Você já ouviu falar sobre ergonomia?

ernogomia-min.png

Ergonomia é uma ciência que estuda a relação do ser humano com suas condições de trabalho. Postura e posição sentada adequadas são alguns dos muitos exemplos de ergonomia no local de trabalho.

Devemos aprender a respeitar nosso corpo. E isso envolve cuidar dele e de aspectos nas atividades diárias que podem prejudicá-lo. Fazer pausas para descanso, utilizar equipamentos adaptados ou modificar a forma com que realizamos as atividades pode ajudar na prevenção de lesões e nos deixar mais confortáveis durante o expediente.

Confira 7 dicas para ajustar o seu posto de trabalho:

  1. Relaxe os ombros.
  2. Use uma cadeira com regulagem para fazer os ajustes de altura necessários. Seu umbigo precisa estar na mesma altura do tampo da mesa ou os cotovelos alinhados com as mãos.
  3. Encoste suas costas no encosto da cadeira.
  4. Apoie seus pés no chão ou em um apoio para pés. Garanta, também, que suas pernas fiquem a 90°. Isso evita sobrecarga na coluna e que a coxa fique pressionada, prejudicando a circulação nas pernas. A mesa de trabalho deve ter uma profundidade mínima de 60cm, pois é o espaço necessário para acomodar bem as pernas.
  5. Ajuste a altura da tela do computador: o centro dela deve estar na mesma altura dos seus olhos. Ficar com o queixo abaixado ou olhando para cima pode sobrecarregar coluna, pescoço e olhos. Utilize a regulagem de altura do seu monitor ou um suporte. Se você usa notebook, é fundamental contar com teclado e mouse separados para que consiga ajustar a altura da tela.
  6. Punhos e antebraços devem estar apoiados, os cotovelos soltos e próximos ao tronco. Deixe de 10 a 15 cm de espaço entre o teclado e a borda da mesa para apoiar antebraços e punhos, pois digitar sem apoio sobrecarrega coluna, braços e punhos. Suportes de punho, no entanto, devem ser utilizados somente se o mouse e o teclado forem muito altos ou caso algum desconforto torne o apoio sobre a mesa doloroso. Novamente, se você usa notebook, teclado e mouse separados são necessários para que consiga apoiar corretamente seus punhos e antebraços.
  7. Fique simétrico e centralizado com seus objetos de trabalho. Simetria permite equilíbrio e harmonia das estruturas do seu corpo.

É importante estarmos atentos à iluminação do ambiente. Excesso ou falta de iluminação prejudicam nossa visão. Por isso, ele deve ser claro e ter uma distribuição uniforme de luz. Devemos evitar sentar de frente ou de costas para janelas devido à luz externa direta nos olhos ou refletida na tela. Devemos evitar, também, a permanência em áreas sem proteção contra a luz do sol ou com superfícies reflexivas.

O uso prolongado de computador, tablet ou celular pode trazer sensações como olhos ressecados, ardência nos olhos e dor de cabeça. Portanto, evite o uso do celular ao fazer pausas no trabalho. Para melhorar o ressecamento, cubra os olhos com as mãos e pisque forte algumas vezes. Esta dica pode ser utilizada sempre durante as pausas.

Importante: Não existe nada ergonômico por muito tempo. Mesmo a melhor cadeira não é capaz de aliviar a sobrecarga de ficar na mesma posição o dia todo. Fazer pausas e movimentar-se ainda é a melhor solução ergonômica.

Se você precisar de algum dispositivo para adaptação como apoio de pé, suporte de punho, tela ou notebook converse com o seu gestor e veja como solicitar.