Os 60 são os novos 30. Como envelhecer de maneira saudável?

idosos-amigos_1170x494px-min.jpg

A figura estereotipada de envelhecimento relacionada ao descanso e à inatividade, está no passado! Como o próprio adjetivo já diz, não condiz com a maior parte das pessoas desse grupo etário.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a legislação brasileira (Estatuto do Idoso), idoso é aquele indivíduo com 60 anos ou mais. No Brasil, essa faixa etária corresponde a 18% da população do país.

Pensando nessa parcela populacional tão representativa e das mais diferentes idades, escolhemos conversar com você sobre um tema fundamental: o envelhecimento saudável. A escolha se dá pelo gradativo aumento da expectativa de vida, que fará com que cada vez mais pessoas se tornem idosas e vivam além dos 80-90 anos. Tanto que o tema é um dos focos da Organização das Nações Unidas (ONU), que chama a década de 2020-2030 de “Década do Envelhecimento Saudável”.

Afinal, o que é envelhecer de maneira saudável?

Nada mais é do que desenvolver e manter a habilidade funcional que permite o bem-estar na idade avançada. Em outras palavras, é fazer com que as pessoas envelheçam com qualidade de vida, mantendo suas capacidades física e mental, continuando a serem participativas em suas atividades individuais e/ou coletivas, contribuindo com a sociedade através de seus conhecimentos, experiências e força de trabalho.

Como chegar a essa fase com saúde plena?

A ONU desenhou um plano de ação para promover vidas mais longas e mais saudáveis. A proposta é mudar o conceito de envelhecimento saudável: ao invés de focar na ausência da doença, investir na prevenção e na promoção à saúde, permitindo que o idoso aja em prol do que realmente importa.

Consciência, autocuidado, AÇÃO!

O plano de ação para um envelhecimento saudável tem como base 4 áreas interligadas:

  • Mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos em relação à idade e ao envelhecimento (combate ao “etarismo”);
  • Garantir que comunidades promovam as capacidades das pessoas idosas;
  • Entregar serviços de cuidados integrados e de atenção primária à saúde centrados na pessoa e adequados à pessoa idosa;
  • Propiciar o acesso a cuidados de longo prazo às pessoas idosas.

Saúde Populacional

A Saúde Populacional do Sírio-Libanês se envolve por completo com o plano de ação da ONU. Somos um serviço de atenção primária, com profissionais especializados em Saúde da Família, uma área que é focada no cuidado centrado na pessoa e que tem a “longitudinalidade” entre os seus atributos essenciais, ou seja, o acompanhamento do paciente ao longo de toda a sua vida, de maneira contínua, independente de criança, jovem, adulto ou idoso.

Através de consultas e campanhas de educação em saúde levamos mensagens de combate aos preconceitos, entre eles o etarismo, e auxiliamos na promoção do autocuidado em saúde.

Time de Saúde do Sírio-Libanês

Se você se interessou pelo assunto, agende um bate-papo com o Time de Saúde Sírio-Libanês para alinhar um plano de envelhecimento saudável com uma excelente qualidade de vida.

E você, jovem/adulto, aproveite para conversar com parentes e pessoas queridas que sejam idosas para conscientizá-los sobre o assunto, e converse também com seu Time de Saúde para já traçar um planejamento de saúde que pense no seu bem-estar lá na frente.