Não há saúde sem Saúde Mental
Janeiro é o mês de prevenção da Saúde Mental. No mundo todo, dá-se o nome a esse período de Janeiro Branco. No Brasil não é diferente.
No final de 2021, quando todos nós estávamos contentes com a diminuição do número de pessoas infectadas pela COVID-19, muito devido ao sucesso da enorme vacinação que recebemos, acompanhada de uma expressiva redução do número de mortes decorrentes das complicações causadas pelo vírus, eis que aparece de forma absolutamente imprevista e assustadora uma nova variante, a Ômicron. Ainda que seja menos letal, essa forma é muito mais contagiosa, mesmo para quem, como você, caro leitor, já estiver vacinado com a dose de reforço.
Por conta dessa situação mundial que vivemos há quase dois anos, é muito provável que você esteja muito próximo de alguém que apresente sinais pessimistas, quadros/sintomas de depressão, ansiedade, burnout (esgotamento no ambiente de trabalho), insônia, aumento de peso, maior uso de bebidas alcoólicas, uso de drogas, diminuição da autoestima. Aliás, é muito provável que você, leitor, esteja com um ou mais desses quadros/sintomas.
O Janeiro Branco tem como objetivo alertar que esses problemas existem e que a melhor forma de os resolver é enfrentá-los, mesmo que isso não seja simples. Para isso, o diagnóstico precoce, feito pelo seu médico de confiança, é fundamental. Se o quadro for mais grave, talvez seja necessário um especialista, no caso, um médico psiquiatra, que quase sempre contará com o apoio importante de psicólogos.
Os tratamentos para lidar com esses problemas são: uso de medicamentos específicos (antidepressivos, ansiolíticos, moduladores do humor), psicoterapias, orientação familiar e práticas alternativas como, por exemplo, meditação. Quando associamos atividades esportivas a esses tratamentos, os resultados são muito melhores e mais duradouros.
Vamos começar esse ano de 2022 de forma corajosa e ousada? Vamos olhar para a nossa saúde mental e para a saúde mental das pessoas que amamos? O desafio começa por você, leitor!
Você sabia?
O Sírio-Libanês tem um Núcleo de Medicina Avançada em diversas especialidades. Nele, é possível passar por consultas e avaliações com reconhecidos especialistas de nosso Hospital. Clique aqui e conheça os serviços disponíveis em São Paulo e Brasília.