Doar sangue pode salvar até 4 vidas

Doar sangue pode salvar até 4 vidas..jpeg

Você sabia que uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue em seu corpo e que cada doação realizada retira, no máximo, 450ml? Além disso, uma única doação de sangue pode salvar até 4 vidas. Pessoas que estão passando por tratamentos e intervenções médicas de grande complexidade, como transplantes e cirurgias, por exemplo, são as que mais precisam desse cuidado. No texto abaixo você vai saber mais detalhes sobre o assunto, como os principais requisitos para realizar a doação de sangue, atualizações do tema em nosso país e outras informações importantes para ser um doador de sangue regular.

A importância de saber o seu tipo sanguíneo

Saber qual é o seu tipo sanguíneo fornece informações imprescindíveis não apenas sobre você em questão de parentesco, mas também sobre a compatibilidade sanguínea em casos de doação e transfusão de sangue. Ter conhecimento do seu tipo sanguíneo é fundamental, pois evita o chamado choque anafilático (reação alérgica muito grave) em caso de contato com sangue não compatível.

Caso você não saiba o seu tipo sanguíneo, é possível fazer o exame em laboratórios de análises clínicas. É rápido e de extrema relevância para quem doa sangue.

Entenda a função dos hemocentros

Os hemocentros são instituições que realizam atividades utilizando o sangue doado e seus derivados para o tratamento de diversas doenças. Para que essas atividades possam ser realizadas, é necessário que seus estoques de sangue estejam sempre abastecidos – o que só é possível por meio da doação de sangue. O consumo de sangue nos hemocentros é diário e contínuo, pois ele é usado em diversas situações e não há substituto para o sangue, ele é vital! É por isso que a doação deve encarada como um gesto solidário, voluntário e feita regularmente.

Conheça os pré-requisitos para doar sangue

• Estar em boas condições de saúde;
• Ter entre 16 a 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
• Pesar no mínimo 50kg;
• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h);
• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas últimas 4h que antecedem a doação);
• Apresentar documento original com foto recente que permita sua identificação;
• Candidatos à doação que têm entre 16 e 18 anos incompletos poderão doar sangue com a permissão dos pais ou responsável legal, estando acompanhados por eles. É necessário apresentar a cópia do documento que comprove a relação do candidato com os pais ou responsável e assinar o termo de consentimento.

Etapas antes da doação de sangue

• Ao chegar no hemocentro, você fará um breve cadastro com seus dados pessoais e realizará alguns testes para verificar pressão arterial, peso, temperatura corporal e garantir que você não tem anemia;
• Em seguida, você passará por uma triagem com um profissional de saúde que fará uma entrevista anônima. Essa entrevista tem como objetivo avaliar se a doação pode trazer riscos para quem vai receber o sangue e para os profissionais envolvidos no processo. É muito importante que você seja sincero em todas suas respostas para segurança de todos! Ao finalizar a entrevista, o profissional informará se você está apto ou não para doar o sangue;
• Caso você esteja apto, você seguirá para a sala de coleta de sangue. Por lá, os profissionais acompanharão toda sua doação e oferecerão o suporte necessário;
• Ao finalizar a doação, você ficará em observação por alguns minutos até um profissional liberá-lo para a sala de lanche. O lanche após a doação de sangue é muito importante!
• Após essas etapas, pronto! Você já pode ir para casa ou trabalho.

Quem doa para quem?

Tipo Sanguíneo.png

Os cuidados após a doação também são essenciais!

• Hidrate-se! O consumo de água ajuda na reposição do volume de sangue que foi doado!
• Não consuma bebidas alcoólicas no dia da doação;
• Não faça força nem carregue peso com o braço em que foi coletada a doação;
• Não volte ao trabalho se a sua ocupação for perigosa, por exemplo: operador de máquina de corte, motorista etc.

Ser um doador de sangue regular exige uma doação mensal?

Não. Aliás, existem intervalos de tempo que precisam ser respeitados entre as doações de sangue. Confira a seguir.

• Para homens: de 2 em 2 meses, sendo, no máximo, 4 doações ao ano;
• Para mulheres: de 3 em 3 meses, sendo, no máximo, 3 doações no ano.

Respeitando esses intervalos, atendendo aos pré-requisitos e estando apto nas avaliações realizadas no local de doação, você pode se considerar um doador de sangue regular!

Como uma única doação de sangue pode salvar até 4 vidas?

A doação de sangue nos hemocentros passa por uma série de processos com critérios muito rigorosos de segurança, a fim de garantir a proteção para quem doa, para quem receberá e também para os profissionais envolvidos.

Assim que a doação é feita, a bolsa de sangue passa por uma etapa de fracionamento que separa o sangue em quatro partes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco e crioprecipitado (que é um concentrado de proteínas). Cada uma dessas partes separadas pode ser direcionada para quem está precisando no momento, de acordo com a sua condição de saúde. Como são separadas em 4 partes, podem apoiar até 4 pessoas diferentes.

Mitos da doação de sangue

  1. Doar sangue pode prejudicar o doador.

Isso não está correto porque o volume coletado é seguro para o doador.

  1. O doador pode contrair doenças durante a coleta.

Mito. Todo material é estéril e descartável. Não há contato com o sangue de outra pessoa.

  1. Mulheres não podem doar sangue durante a menstruação.

Também é um mito. A perda sanguínea da menstruação é prevista pelo organismo da mulher e o seu corpo está adaptado para realizar a reposição necessária.

  1. Pessoas LPGBTQIA+ não podem doar sangue.

Mentira. Desde 2020, de acordo com decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), pessoas LGBTQIA+ podem doar sangue. Essa é uma atualização válida para todo o nosso país, Brasil.

Saiba onde doar sangue

Você pode optar por doar o sangue em qualquer banco de sangue ou hemocentro perto de sua residência. Existem diversas instituições públicas e privadas que disponibilizam o serviço com segurança e qualidade.

Quando a gente se cuida, também podemos ajudar a cuidar do próximo. Por isso, seja um doador de sangue! Quem doa sangue, doa vida. Estamos aqui para esclarecer qualquer dúvida que você tiver. Conte sempre com seu Time de Saúde.

Referências:
Ministério da Saúde. Doação de Sangue. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/sangue Acesso em 16 de maio 2023.

Supremo Tribunal Federal (STF). Proibição de doação de sangue por homens homossexuais é inconstitucional, decide STF. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=443015&ori=1 Acesso em 16 de maio 2023.

Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo. Requisitos básicos para doação. Disponível em: https://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html Acesso em 16 de maio de 2023.

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Etapas da doação. Disponível em: http://www.saude.sp.gov.br/fundacao-pro-sangue/etapas-da-doacao/etapas-da-doacao Acesso em 16 de maio de 2023.

Fundação Hemominas. O que acontece com o sangue doado? Disponível em: http://www.hemominas.mg.gov.br/doacao-e-atendimento-ambulatorial/hemoterapia/fracionamento Acesso em 16 de maio de 2023.