6 dicas para quem quer praticar corrida

Corrida.png

A prática da corrida pode diminuir os riscos de doenças, melhorar os aspectos emocionais e aumentar a longevidade das pessoas. Dessa maneira, seja para atletas iniciantes ou para quem quer obter os melhores resultados em treinos e provas, correr pode ajudar a perder ou manter o peso, melhorar a circulação sanguínea, fazer você se sentir melhor e ter mais disposição.

Pensando nisso, o Time de Saúde do Sírio-Libanês separou algumas dicas para te ajudar na preparação do seu corpo e melhor aproveitar o exercício. Afinal, com segurança e cuidado vamos longe!

A escolha do calçado ideal

Opte por um tênis próprio para corrida. Ele deve ser confortável e com boa absorção do impacto dos pés no solo para diminuir o risco de lesões.

A alimentação também é importante para obter energia

Planejar a alimentação é um grande diferencial para melhorar o seu desempenho e a sua recuperação muscular, evitando o surgimento de possíveis lesões. Portanto, procure consumir boas fontes de nutrientes, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

No momento pré-corrida, você não precisa ter receio de consumir carboidratos, pois necessitará dessas calorias e as queimará durante a prática da atividade física. Mas, depois de correr, vale aquela máxima de que quanto mais colorido o prato, melhor.

Atente-se para o aquecimento adequado do corpo

Em toda prática esportiva, a melhor forma de prevenir lesões é com a realização de um bom aquecimento, ativando os músculos responsáveis para o exercício. Engana-se quem pensa que se alongar é dar apenas aquele “puxãozinho” nos pés ou joelhos. Por isso, separamos alguns movimentos específicos que auxiliam no aquecimento do corpo para uma boa corrida. Confira a seguir:

prática de corrida.png

Não ultrapasse os seus limites

Busque calcular a distância e o tempo dos seus treinos. Conforme o corpo vai adquirindo mais condicionamento, o seu desempenho poderá ser gradualmente aperfeiçoado.

Além disso, tenha cuidado com o excesso de treinamento. As lesões em corridas são geralmente ocasionadas por fatores que superam a capacidade do atleta. Portanto, atente-se ao aumento da frequência cardíaca de repouso, distúrbios do sono, alterações de humor, mudanças de apetite, desmotivação, desânimo, inflamações e lesões osteomusculares frequentes. Lembre-se: você sai de casa para correr, mas tem que voltar bem.

Recuperando os músculos após a corrida

Ter uma boa recuperação muscular, após uma corrida no parque da cidade ou depois da participação em alguma prova, é fundamental.

Por isso, busque ter um sono regular, beba bastante água e mantenha uma alimentação variada baseada em frutas, verduras, legumes, proteínas mais magras e prepare as suas refeições com temperos e ervas naturais, evitando alimentos industrializados.

Mantenha sempre os músculos e as articulações fortes e preparados

Alguns exercícios em paralelo aos dias e momentos de corrida, como agachamento, polichinelo, pular cordas, entre outros, podem ajudar a manter a musculatura e as articulações bem fortalecidas. Procure fazê-los ao longo da semana para auxiliar na prevenção de lesões, principalmente nos quadris, joelhos e tornozelos.

DICA BÔNUS! Conte com o seu Time de Saúde do Sírio-Libanês para te ajudar a entender qual o melhor esporte para as suas necessidades de saúde e para ter mais qualidade de vida. Venha conversar com a gente! Estamos te esperando.