- Home › Blog › Viva o seu melhor › Conhecendo mitos e verdades da hipertensão
Conhecendo mitos e verdades da hipertensão
Sírio-Libanês
10/06/2024 · 1 min de leitura
Uma condição crônica bastante comum entre brasileiros, a hipertensão, conhecida como “pressão alta”, requer um diagnóstico do Time de Saúde. E, apesar de ser algo que é levado para toda a vida, é possível realizar um acompanhamento de saúde e ter bem-estar mesmo sendo uma pessoa hipertensa. Pensando nisso, o Time de Saúde do Sírio-Libanês preparou um compilado de afirmações para desvendar se são mitos ou verdades sobre esse tema. Confira a seguir:
"A hipertensão arterial sempre apresenta sintomas claros"
MITO. A hipertensão arterial é conhecida como uma doença silenciosa e muitas vezes não apresenta sintomas evidentes.
"Apenas pessoas idosas podem desenvolver hipertensão"
MITO. Embora a idade elevada seja um fator de risco, a hipertensão pode afetar pessoas de todas as idades, especialmente se houver outros fatores de risco presentes.
Hipertensão é uma doença crônica multifatorial.
VERDADE. A hipertensão é causada por um conjunto de fatores.
"Se a pressão arterial está elevada em uma única medição, significa que a pessoa tem hipertensão"
MITO. O diagnóstico de hipertensão é feito após aferições persistentes da pressão arterial em pelo menos duas ocasiões diferentes, com medidas maiores ou iguais a 140x90 mmHg.
"A hipertensão é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares e renais"
VERDADE. Complicações como Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Encefálico (AVE), Insuficiência Cardíaca (IC) e Insuficiência Renal (IR) estão fortemente associadas à hipertensão.
"Tomar medicamentos é a única maneira de controlar a hipertensão"
MITO. Além dos medicamentos, mudanças no estilo de vida, como dieta saudável, prática de exercícios físicos, redução de consumo de álcool e controle do estresse são fundamentais para o controle da hipertensão.
"Hábitos de vida, como dieta rica em sódio e sedentarismo, aumentam o risco de desenvolver hipertensão"
VERDADE. A ingestão elevada de sódio, sedentarismo, e consumo de álcool são fatores de risco modificáveis que contribuem para a hipertensão.
"Medidas preventivas como prática de atividade física e bons hábitos alimentares ajudam a controlar a hipertensão"
VERDADE. A prática regular de exercícios físicos, uma alimentação balanceada e o controle do peso são essenciais para prevenir e controlar a hipertensão.
"A hipertensão afeta a produtividade no trabalho e a renda familiar"
VERDADE. As complicações da hipertensão, como infarto e AVC, podem levar a afastamentos do trabalho e altos custos com tratamento, impactando a produtividade e a renda das famílias.
Para saber: a pressão arterial nada mais é do que do que a força que o sangue do nosso corpo realiza em nossas artérias do corpo todo. Essa força vem do bombeamento feito pelo coração e por isso também que ela tem total relação com esse órgão. O valor médio de uma pressão arterial comum é de 120/80 mmHg (ou 12 por 8), enquanto medidas persistentes acima 140/90 mmHg (14 por 9) podem ser consideradas como valor elevado da pressão arterial. Mas, lembre-se: nenhum diagnóstico é feito por meio de uma simples aferição pontual. Consulte o seu Time de Saúde para um acompanhamento e análise efetiva da sua saúde.