- Home › Blog › Viva o seu melhor › A importância do sono
A importância do sono
Sírio-Libanês
01/09/2022 · 1 min de leitura
O que podemos fazer para dormir melhor? 10 ajustes na sua rotina que podem ajudar na hora do sono.
Uma boa noite de sono traz impactos muito positivos para a nossa saúde: nos sentimos mais alegres, relaxados e descansados, o que contribui para a nossa qualidade de vida.
Por outro lado, uma noite mal dormida pode atrapalhar diversos aspectos da nossa vida por conta da falta de disposição e energia para as nossas atividades cotidianas. Trabalhar, cuidar dos filhos e se exercitar, por exemplo, se tornam tarefas árduas quando não descansamos o suficiente.
Pensando nisso, nosso Time de Saúde preparou uma lista com 10 atitudes que podem ajudar você a dormir melhor. São medidas simples, mas que fazem a diferença na busca de um sono com mais qualidade. Confira:
Durma o suficiente para se sentir descansado(a) e, então, levante-se;
Busque dormir sempre no mesmo horário;
Pratique atividade física, evitando exercícios pesados próximo ao horário de dormir;
Não consuma café, chá e outros alimentos que contenham cafeína no final da tarde ou à noite;
Crie hábitos relaxantes à noite, como tomar um banho, ler, ouvir músicas calmas e meditar;
Evite o consumo de bebidas alcoólicas no final da tarde ou próximo ao horário que costuma dormir, não as usando para induzir o sono;
Opte por alimentos leves no jantar;
Mantenha o seu quarto escuro, fresco e silencioso. É importante que o quarto seja um ambiente relaxante e destinado apenas para o descanso. Evite ter por perto objetos que causam estresse;
Evite olhar para telas ou objetos que emitem luz antes de dormir. Isso pode atrapalhar na produção de melatonina, hormônio que ajuda o organismo a se preparar para dormir;
E, por último, não brigue com a insônia. Se você está sem sono, busque realizar uma atividade relaxante, com pouca luz e que não provoque agitação, como ler um livro, ao invés de ir para a cama e se forçar a dormir.
E aí? Vamos tentar ajustar a rotina incluindo os passos acima? Ah, e não deixe, também, de assistir ao vídeo com informações e dicas do nosso Médico de Família e Comunidade do Sírio-Libanês, Gustavo Amorim, sobre diversas questões relacionadas ao sono. Clique aqui para assistir.