Climatério e Menopausa: você sabe a diferença desses dois momentos na vida da mulher?

menopausa-climateriio.jpg

O assunto ainda tem lá os seus tabus. Por isso e também porque é um tema muito importante, vamos abordá-lo aqui em nosso blog. Esperamos apoiar você e muitas outras pessoas compreenderem e conhecerem mais sobre o tema.

Climatério e Menopausa

Chamamos de climatério o período de transição na vida reprodutiva da mulher, com uma redução gradual da produção hormonal pelos ovários. Já a menopausa, que faz parte do climatério, é caracterizada pelo momento em que a mulher já não menstrua por 12 meses consecutivos – acontecendo, geralmente, após os 45 anos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o climatério é uma fase natural da vida da mulher, não sendo considerado um problema de saúde. Trata-se de um marco entre os períodos reprodutivo e não reprodutivo, no qual diversas mudanças ocorrem no corpo feminino devido às flutuações hormonais. As mulheres que estão passando por esses momentos podem perceber, por exemplo:

  • Ciclos menstruais irregulares e imprevisíveis – às vezes vindo muito cedo ou muito tarde;
  • Ondas de calor repentino e suor, podendo atrapalhar a rotina da mulher. Aliás, esses sintomas são bastante comuns;
  • Surgimento de distúrbios do sono, como insônia;
  • Na parte sexual, algumas mulheres podem apresentar secura vaginal, dor durante o sexo ou problemas de libido;
  • E mudanças de humor também podem acontecer. Há mulheres que se sentem mais emotivas ou deprimidas durante essa fase.

E quando o climatério chegar. O que devo fazer?

De forma geral, há várias recomendações que podem ajudar as mulheres que estão passando pelo climatério a se sentirem melhor e a lidar com os sintomas dessa fase. Mas, como cada pessoa é única, vale a pena conversar sobre as necessidades e preocupações com o seu Time de Saúde para obter orientações personalizadas. De todo modo, a seguir compartilhamos algumas recomendações que podem te ajudar. Confira.

Faça atividade física regularmente: exercícios aeróbicos, como caminhada, natação ou ciclismo podem ajudar a manter o peso sob controle e melhorar o humor. Também é importante incluir exercícios de resistência e força para manter a massa muscular e a densidade óssea saudáveis.

**Cuide da alimentação: **tenha uma dieta saudável e equilibrada, rica em frutas, vegetais, folhas verdes, grãos integrais e proteínas magras, como o peixe. Opte por produtos lácteos com baixo teor de gordura e reduza o consumo de alimentos processados, açúcares refinados e gorduras saturadas. Eles são infamatórios para qualquer organismo.

Hidrate-se: com ou sem sede, beba bastante água. Capriche na hidratação especialmente se você estiver tendo ondas de calor.

Cuide do estresse: algumas atividades como meditação, ioga ou terapia ajudam a aliviar o estresse desse período. Caso note alguma alteração em relação à saúde mental, não hesite em buscar apoio profissional.

Rede de apoio: compartilhe as suas experiências com amigos, familiares e outras mulheres. O apoio emocional é sempre um grande aliado, ainda mais nas novas fases da vida.

Por fim, embora o climatério e a menopausa em si possam trazer desafios, essa pode ser considerada também um período de grande autoconhecimento. Com um estilo de vida saudável e apoio adequado, muitas mulheres atravessam essas fases e continuam a desfrutar de uma vida ativa e plena.

Lembre-se que você tem o seu Time de Saúde ao seu lado, para realizar acompanhamento regular, monitorar sua saúde e receber orientações específicas para o seu caso para te apoiar a viver melhor em qualquer idade.