Vacina
Meningocócica ACWY

Destaque Marketing

Para que serve?

A vacina previne contra meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Composição

Contém antígeno formado por componentes das cápsulas das bactérias (oligossacarídeos) dos sorogrupos A, C, W e Y conjugados a uma proteína que, dependendo do fabricante, pode ser o toxoide tetânico ou o mutante atóxico da toxina diftérica, chamado CRM-197. Pode conter também sacarose; trometamol; fosfato de potássio diidrogenado; sacarose; cloreto de sódio; fosfato de sódio diidrogenado monoidratado; fosfato dissódico hidrogenado diidratado; cloreto de sódio e água para injeção. É uma vacina inativada, portanto, não causa a doença e é encontrada em clínicas privadas de vacinação.

Quem deve tomar?

As sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam o uso rotineiro dessa vacina para crianças, adolescentes e adultos. Na impossibilidade de usar a vacina ACWY, deve-se utilizar a vacina meningocócica C conjugada.

Em gestantes o uso é limitado, recomendado em situações especiais.

Qual a quantidade de doses?

  • Para crianças, a vacinação deve iniciar aos 3 meses de idade com duas doses no primeiro ano de vida e reforços aos 12 meses, 5 anos e 11 anos de idade.
  • Para adolescentes que nunca receberam a vacina meningocócica conjugada quadrivalente — ACWY, são recomendadas duas doses com intervalo de cinco anos.
  • Para adultos, dose única

Contraindicação

Pessoas que apresentaram anafilaxia após o uso de algum componente da vacina ou após dose anterior. Em gestantes o uso é limitado, de acordo com critério médico.

Via de aplicação

Intramuscular

Onde tomar?

Você pode tomar essa vacina em nossos Centros de Imunização:

Principais vacinas oferecidas