FAQ - Paciente

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Nossas unidades e serviços 

O Sírio-Libanês tem serviço de Pronto Atendimento para crianças?

Sim, o Hospital Sírio-Libanês Bela Vista tem um Pronto Atendimento Pediátrico que funciona 24 horas, 7 dias por semana e conta com pediatras emergencistas e retaguarda de equipes em mais de 20 especialidades pediátricas, como: pneumologia, cardiologia, cirurgia pediátrica, neurologia, alergia, imunologia, oncologia, hematologia, infectologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, neurocirurgia, dermatologia, entre outras.

Atendemos desde recém-nascidos a adolescentes de 16 anos de idade, em um ambiente acolhedor e totalmente equipado com consultórios médicos, sala de atendimento de emergência, sala de medicação, inalação e observação.

O Sírio-Libanês tem serviço de Maternidade?

Não, o Sírio-Libanês não possui serviço de Maternidade.

Como faço para tomar vacina no Sírio-Libanês?

O Sírio-Libanês conta com um espaço voltado para vacinação: o Centro de Imunização. O atendimento é realizado por uma equipe especializada e não é necessário agendamento prévio, mas lembre-se de trazer sua carteirinha de vacinação.

Unidades que contam com esse serviço:
Hospital Sírio-Libanês Bela Vista
Rua Dona Adma Jafet, 115 (Bloco D 1º andar)
Bela Vista, São Paulo
Seg-Sáb: das 8h às 18h

Unidade Itaim
Rua Joaquim Floriano, 533
Itaim Bibi, São Paulo
Seg-Sáb: das 7h às 13h

Quais unidades Sírio-Libanês oferecem o serviço de Oncologia?

O Centro de Oncologia do Sírio-Libanês é um serviço que une especialistas das mais diversas áreas, pesquisas pioneiras e tecnologia de ponta, para oferecer as melhores opções de tratamento para cada paciente. Você pode encontrar nossos Centros nas seguintes unidades:

São Paulo
Hospital Sírio-Libanês Bela Vista
Rua Adma Jafet, 115

Unidade Itaim
Rua Joaquim Floriano, 533

Agendamento para primeira consulta
(11) 3394-0252
icon_whatsapp.svg (11) 96856-4018
Seg-Sex: 8h às 17h

Brasília
Hospital Sírio-Libanês Brasília
SGAS 613, s/n, Lote 94

Centro de Oncologia Asa Sul
SGA 613/614, Conjunto E, Lote 95

Agendamento de consulta:
(61) 3044-8888 (opção 5)
Seg-Sex: 8h às 19h
Sab: 8h às 14h

icon_whatsapp.svg (61) 99992-7742
Seg-Sex: 8h às 19h
Sab: 8h às 12h

Como funciona o Centro de Cardiologia Sírio-Libanês?

O Centro reúne grandes experts da cardiologia brasileira e oferece desde um simples diagnóstico ao mais complexo tratamento, além de ser um dos poucos no Brasil a disponibilizar uma unidade de cardiologia do exercício. O setor de internação inclui apartamentos equipados com telemetria, que permite a monitoração contínua do ritmo cardíaco, oferecendo maior segurança ao paciente durante a internação. A moderna Unidade Coronariana, possui acomodações diferenciadas com monitores multiparamétricos, enfermagem especializada e cardiologistas de plantão 24 horas por dia.

São Paulo
Hospital Sírio-Libanês Bela Vista
Rua Adma Jafet, 115
Central de Agendamento Pacientes e Médicos
(11) 3394-0200

Brasília
Hospital Sírio-Libanês Brasília
SGA 613, Lote 94
Central de Agendamento Pacientes e Médicos
(61) 3044-8888

Qual unidade possui Centro Cirúrgico?

O Hospital Sírio-Libanês Bela Vista e o Hospital Sírio-Libanês Brasília possuem os centros cirúrgicos mais completos da América Latina. Ainda, para procedimentos mais simples e com alta prevista para o mesmo dia o Sírio-Libanês conta com o serviço de Hospital-Dia, na Unidade Itaim em São Paulo.

Qual unidade devo procurar para fazer um procedimento cirúrgico simples, com alta prevista para o mesmo dia?

O Centro Cirúrgico Hospital-Dia, que fica na Unidade Itaim, oferece uma estrutura completa para realização de cirurgias de baixa e média complexidades, conjugadas ou não, que necessitem de mais tempo de recuperação ou que desejem realizar os procedimentos no período da tarde contando com o serviço de pernoite. O serviço de pernoite funciona de segunda a sexta-feira, das 22h às 9h.

A unidade conta com salas cirúrgicas, leitos de recuperação anestésica e leitos hospitalares para assistência clínica, administração de medicamentos e preparo de exames diagnósticos.

Para agendar, entre em contato com a nossa Central de atendimento: (11) 3394-0200 segunda a sexta, das 7h às 22h e aos sábados, domingos e feriados das 7h às 19h.

Como faço para realizar um check-up?

No Sírio-Libanês oferecemos um serviço chamado Check-up Executivo, que promove prevenção e qualidade de vida por meio de avaliações médicas e os mais avançados recursos de medicina diagnóstica. O serviço conta com um andar desenhado para promover agilidade e conforto, na Unidade Itaim, localizada na Rua Joaquim Floriano, 533, no coração do bairro Itaim Bibi.

Como faço para solicitar uma ambulância?

O Pronto Atendimento do Sírio-Libanês conta com serviço de ambulância para transporte de pacientes. Além das ambulâncias convencionais, há também veículos com equipamentos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Todo o transporte é acompanhado por profissionais de saúde que podem, inclusive, prestar um primeiro atendimento domiciliar no caso de emergências. Esses serviços, não cobertos por plano de saúde, são efetuados por parceiros prestadores de serviços e atendem toda a Grande São Paulo e Brasília.

Mais informações:
São Paulo: (11) 3394-3700
Brasília: (61) 2141-4372

Quais unidades oferecem estacionamento?

Todas as unidades Sírio-Libanês oferecem estacionamento. Consulte os valores no local.

O Sírio-Libanês conta com serviço de velório?

Sim, o Sírio-Libanês conta com um serviço de velório, em São Paulo, e pode ser acionado pela família de pacientes que estavam internados ou externos. Para fazer um orçamento ou saber mais informações, ligue no (11) 3394-0540.

Agendamento de Exames 

Como faço para marcar exames no Sírio-Libanês?

Você pode utilizar um dos nossos canais de atendimento por telefone - São Paulo (11) 3394-0200 segunda a sexta, das 7h às 22h e aos sábados, domingos e feriados das 7h às 19h e Brasília (61) 3044-8888 ou whatsapp no número (61) 99992-7742, segunda a sexta, das 8h às 19h e aos sábados, das 8h às 14h. Se preferir, agende online seus exames, é rápido e prático.

Quais são os documentos necessários para realizar um exame?

Para realizar um exame nas unidades Sírio-Libanês é preciso apresentar um documento com foto e número do CPF, o pedido médico e, caso utilize seu convênio, a carteira do plano de saúde, todos originais. Em alguns casos, é necessário documentos complementares que podem ser consultados na nossa Central de atendimento – São Paulo (11) 3394-0200 ou Brasília (61) 3044-8888.

Como saber qual a preparação de um exame?

Ao agendar um exame, você receberá um e-mail com a preparação necessária. Caso tenha dúvidas, você pode falar com um dos nossos atendentes na Central de atendimento – São Paulo (11) 3394-0200 ou Brasília (61) 3044-8888

É preciso agendar exames laboratoriais (exames de análises clínicas)?

Não é preciso agendar a coleta de exames laboratoriais. No entanto, fique atento ao tempo de jejum, aos preparos necessários para a realização de cada exame e a cobertura de seu convênio médico. Para saber se uma de nossas unidades realiza o exame desejado, entre em contato com a nossa Central de atendimento São Paulo (11) 3394-0200 ou Brasília (61) 3044-8888.

Como cancelo um agendamento?

As agendas devem ser canceladas por telefone. Para cancelar sua consulta ou exame, consulte a nossa Central de Atendimento.

Como faço para ver os meus agendamentos de exames?

Acesse o Portal do Paciente, selecione o Menu Serviços, Agendamentos. Nesta página você poderá visualizar todos os seus agendamentos de exames passados e futuros.

Como faço o Check-in do meu agendamento?

Acesse o Portal do Paciente, selecione o Menu Serviços, Agendamentos. Nesta página você irá visualizar o(s) seu(s) agendamento(s) e ao tocar em Fazer check-in será direcionado para o nosso número de Whatsapp.

Realizando o Check-in, seu cadastro será realizado antecipadamente e seu atendimento agilizado na chegada a nossa unidade. Será necessário o envio dos pedidos médicos, documentações e informações necessárias para a realização de seus exames ou consultas.

Agendamento de Consultas 

Como faço para marcar consulta com um especialista?

As consultas com especialistas devem ser agendadas por telefone. Para agendar a consulta, clique aqui e confira o número de telefone para cada especialidade.

Como faço para agendar um Check-up?

O Check-Up Executivo é um serviço exclusivo oferecido somente na Unidade Itaim, com consultas médicas, avaliação da equipe multidisciplinar e realização de exames. O agendamento é feito por telefone - (11) 3394-4494, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Quais são as especialidades atendidas?

O Sírio-Libanês oferece atendimento médico e multidisciplinar em mais de 40 especialidades em São Paulo.

Como faço para saber se um médico faz parte do corpo clínico Sírio-Libanês?

Aqui no site, temos uma lista com o nome dos médicos que trabalham no nosso corpo clínico. Você pode consultar essa lista pelo nome do médico ou pelo número do CRM.

Como saber se meu plano cobre consultas com especialistas?

No Centro de Oncologia, temos uma cobertura de convênio diferenciada para a Unidade Itaim. Já em outras especialidades, os médicos do Sírio-Libanês trabalham de forma autônoma, por isso, a maioria não atende convênios. Para verificar se o especialista que procura faz atendimentos pelo convênio entre em contato conosco no telefone (11) 3394-5007.

Como faço para ver os meus agendamentos de consultas?

Acesse o Portal do Paciente, selecione no menu o item Serviços, Agendamentos. Nesta página você poderá visualizar todos os seus agendamentos de consultas passados e futuros.

Internação 

Estou com dúvidas ou preciso de mais informações antes da internação?

Par​a trazer mais agilidade e proporcionar o apoio necessário na internação, o Sírio-Libanês oferece um serviço de pré-internação, onde o paciente informa previamente seus dados por telefone e, assim, abrevia o tempo para a realização desse processo na chegada. Você pode entrar em contato pelo (11) 3394-5508 e (11) 3394-5509.

Quais são os documentos necessários para internação no Sírio-Libanês?

Documentos necessários para sua internação: RG, CPF ou CNH. Se sua cirurgia for realizada por meio de convênio médico, será necessária apresentação da carteirinha. Se sua cirurgia for realizada de forma particular, traga o orçamento enviado pela nossa Central de Orçamentos. Caso isso ainda não tenha sido feito, nossa Central poderá apoiá-lo.

Tenho uma cirurgia agenda onde devo me apresentar ao chegar no Hospital?

Ao chegar no Hospital direcione-se ao setor de internação. Lá, você será encaminhado para o pré-operatório, onde faremos o preparo para a cirurgia e o direcionamento para o Centro Cirúrgico. Seu leito será cedido após a cirurgia. Consulte as Orientações ao Paciente Cirúrgico.

Como são os espaços de internação do Sírio-Libanês Bela Vista?

Oferecemos três espaços diferentes para internação: apartamento, suíte e suíte com terraço. Todos os espaços têm frigobar, sofá-cama para acompanhante, canais de TV por assinatura, telefone e wifi.

Quando for me internar posso levar um acompanhante comigo?

É obrigatório ter um acompanhante, preferencialmente que goze de condições de permanecer durante todo o período de internação, principalmente nos casos de pacientes pediátricos e idosos. Na impossibilidade, sugerimos contratar cuidadores em empresas que oferecem acompanhantes de enfermagem. Nossa equipe de Hospitalidade poderá ajudar com essa indicação.

Assista o vídeo e conheça nossa Política de Institucional de Visitas e Acompanhantes.

Devo levar os exames realizados anteriormente?

Traga apenas exames de laboratório e/ou imagem realizados em outros locais.
Atenção: não é necessário imprimir os exames realizados no Sírio-Libanês.

Posso continuar tomando medicamentos de uso contínuo antes da internação?

Siga todas as orientações de seu médico sobre a suspensão prévia de medicamentos antes da cirurgia. Traga seus medicamentos de uso diário ou a listagem deles, e informe ao enfermeiro no momento da entrevista. Caso haja a necessidade de continuidade dos medicamentos de uso diário durante a sua internação, você poderá utilizar apenas os medicamentos não disponíveis em nosso estoque, os demais serão fornecidos pelo Hospital.

Quais itens de uso pessoal posso levar para a internação?

O Hospital oferece kit de higiene e camisola cirúrgica. Caso prefira, traga seus produtos de higiene pessoal e roupas confortáveis. Recomendamos trazer chinelo de uso habitual ou sapato com solado antiderrapante bem ajustado, que ofereça segurança contribuindo para a prevenção de quedas. Não traga sapatos emborrachados, com furos e tira no calcanhar, pois seu uso aumenta o risco de queda.

Quais são as principais recomendações pré-cirúrgicas?

Algumas recomendações a seguir:

  • Fique atento às orientações da equipe cirúrgica quanto ao preparo para o procedimento e tempo de jejum;
  • Retirar piercings, adornos (brinco, colar, anel), apliques capilares, cílios (alongamento, preenchimento ou postiços);
  • Tomar banho completo na noite anterior à cirurgia;
  • Retirar próteses removíveis antes da cirurgia;
  • Não fazer depilação e não utilizar aparelho de barbear no local em que a cirurgia será realizada. A retirada dos pelos será realizada no próprio hospital, com tricotomizador elétrico;
  • No dia da cirurgia, não utilizar produtos como: laque, gel, mousse, leave in ou creme sem enxague para o cabelo, além de maquiagem, especialmente nos cílios.

Quais são os horários de alta hospitalar do Sírio-Libanês?

O horário da alta hospitalar ocorre sempre até às 9h. Após a liberação médica, que pode ocorrer antes desse horário, o paciente terá até uma hora de tolerância para permanecer no quarto e organizar sua saída. Em caso de dúvidas, entre em contato com a área de Hospitalidade no (11) 3394-0540.​

Cuidados Paliativos 

O que são cuidados paliativos?

O objetivo dos cuidados paliativos é buscar alternativas para minimizar os sintomas de desconforto que podem acompanhar o paciente, sejam eles causados pela doença ou pelo tratamento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados paliativos (também chamados de cuidados de conforto, cuidados de suporte e gerenciamento de sintomas) se referem à assistência integral oferecida para pacientes e familiares diante de uma doença grave que ameace a continuidade da vida.

Que paciente pode se beneficiar dos cuidados paliativos?

O foco do cuidado paliativo é o paciente que está vivendo uma doença que de alguma maneira ameace sua integridade e/ou cause sofrimento.

O cuidado paliativo é oferecido apenas para pacientes que estão em fase terminal ou pacientes que sofrem de doenças graves, como câncer?

Não. A equipe do Núcleo de Cuidados Paliativos atende pacientes com as mais diversas enfermidades, desde casos simples até os mais complexos. A proposta desse trabalho é aliviar o sofrimento causado pela doença, desde uma hipertensão, em que o paciente terá que mudar alguns hábitos de vida, até casos mais graves, como problemas pulmonares, insuficiência cardíaca, câncer, doenças crônicas, entre outros.

Os cuidados paliativos são oferecidos somente ao paciente?

A equipe de profissionais do Hospital Sírio-Libanês está capacitada para cuidar da doença e dos sintomas que ela possa causar aos pacientes e também a seus familiares.

Aliviar o sofrimento da família a ajudará a cuidar melhor do paciente e fazer com que os momentos de cuidado durante a doença se tornem momentos significativos de convivência.

Como são realizados os cuidados paliativos?

Os cuidados paliativos atuam nas necessidades do paciente e de sua família, avaliando e tratando os sintomas físicos de desconforto, como dor, fadiga, cansaço, falta de ar, náusea, entre outros, que possam causar sofrimento e piora da qualidade de vida. Ao mesmo tempo em que trata os sintomas da dimensão física, a equipe avalia e cuida das necessidades emocionais, sociais, familiares e espirituais do paciente e de sua família.

Pela solicitação do médico que acompanha o paciente, do próprio paciente ou de seus familiares, é feita uma primeira visita para esclarecer dúvidas sobre o tratamento com cuidados paliativos. Todo o processo é realizado em alinhamento com as preferências e valores do paciente. A partir daí, a equipe recomenda as melhores interações para cada caso. Cada paciente é avaliado e tratado de forma individualizada. As melhores opções de abordagem são definidas caso a caso.

Quem são os profissionais que realizam os cuidados paliativos?

O Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital Sírio-Libanês conta com uma equipe fixa formada por médicos especializados, enfermeira e psicóloga. Atua em conjunto com uma equipe de apoio composta por nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais e voluntários. Esses profissionais são treinados e capacitados nas técnicas dos cuidados paliativos.

Apenas os pacientes internados podem se beneficiar dos cuidados paliativos?

Quando o serviço foi criado, em 2008, era oferecido apenas aos pacientes internados, sem custo adicional. Porém, ao longo dos anos, o atendimento passou a ser oferecido também em consultório e em domicílio, para os pacientes que não necessitam de internação, apenas de acompanhamento médico. Nesses casos, o serviço é cobrado.

E se eu não quiser receber cuidados paliativos?

Nenhum paciente é obrigado a receber a equipe de apoio de Cuidados Paliativos. O princípio bioético da autonomia defende o respeito à capacidade de autodeterminação do paciente, que deve participar do processo de decisão sobre qualquer tratamento que o envolva.

Com que regularidade o atendimento é realizado?

Não existe prazo definido. Pode ser realizado enquanto houver necessidade por parte dos pacientes ou familiares. Isso depende de cada caso.

O tratamento médico tradicional será mantido?

Sim. Os cuidados paliativos visam auxiliar o paciente e seus familiares a superarem a doença e o tratamento, proporcionando alívio e conforto. Um paciente com a dor controlada, por exemplo, dorme melhor, se alimenta melhor, e assim responde de forma mais satisfatória ao tratamento.

Reuniões com a família fazem parte do tratamento paliativo? Como elas são realizadas?

A reunião com a família pode ser feita no quarto do paciente ou em uma sala de reuniões com o médico e a equipe. O objetivo é assegurar que o paciente e sua família entendam o estágio atual da doença e seus prognósticos.

O médico que acompanha o paciente continuará tratando de sua saúde?

Sim. A equipe de Cuidados Paliativos se reúne com o médico do paciente para ter conhecimento sobre seu estado de saúde, avaliar os exames, os prontuários, e assim entender a necessidade da pessoa e de sua família.

Onde posso encontrar mais informações sobre Cuidados Paliativos?

Para informações em português e sobre o Brasil: Site da Academia Nacional de Cuidados Paliativos

Para informações em inglês e sobre o mundo: Site da Organização Mundial de Saúde

Site do Center for Advanced Palliative Care

Site da Universidade de Harvard

Resultados 

de Exames

Como faço para pegar os resultados dos exames?

Os resultados de exames podem ser acessados no Portal do Paciente do Sírio-Libanês ou no Aplicativo do Sírio-Libanês. Acesse o Portal do Paciente no endereço https://paciente.hsl.org.br e clique em Meus exames na página inicial. Ou baixe agora pela Apple Store e Google Play e tenha os resultados com laudos e exames de imagens disponíveis com um toque.

Se ainda assim preferir retirar seus exames, entre em contato com a Central de Laudos:

Hospital Sírio-Libanês Bela Vista
Atendimento por telefone
(11) 3394-4801, (11) 3394-4741 e (11) 3394-4403
Segunda a sexta: das 8h às 18h
Sábados e feriados: das 8h às 14h
bloco C, piso térreo.

Horário de funcionamento
Segunda a sexta, das 8h às 19h
Sábado e feriados, das 8h às 14h
Não há atendimento aos domingos

Hospital Sírio-Libanês Brasília
Atendimento por telefone
(61) 3044-7253

Horário de funcionamento
Segunda a sexta, das 8h às 17h48
Não há atendimento aos sábados, domingos e feriados

Como faço para acessar o Portal do Paciente?

Para acessar o Portal você deve informar seu CPF e senha. Se for o seu primeiro acesso, você receberá uma senha temporária e com ela poderá acessar o Portal e cadastrar uma nova senha.

Por quanto tempo meus exames ficarão armazenados?

No Portal do Paciente, todos os seus exames são armazenados por tempo indeterminado. Caso um dos seus exames não esteja disponível, entre em contato conosco no (11) 3394-0700, atendimento 24h, 7 dias por semana.

Posso receber os resultados de exames por e-mail?

Por motivos de segurança, não é possível enviar os seus resultados de exames. De qualquer forma, eles estão disponíveis online no Portal do Paciente.

É possível compartilhar de forma segura os resultados de exames com meu médico ou com algum familiar ou amigo?

Sim. Para fornecer acesso temporário a resultados de exames específicos ou conjuntos de exames realizados em um dia, você deve acessar no menu ⋮ (três pontos) junto ao resultado de exames, selecionar “Compartilhar” e deverá informar os dados do médico (CRM ou nome). Se o médico for localizado, após a seleção do médico, o compartilhamento será automático. Caso o médico não seja localizado, você deverá informar o e-mail e número de celular para liberarmos o acesso aos exames.

O que acontece se meu médico tiver um problema para visualizar os resultados de exame durante a consulta?

Caso você não consiga compartilhar um resultado de exame com seu médico ou não consiga acessar o Portal do Paciente no momento da consulta, entre em contato conosco no (11) 3394-0700, atendimento 24h, 7 dias por semana.

Portal 

do Paciente

Como posso acessar o Portal do Paciente?

Acesse em Portal do Paciente.

Não sou brasileiro, como posso acessar o Portal do Paciente?

Na página de acesso, selecione o tipo de documento RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) ou Passaporte, preencha os campos e toque em Entrar.

Costumava acessar o Portal com meu e-mail ou ID Sírio-Libanês, posso continuar acessando dessa forma?

Não. Será necessário utilizar o seu CPF, RNE, Passaporte ou ID de paciente para acessar o novo Portal.

Realizei diversas tentativas de login e meu acesso está bloqueado. Como posso prosseguir?

O CPF fica bloqueado por 1 hora, após 5 tentativas com erro na combinação CPF e senha. Após o período de bloqueio, você poderá tentar novamente realizar o login, com o mesmo limite de 5 tentativas. Caso tenha esquecido sua senha, toque em “Esqueci minha senha” - abaixo do campo de senha na página de acesso.

Esqueci minha senha de acesso. Como posso recuperá-la?

Na página de login, toque em “Esqueci minha senha”, abaixo do campo de senha. Para sua segurança será solicitado o preenchimento de algumas informações como número de celular pessoal.

Quero trocar minha senha de acesso ao Portal. Como devo proceder?

Após realizar o login, selecione no Menu o item Configurações, Trocar Senha. Para sua segurança será solicitado a confirmação de algumas informações.

Como faço para excluir minha conta do Portal do Paciente?

Você pode excluir sua conta acessando Menu, Configurações, Excluir Conta. Para sua segurança será solicitado a confirmação de algumas informações. Mas fique tranquilo que sua conta será excluída apenas no Portal, e seus dados serão mantidos nos sistemas do Hospital. Se quiser solicitar o Direito ao Esquecimento, entre em contato pelo e-mail ouvidoriasirio@hsl.org.br.

Como excluir um resultado de exame?

Você pode excluir um exame ou conjunto de exames. Basta selecionar o menu ⋮ (três pontos) na lateral direita do exame ou do dia do exame. Para sua segurança será solicitado a confirmação de algumas informações. Mas fique tranquilo que os exames serão excluídos apenas no Portal, e seus dados serão mantidos nos sistemas do Hospital.

Posso compartilhar minha senha com meu médico ou um familiar?

O Hospital Sírio-Libanês não recomenda o compartilhamento de senhas. Para fornecer acesso temporário a resultados de exames específicos, você pode compartilhar selecionando no Menu ⋮ (três pontos) junto ao resultado de exames.

Por quanto tempo meu médico ou familiar poderá acessar os resultados de exames compartilhados?

O acesso será concedido por 15 dias a partir da data de compartilhamento.

Compartilhei um exame, mas gostaria de retirar o acesso. Como devo proceder?

Você pode revogar o acesso aos exames, basta acessar Menu, Configurações, Compartilhamentos. Ao revogar o acesso, todos os links que você compartilhou serão cancelados.

O que são exames sensíveis?

São um conjunto de 74 exames específicos para diagnóstico de gravidez, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs, anteriormente chamadas de DSTs) e substâncias psicoativas (como anfetaminas, opiáceos e canabinóides). Os exames são classificados desta forma para facilitar o controle da visualização pelo paciente, que pode ocultar os resultados no Portal do Paciente. A sua equipe médica continuará com o acesso aos resultados para garantir o atendimento.

Como eu desabilito a visualização de exames sensíveis?

Você pode habilitar e desabilitar a visualização no Portal quantas vezes quiser. Acesse o Portal e no Menu Configurações, selecione Exames Sensíveis. Para sua segurança será solicitado a confirmação de algumas informações. Você pode ocultar a visualização no Portal do Paciente. A sua equipe médica continuará com o acesso aos resultados para garantir o atendimento.

O que é meu Histórico Hospitalar?

O seu histórico traz uma linha do tempo com todas as suas passagens em uma de nossas unidades. Você pode consultar todos os detalhes, desde uma cirurgia a um simples exame. Você também pode baixar seu boleto, nota fiscal e conta hospitalar dos itens não cobertos pelo convênio.

Como posso filtrar os meus registros de saúde do histórico?

Você pode filtrar seus dados de duas formas, disponíveis no topo da página do Histórico de Saúde: pelo ano do registro ou pelo tipo de atendimento (Pronto Atendimento, Ambulatório, Internações, Exames, Cirurgias, Medicamentos). E poderá separar os registros que possuem conta hospitalar para melhor visualização.

Saúde Populacional 

O que está incluso no meu benefício de Atenção Primária à Saúde do Sírio-Libanês?

  • Atenção Primária à Saúde com consultas com médicos e enfermeiros de família;
  • Equipe multiprofissional composta por psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta (para avaliação e seguimento com atendimento de terapia breve prioritariamente por canais remotos);
  • Acompanhamento ativo de condições crônicas dentro de linhas de cuidado (Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica, Saúde Mental, Osteomioarticular, Gestantes, Puérperas);
  • Ações de promoção à saúde e qualidade de vida;
  • Acompanhamento ativo e receptivo, e atendimento assistencial por canais remotos (telefone, WhatsApp, plataforma digital de atendimento);
  • Administração de medicamentos de uso na Atenção Primária à Saúde nos ambulatórios físicos;
  • Exames e pequenos procedimentos ambulatoriais de baixa complexidade;
  • Atendimento a condições agudas, urgência/emergência (este último com estabilização e encaminhamento para atendimento externo a depender do caso apresentado).

Importante ressaltar: A composição dos serviços disponíveis pode variar de acordo com as condições contratuais.

O que é Atenção Primária à Saúde?

A Atenção Primária na Saúde Corporativa se propõe a absorver e resolver a maioria das suas demandas de saúde, contemplando o rastreamento, promoção à saúde e gestão de condições crônicas como diabetes, hipertensão arterial e saúde mental, entre outras, em um fluxo de acolhimento, diagnóstico, proposição de plano de cuidado e monitoramento. Quando há a necessidade de um cuidado especializado, o médico de família referencia o caso para o especialista focal.

Na Atenção Primária temos profissionais de Saúde da Família, que são médicos e enfermeiros especialistas em prestar cuidados personalizados e continuados, independente de idade (da criança ao idoso), ocupação, gênero ou problema de saúde.

Esses profissionais são especialistas em pessoas, personalizando sua atuação para as necessidades particulares de cada indivíduo, independentemente da queixa ou problema apresentado. Eles entendem os problemas de saúde em sua totalidade, e os acompanham ao longo da vida com projetos de cuidado conjuntos para garantir as melhores respostas.

Qual a composição do time de saúde?

Além de técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos de família, o time de saúde conta com profissionais da equipe multiprofissional como nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas.

Importante ressaltar: A composição do time de saúde pode variar de acordo com as condições contratuais.

Como sei quem faz parte da minha equipe de saúde?

Nossa central de agendamentos possui a informação de quem são os profissionais do seu time de saúde e pode lhe informar sobre os profissionais, bem como sobre a disponibilidade de agenda dos mesmos. Além disso, cuidamos para que, em sua primeira consulta, todos os profissionais do seu time de saúde sejam apresentados a você.

Como agendo uma consulta com um profissional do time de saúde?

O agendamento é feito através da Central de Atendimento Telefônico no número 0800 770 0774, na opção 2 “agendamento de consultas”. Ao solicitar um agendamento, serão solicitadas informações como data de nascimento, número de um documento de identificação, telefone e e-mail. Será também questionado o formato da consulta, se online ou presencial.

Qual o horário de atendimento do canal de atendimento telefônico?

Nossa central de atendimento está disponível das 8h às 20h de segunda a sexta-feira, e das 8h às 14h aos sábados. Não há atendimento aos domingos e feriados.

Como funciona a consulta online?

O paciente receberá por e-mail um link para acessar a consulta com o profissional do time de saúde na data e horário agendado. A tolerância para que o paciente acesse o link é de 10 minutos do horário agendado. Se o paciente não acessar, o profissional de saúde entrará em contato através do telefone informado no momento do agendamento. Todos os documentos emitidos durante a consulta, como receituários, atestados e laudos, serão encaminhados por e-mail e/ou SMS com link e assinados digitalmente. No início da consulta serão confirmadas as seguintes informações: nome completo, número de um documento de identificação e data de nascimento.

Como funciona a consulta presencial?

A data, o horário e o endereço da unidade de saúde serão encaminhados ao paciente por e-mail e SMS. Recomenda-se a chegada na unidade para a consulta presencial com 10 minutos de antecedência. A tolerância para atrasos é de 10 minutos. No início da consulta serão confirmadas as seguintes informações: nome completo, número de um documento de identificação e data de nascimento.

Qual o horário de atendimento presencial nas unidades externas de atendimento do Sírio-Libanês?

Nossas unidades funcionam em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Qual a estrutura das unidades externas onde são realizados os atendimentos presenciais com o time de saúde?

As unidades de Atenção Primária à Saúde são equipadas para atendimento a crianças, adultos, idosos e gestantes, bem como para pequenos procedimentos, contemplando ações de promoção à saúde, prevenção, assistência ambulatorial e atendimento a situações agudas, incluindo situações de urgência e estabilização das situações de emergência. Os consultórios são multiuso, permitindo a execução de pequenos procedimentos dermatológicos e ginecológicos e a realização de curativos, assim como administração de medicamentos.

Onde são registrados os atendimentos realizados pelos times de saúde?

Todas as informações de saúde do paciente são armazenadas em prontuário eletrônico. Os profissionais dos times de saúde têm acesso ao prontuário de todas as unidades da Saúde Corporativa, o que permite o acesso ao histórico clínico independentemente do local de atendimento.

Como posso solicitar a cópia de um prontuário?

A cópia do prontuário eletrônico pode ser solicitada pelo paciente ou representante legal (em caso de óbito) através do e-mail solicitacao.saudecorporativa@hsl.org.br.

O que faço caso tenha problemas relacionados ao agendamento da minha consulta (não recebimento de SMS de confirmação, cancelamento, remarcações, etc.)?

O ponto de apoio para a resolução de qualquer problema será sempre o número 0800 770 0774.

Quais os endereços de atendimentos disponíveis?

Importante ressaltar: Os endereços de atendimento podem variar de acordo com as condições contratuais.

ABC
São Caetano do Sul: Av. Goiás, 420, Centro – São Caetano do Sul

Zona Leste
Shopping Anália Franco: Av. Reg. Feijó, 1739 – Tatuapé (Em 2022 será substituído por unidade no Shopping Silvio Romero – Rua Cantagalo, 74)

Zona Norte
Braz Leme: Av. Braz Leme 2.011, 380 – Santana

Zona Sul
Rochaverá: Av. Chucri Zaidan, 1170 – Vila Cordeiro (Em 2022 será substituído por unidade no Morumbi Office Tower – Av. Roque Petroni Junior, 999)
Sírio-Libanês Itaim Bibi: Rua Joaquim Floriano, 533

Zona Oeste
Vila Romana: Rua Cerro Corá, 1865 (Em 2022 será substituído por unidade na CEAB Towers - Av. Francisco Matarazzo, 1500)

Centro
Sírio-Libanês Bela Vista: Rua Dona Adma Jafet, 91

Posso ir a qualquer uma das unidades de atendimento?

Não, o atendimento presencial sempre se dá na unidade onde o paciente está carteirizado para garantirmos o acompanhamento longitudinal pelo seu time de saúde.

Não gostei da minha equipe de saúde, posso mudar? O que fazer para mudar?

Sim, você pode solicitar mudança do seu time de saúde através do e-mail solicitacao.saudecorporativa@hsl.org.br. Importante ter em mente que, com a mudança do time de saúde, pode ser necessária a mudança de unidade de atendimento.

Preciso apenas pegar uma renovação de receita médica, preciso agendar uma consulta?

Sim, a renovação de receita é um excelente momento para seu médico de família conhecer mais sobre você e suas necessidades de saúde, por isso todas as renovações precisam estar atreladas a uma consulta médica.

Posso realizar exames através do serviço de Atenção Primária à Saúde do Sírio-Libanês?

Sim, atualmente a coleta de exames é realizada pelo nosso parceiro Fleury na unidade em que o paciente está carteirizado (para beneficiários com atendimento presencial).

Quais os horários e locais disponíveis para a coleta de exames?

Os horários de coleta de exame podem ser consultados diretamente com sua equipe de saúde, ou entrando em contato com o laboratório Fleury da sua unidade.

Um profissional de time de saúde do Sírio-Libanês entrou em contato comigo para fazer a “coordenação do meu cuidado”. O que isso significa?

A partir do entendimento do seu histórico de saúde e do seu momento atual, o seu time de saúde monta um plano de cuidado personalizado e a periodicidade do acompanhamento. Esse acompanhamento se dá principalmente de forma remota (ligações, mensagens de texto, e-mail). A cada novo contato, os profissionais avaliam a necessidade de mudanças ou de adaptação, reestruturam o plano de acordo com as suas necessidades e redirecionam você a outros profissionais do time de cuidado sempre que preciso.

Como acesso o Pronto Atendimento Digital?

O Pronto Atendimento Digital pode ser acessado através do aplicativo Adma (quando disponível) ou através do número 0800 770 0774.

Qual o horário de funcionamento do Pronto Atendimento Digital?

O Pronto Atendimento Digital está disponível 24 horas por dia nos 7 dias da semana, incluindo feriados.

Quando devo procurar o Pronto Atendimento Digital e quando devo procurar a equipe de Atenção Primária à Saúde?

Cada canal tem seu objetivo próprio. Na Atenção Primária à Saúde você conta com o acompanhamento continuado do seu time de saúde. Sempre que possível, procure agendar um horário para ser atendido pela sua equipe de referência para que eles acompanhem a gestão da sua saúde. Caso você tenha alguma dúvida fora do horário de atendimento da sua unidade de Atenção Primária à Saúde ou apresente alguma situação que julga não poder esperar o agendamento de uma consulta, você pode acionar o Pronto Atendimento Digital. Mas fique atento, o Pronto Atendimento Digital não substitui o Pronto Atendimento presencial. Caso você identifique ou suspeite de alguma situação grave que possa colocar sua vida em risco (AVC, infarto, crise alérgica, etc.), você deve buscar um Pronto Atendimento presencial imediatamente.

Como funciona o Pronto Atendimento Digital?

No Pronto Atendimento Digital você encontra um atendimento receptivo com enfermeiros e médicos 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Os profissionais do Pronto Atendimento Digital estão prontos para responder dúvidas (de saúde em geral, medicamentos, sintomas, entre outros) dar orientações para a resolução de questões pontuais de saúde (como realização de curativos), dar suporte a condições agudas e realizar diagnósticos e prescrições. Mas fique atento, o Pronto Atendimento Digital não substitui o Pronto Atendimento presencial. Caso você identifique ou suspeite de alguma situação grave que possa colocar sua vida em risco (como indícios de AVC, infarto, crise alérgica, etc.), você deve buscar um Pronto Atendimento presencial imediatamente. Ao acionar o Pronto Atendimento você é primeiro atendido por nossa equipe de enfermagem. A partir de uma triagem inicial, a equipe poderá te dar as orientações para a resolução da sua questão de saúde ou, caso seja identificada a necessidade, direcionará o seu caso para um atendimento médico. O tempo de resposta da equipe médica segue de acordo com a classificação do seu caso. Em caso de baixa gravidade, a equipe médica retornará o contato em até 2 horas. Em gravidade classificada como média o retorno acontece em até 30 minutos. Para gravidade alta, o atendimento médico é imediato.

O que é Adma?

Adma é um aplicativo do programa de Saúde Populacional do Sírio-Libanês que te permite:

  • Ingressar no programa, com acesso aos termos de uso, gestão de dados e aceite ao programa;
  • Definição de senha de acesso à conta;
  • Edição de dados cadastrais, medidas corporais e carteira vacinal online;
  • Agendamento de consultas (digitais e presenciais);
  • Realização de consulta digital (com vídeo, chat e envio de arquivos como resultados de exames);
  • Acesso ao Pronto Atendimento Digital;
  • Verificação de histórico de consultas;
  • Acesso a suporte técnico via chat 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Como faço para começar a usar o aplicativo Adma?

  • Primeiro, você precisará baixar o aplicativo, que pode ser encontrado na Google Play e na App Store (Apple). O aplicativo é grátis, e só está disponível para beneficiários cadastrados das empresas contratantes do programa de Saúde Populacional do Sírio-Libanês;
  • Ao acessar pela primeira vez, você deverá seguir o fluxo de cadastro;
  • Uma vez concluído o cadastro, você consegue navegar pelo aplicativo, agendar consultas e usar todas as funções disponíveis.

Como devo me preparar para uma consulta digital?

Procure um lugar tranquilo, sem barulho, onde não seja interrompido e que tenha boa conexão de internet e iluminação. Teste o seu dispositivo e o aplicativo com antecedência, para assim garantir tempo hábil suficiente para acionar o suporte e restabelecer sua conexão se for o caso.

Se eu tenho uma consulta digital agendada e não conseguir acessar o aplicativo, o que devo fazer?

Se no momento da sua consulta você tiver problemas para acessar o aplicativo, entre em contato diretamente com a sua unidade de atendimento ou, caso não seja possível, ligue no 0800 770 0774 e selecione a opção 2 (agendamentos) para que sua consulta possa ser reagendada. Se estiver conseguindo acessar o aplicativo mas tiver algum problema para entrar na consulta online, acesse o chat de suporte técnico presente no próprio aplicativo.