- Home › Blog › Viva o seu melhor › Conhecendo o enfermeiro de família
Conhecendo o enfermeiro de família
Sírio-Libanês
06/06/2023 · 1 min de leitura
O enfermeiro especialista em saúde da família é um profissional cuja formação é bastante ampla. Isso significa que ele pode acompanhar o paciente em todo o processo de cuidado, fazendo parte dessa rotina que visa mais qualidade de vida e bem-estar.
Além de auxiliar o paciente no acompanhamento da saúde, esse profissional pode proporcionar ainda mais conforto e acolhimento durante a jornada de cuidado com a saúde, pois está capacitado para apoiar as pessoas de maneira personalizada e próxima, tirando dúvidas por meio de ligações telefônicas ou outros canais disponíveis e também apoiando na organização das consultas, exames e procedimentos.
É uma relação de confiança, que contribui com um tratamento bastante eficiente e que respeita a rotina e as preferências tanto do paciente, quanto dos seus entes queridos.
Conta mais: quais as responsabilidades do enfermeiro de família?
Identificar as necessidades de cuidados específicas do paciente, incluindo alterações físicas, mentais e sociais que, assim que notadas, podem envolver outros especialistas em saúde para um atendimento 360° (aquele cuidado com o Time de Saúde que sempre falamos).
Vamos para um exemplo!
Se o enfermeiro de família examina o paciente e identifica uma possível alteração nos batimentos cardíacos, ele o encaminha para o médico de família e comunidade para que haja uma avaliação e investigação completa, verificando se há alguma doença que esteja causando essa alteração e otimizando o cuidado. Caso não haja nenhuma alteração aparente, o cuidado pode continuar com o enfermeiro e pontualmente com o médico de família e comunidade.
Ok, mas qual a diferença entre médico e enfermeiro de família?
Apesar de ambos atuarem na área da saúde e buscarem sempre entender as necessidades de cada indivíduo, independente de gênero, idade, cor da pele ou qualquer outra característica, diferenças existem. Uma delas é de que o enfermeiro vai te acompanhar também fora dos momentos de consultas médicas te lembrando dos próximos passos e acompanhando a sua evolução no cuidado e se ele está atendendo as suas necessidades. Mas, em resumo, um profissional precisa do outro para o cuidado ser o mais assertivo possível (sim, eles discutem melhores práticas depois que você vai embora para continuarem atuando em sinergia!).
Conte com o seu Time de Saúde para esclarecer as suas dúvidas e viver a sua melhor versão.