Dia mundial do pulmão

Os pulmões nos conectam diretamente com o meio ambiente. O ar que respiramos entra em contato com nossa corrente sanguínea dentro dos pulmões para o oxigênio que tanto precisamos chegue a todas as células do nosso corpo.

Tudo que está no ar nos afeta. E toda a alteração que os pulmões sofrerem pode atrapalhar as células de outros

As doenças respiratórias nos são muito familiares: asma, bronquite crônica, câncer de pulmão estão entre as que mais nos roubam quantidade e/ou qualidade de vida.

Neste dia mundial do pulmão, devemos lembrar de iniciativas que nos ajudam a manter a saúde: não fumar, estar em dia com nossa carteira de vacinação, respirar ar puro e não esquecer de fazer exercícios.

Os cigarros são responsáveis por inúmeras doenças, seja nos pulmões ou em outros órgãos, como o coração e cérebro (para citar os mais comuns). Mesmo as formas mais “novas” de fumar como os cigarros eletrônicos (pods, vapes, jull, etc.) estão associadas a diversas doenças, mesmo sem muito tempo de seguimento. Imaginamos que no futuro teremos mais doenças ligadas aos cigarros eletrônicos. A fumaça inalada inflama e machuca os pulmões. Parar de fumar traz benefícios em qualquer idade, independentemente do tempo que a pessoa fumou.

As vacinas que previnem pneumonia e gripe, por exemplo, além da vacina para COVID-19, podem evitar casos de pneumonia grave que levam a morte. Muito importante conversar com seu médico sobre qual vacina e quando deve ser administrada, especialmente para aqueles que já tem doença pulmonar diagnosticada.

Por fim, ar puro e exercício físico ajudam os pulmões a se manterem funcionando bem e auxiliando os outros órgãos que serão regularmente exigidos. O efeito do treinamento tem inúmeros benefícios físicos e mentais cientificamente comprovados.

No hospital Sírio-Libanês oferecemos toda a linha de cuidado para seus pulmões, desde o diagnóstico de doenças, passando pela clínica de vacinação, especialistas em cessação de tabagismo e reabilitação para realização de exercícios. Cuidando bem dos pulmões podemos ter uma vida mais produtiva e mais longa.

Nosso Atendimento

O serviço de Especialidades Médicas Sírio-Libanês reúne equipes médicas e equipes multidisciplinares especializadas, trabalhando de forma integrada para oferecer o que há de melhor em diagnósticos e tratamentos, promoção de saúde, qualidade de vida e planos de cuidados centrados no paciente.

Endereço e horários

Hospital Sírio-Libanês Bela Vista
Rua Dona Adma Jafet, 115
Núcleo de Medicina Avançada, Bloco E - 4º andar
Bela Vista - São Paulo

Horário de atendimento
Segunda a sexta: 8h às 20h

Contato

São Paulo (11) 3394-5007