- Home › Blog › Viva o seu melhor › Reflexões sobre ser mãe
Reflexões sobre ser mãe
Sírio-Libanês
11/05/2023 · 1 min de leitura
No universo das mães já se tornou comum ser bombardeada de dicas, conselhos e informações — mesmo quando não pedimos. A internet ainda exacerba uma maternidade irreal que envolve disponibilidade incessante, saúde mental em dia, corpos perfeitos e outras pressões sociais que não representam a realidade. Sabemos que, além de ser mãe, há uma pessoa ali que tem seus medos, sentimentos, angústias, expectativas e que também precisa de cuidado e descanso.
Pensando nisso, separamos algumas dicas de leitura para mães, futuras mães, parceiros, família e toda a rede de apoio que a mulher precisa para se sentir acolhida e perceber que, ter dias bons e outros nem tanto é normal. Estamos com você!
1. “Eu não nasci mãe: o que precisei desaprender para aprender a ser mãe” por Lua Barros.
Seria mais fácil se cada criança viesse com um manual, né? Como essa não é a realidade, Lua Barros aproveita a sua experiência como mãe e educadora parental para trazer questionamentos com o intuito de auxiliar o leitor a buscar as suas próprias respostas para educação dos filhos, sem fórmulas mágicas.
2. “Talvez você deva conversar com alguém: uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós” por Lori Gottlieb.
A jornada de autoconhecimento é longa, mas importante. Por isso, conversar sobre as dúvidas, receios, alegrias, culpa, ansiedade, autoestima e outras infinitas questões são essenciais para sermos mais leves conosco. Este livro fala sobre a importância de ser ouvido, da coragem, do afeto e ajuda a dar luz a temas misteriosos dentro de nós. Afinal, mesmo sendo mãe, ainda há ali uma pessoa com seus sonhos, desejos e angústias da vida.
3. “60 dias de neblina” por Rafaela Carvalho.
Por meio de crônicas, a autora traz em palavras os contratempos do cotidiano que fazem parte da vida de toda mãe, como noites mal dormidas, inseguranças, puerpério, entre outras situações. Com uma leitura leve, como se fosse uma amiga conversando com você, Rafaela traz carinho para a alma falando sobre maternidade real.
4. “A filha perdida” por Elena Ferrante.
O romance conta a história de Leda, uma professora universitária, que vê suas filhas se mudarem para o Canadá, país onde o pai vive, enquanto ela aproveita para viajar ao sul da Itália de férias. Durante a viagem, Leda se pega observando cenas ao seu redor e se enxerga em Nina, mãe de Elena e jovem, trazendo à tona lembranças da própria vida e assuntos que ela ainda nunca tinha compartilhado com ninguém.