gestação, há doenças que se adquirem a partir de relações sexuais e que são bloqueadas pelo uso de camisinha. Portanto, ainda que você tenha endometriose, se não quer engravidar, deve se proteger. Sempre!

Tratamento é necessário

Embora seja possível engravidar com endometriose, a doença, sem tratamento, ainda é uma das principais causas da infertilidade feminina. Cerca de 15% a 45% das pacientes com endometriose, de fato, têm dificuldade de engravidar.

Fonte: Anamaria

Assessoria de Imprensa

Plantão
telefone (11) 98828-2127
email sirio.libanes@inpresspni.com.br

InPress Porter Novelli

Caroline Pinezi
telefone (11) 3394-4830
email caroline.pinezi@inpresspni.com.br

Max Gonçalves
email max.goncalves@inpresspni.com.br