- Home › Blog › Viva o seu melhor › Psicoterapia: o que precisamos saber?
Psicoterapia: o que precisamos saber?
Sírio-Libanês
18/09/2023 · 1 min de leitura
Muito se fala sobre psicoterapia, mas não necessariamente estamos ouvindo ou lendo informações corretas sobre o tema. Por isso, queremos te apoiar nisso.
O que é a psicoterapia?
A psicoterapia é um campo baseado em conhecimentos teóricos e técnicos, implementados por meio de um relacionamento interpessoal. Ela abrange uma variedade de práticas terapêuticas conduzidas por psicólogos, apesar dessa função não ser exclusiva desta categoria. Ela também pode ser realizada por psiquiatras, terapeutas familiares e psicanalistas, por exemplo.
Na psicoterapia, o objetivo é abordar dores e insatisfações psicológicas, individuais ou grupais. E isso inclui: aumento do autoconhecimento, uso de recursos pessoais, desenvolvimento de estratégias para lidar com desafios e melhoria do bem-estar, tratando o sofrimento psíquico. A psicoterapia também deve criar um espaço onde as pessoas se sintam acolhidas e abertas para falar, nomear seus pensamentos, sentimentos, comportamentos e relações com os outros.
Trata-se de um trabalho desafiador, que exige tempo, esforço e comprometimento, tanto do profissional quanto da pessoa em tratamento. E, diferente do que muita gente pensa, a psicoterapia não tem como propósito mostrar que a vida pode ser totalmente plena, feliz e sem frustrações. Pelo contrário, ela ajuda o paciente a lidar melhor com as adversidades, com o sofrimento e com as variáveis que fazem parte da jornada de todos, sem exceção.
Quando devemos procurar a psicoterapia?
De forma bem direta, quando o sofrimento ou angústia por algo toma proporções que nos adoecem, ficando difícil “tocar a vida”. Nesse momento, a psicoterapia se apresenta como uma oportunidade de a gente entrar em contato com as causas do nosso adoecimento e entender o que dos nossos sintomas tem a ver com quem somos/nossas histórias e nos responsabilizar sobre elas.
Alguns mitos e verdades da psicoterapia
“Quem procura psicoterapia é fraco.”
MITO! Ir ao psicólogo é sinal de cuidado e não de fraqueza. Não há nada de errado em precisar de apoio emocional e psicológico.
“Só deve procurar um psicólogo quem tem transtorno mental grave.”
MITO! O atendimento psicológico é benéfico para todas as pessoas, pois proporciona um espaço de acolhimento e reflexão.
“Existem tipos diferentes de psicoterapia.”
VERDADE! Existem diversas linhas teóricas com técnicas e abordagens diferentes na psicologia, como: psicanálise, terapia cognitivo comportamental, Gestalt-terapia, psicodrama, entre outras.
“Conversar com um psicólogo é a mesma coisa que conversar com um amigo.”
MITO! Conversar com um psicólogo não é como desabafar com amigos. A psicologia é uma ciência e por isso possui método, técnica e comprovação.
Para concluir, a psicoterapia é um processo valioso que envolve um trabalho significativo e realista. Não se trata apenas de falar sobre problemas, mas de enfrentá-los, entendê-los e encontrar maneiras construtivas de lidar com eles. A terapia não é uma jornada fácil, mas que pode levar a um maior autoconhecimento, resiliência emocional e a uma vida mais saudável.