Saúde bucal e a prevenção de doenças crônicas

foto_blog_saúde_bucal_doenças_crônicas.webp

Você sabia que há uma ligação entre a saúde bucal e condições crônicas como doenças cardíacas e diabetes? Doenças bucais, como a doença periodontal, que é a inflamação crônica dos tecidos ao redor dos dentes, estão associadas a um maior risco de desenvolver hipertensão, diabetes e algumas doenças cardiovasculares, incluindo aterosclerose, infarto e derrame (AVC).

Qual a relação entre saúde bucal e doenças crônicas?

Os mecanismos que explicam essa relação ainda estão sendo estudados e pesquisados, mas já apontam que cuidar da saúde da boca é cuidar da saúde do corpo todo.

Quando problemas bucais prejudicam os dentes, tecidos e ossos, as bactérias que estão alojadas na boca podem se deslocar para outras partes do corpo através da corrente sanguínea. Nos casos de inflamações crônicas da gengiva e dos tecidos ao redor dos dentes, as substâncias liberadas podem causar efeitos no organismo como um todo.

Como cuidar da saúde bucal e prevenir complicações?

Já que a manutenção de uma boa saúde bucal reduz o risco de diversas doenças crônicas e também da mortalidade, aqui vão algumas dicas para o cuidado adequado com a sua boca:

  • Realize diariamente a higiene bucal da forma correta: escove os dentes com escova de dentes de cerdas macias e retas e creme dental com flúor após às refeições (ao menos 3 vezes ao dia), utilize fio dental entre os dentes ao menos uma vez ao dia e também escove o dorso da língua;

  • Tenha uma alimentação saudável e balanceada. O consumo de muitos alimentos ricos em açúcares livres está associado ao surgimento de cáries e inflamações;

  • Evite o consumo de bebidas alcóolicas em excesso e também o fumo. O álcool e o tabaco aumentam o risco de câncer de boca e são prejudiciais aos dentes e à gengiva;

  • Faça acompanhamento regular com o dentista para detecção precoce de problemas e orientações personalizadas.

Prestar atenção à saúde da boca é investir no bem-estar do corpo inteiro. Caso perceba sinais e sintomas como gengiva sangrando, mau hálito que não melhora, dor ou sensibilidade nos dentes, procure orientação profissional o quanto antes. Pequenas ações de cuidado hoje podem evitar complicações no futuro e garantir mais saúde, qualidade de vida e confiança ao sorrir.

Viva o seu melhor