Você sabe o que é o Setembro Amarelo?
Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio e surge a partir da história do jovem Mike Emme, de 17 anos, nos Estados Unidos, após o mesmo cometer suicídio, em setembro de 1994. Mike tinha um Mustang amarelo e, como ação de cuidado e homenagem, no dia de seu velório, os pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para aqueles que poderiam estar vivenciando algum sofrimento. A ideia acabou desencadeando um movimento de prevenção ao suicídio e até hoje o símbolo da campanha é uma fita amarela.
Alguns pontos importantes para você saber:
Muitas dúvidas circundam esse tema, portanto, fique atento a alguns pontos importantes que precisam ser esclarecidos ao se pensar em suicídio:
"Quem fala muito não faz, é só para chamar atenção"
O pedido por ajuda pode surgir de diversas maneiras. Neste momento é importante avaliar o risco e considerar que muitas vezes as pessoas falam sobre sua intenção antes de concretizar o ato.
"Perguntar sobre suicídio vai estimular a pessoa a fazer alguma coisa"
Pelo contrário, perguntar de forma clara e aberta é um jeito de dar voz ao sofrimento e mostrar ao outro que não está sozinho.
"Ele (a) tentou suicídio ou se suicidou por qual motivo?"
Toda intenção de morrer tem sua importância, mas nem sempre a causa é única, portanto, debruçar-se na identificação de um disparador simplifica um sofrimento que é multifatorial.
Como ajudar quem precisa:
- Ouça e reconheça o sofrimento do outro mesmo que você não entenda;
- Cuidado com julgamentos e estigmatizações;
- Identifique e acione a rede de apoio disponível. Não se coloque no lugar de responsável pelo outro sozinho;
- Cuidado ao compartilhar ou postar conteúdos nas redes sociais. Verifique a fonte e a forma de transmissão da informação. Não divulgue fotos, vídeos ou informações sobre o ocorrido;
- Lembre-se de que promover bem-estar e saúde mental são formas de prevenção. Por isso, cuide-se e cuide de quem está ao seu redor;
- Não minimize o que dói no outro. Acolha.
O Hospital Sírio Libanês tem como missão compartilhar informações de qualidade, apoiar em orientações para a promoção de saúde, além de oferecer serviços especializados de excelência. A informação é um pilar importante para o autocuidado. Esta preocupação é pensada tanto para a construção dos projetos de cuidado oferecidos à população, quanto para os nossos colaboradores.
A instituição possui canais internos para acolhimento e cuidados à saúde mental dos colaboradores através do programa Cuidado Integral e, atualmente, participa como signatário de um movimento nacional no qual empresas e instituições adotam compromissos concretos pela saúde mental no ambiente de trabalho, o Mente em Foco.
Alguns canais de ajuda:
CVV - Ligue 188
Mapa da saúde mental: mapasaudemental.com.br
Núcleo de Medicina Avançada do Sírio-Libanês (Unidade Bela Vista)
Ambulatório de Psicologia: (11) 3394-5007