Guia da Folia Segura

Imagem do Sírio-Libanês

Sírio-Libanês

·

3 min de leitura

guia da folia no carnaval 2022

O Coronavirus ainda está entre nós

O Carnaval é uma das festas mais tradicionais do Brasil e é compreensível a vontade de cair na folia depois de ficar em casa em 2021.

Porém, com a explosão de casos de COVID-19 causada pela variante ômicron, recomendamos evitar qualquer tipo de aglomeração neste momento.

Se for comemorar, siga nossas orientações para diminuir os riscos de infecção!

Miniblocos

Prefeituras de muitas cidades proibiram os blocos de rua porque a reunião de milhares de pessoas só vai piorar o quadro da pandemia.

Por isso, dê preferência a festas com pouca gente para não espalhar ainda mais o vírus. Além disso, fica mais fácil se assegurar de que nenhum dos presentes está com sintomas da COVID-19 - lembrando que existem casos de infecção assintomática.

Ô abre alas!

Escolha um lugar ao ar livre ou bastante ventilado para fazer a festa. Se for em uma casa, mantenha janelas e portas abertas e, de preferência, opte por atividades no quintal, varanda ou outra área aberta.

Evite ambientes com aglomeração, em que seja difícil manter distanciamento de 1 a 2 metros das outras pessoas.

Festa de Máscaras

USE MÁSCARAS O TEMPO TODO.
Na hora de se alimentar ou beber, garanta uma distância de 2 metros das pessoas a sua volta, em local mais arejado possível.

Com que máscara eu vou?

Opte por máscaras de pelo menos 3 camadas (de tecido ou cirúrgicas) e que estejam bem adaptadas ao rosto. Se for se expor em local no qual outras pessoas estarão sem máscaras, Use os modelos N95 ou a KN95.

O Bloco dos Isolados

Caso você tenha febre, dor de garganta, tosse, coriza ou qualquer sintoma gripal, não saia de casa! Pode ser um sinal de infecção pela COVID-19 e sua ida à folia colocará em risco muitas outras pessoas.

Se você se expôs ao vírus recentemente ou teve contato com alguém infectado, evite encontrar pessoas dos grupos de risco, como imunossuprimidos, até que tenha certeza de que não pegou a COVID-19.

Uma dica: se você permanecer sem sintomas, pode fazer o teste de antígeno ou RT-PCR no sétimo dia após a exposição ao risco. Se o resultado for negativo, você terá 95% de certeza de que não pegou a doença naquela situação.

Cuidados Salvam Vidas

A vacinação tem sido fundamental para evitar casos graves e mortes em decorrência da COVID-19. Porém, a pandemia ainda não acabou e muitos hospitais estão lotados de pacientes.

Pense no sacrifício dos profissionais de saúde e nas vidas que podem ser poupadas se todos nós tomarmos os cuidados necessários. Ainda haverá muitos carnavais para que possamos comemorar juntos.

Fonte das recomendações:
CCIH - Comissão de Controle de Infecções
Hospitalares do Hospital Sírio-Libanês