Hepatite: saiba o que se sabe até agora sobre o surto de casos da doença

Você tem acompanhado as notícias sobre os casos de hepatite em crianças? Eles têm sido detectados nos Estados Unidos e na Europa e vêm preocupando especialistas, que ainda não encontraram a causa da doença. Neste post, reunimos o que se sabe até agora sobre esses episódios.
Imagem do Sírio-Libanês

Sírio-Libanês

·

1 min de leitura

O que está acontecendo?

Autoridades dos Estados Unidos, do Reino Unido e da União Europeia detectaram casos de hepatite aguda grave em quase 200 crianças, número bem mais alto que o normal nessas regiões. Até o momento, a OMS confirmou uma morte pela doença e outras 17 precisaram de transplante de fígado.

O que é a hepatite?

A hepatite é uma inflamação no fígado e é dividida em vários tipos. Com exceção da alcoólica e da medicamentosa, todas as outras formas da doença (A, B, C, D e E) são causadas por diferentes vírus e bactérias. Os sintomas incluem dor abdominal, náuseas e vômitos, pele e olhos amarelados, inchaço na barriga, entre outros.

Qual é o mistério?

A dúvida que mais preocupa os especialistas é a causa do surto. Os exames não detectaram vírus da hepatite nas crianças afetadas. Por outro lado, boa parte delas tinham um tipo específico de adenovírus, agente que costuma causar infecções autolimitadas (das quais o corpo se cura sozinho), mas não a hepatite.

E no Brasil?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) seque monitorando e investigando os casos de hepatite. Até agora, não há ocorrências confirmadas no Brasil.