Dieta especial ajuda no enfrentamento contra o câncer

dieta-oncologica.jpg

A nutrição é uma das especialidades importantes no enfrentamento do câncer. Dependendo do tipo e da localização do tumor, do tratamento proposto e das condições clínicas do paciente, as chances de o paciente se desnutrir durante o tratamento aumentam, comprometendo sua capacidade de tolerar o tratamento e trazendo maior risco de infecção. Por outro lado, alguns pacientes ganham muito peso, o que pode comprometer o resultado do tratamento a longo prazo.

Cientes disso, os nutricionistas que atuam no Centro de Oncologia do Sírio-Libanês têm buscado criar receitas saborosas, nutritivas e mais bem toleradas, para contrapor os problemas decorrentes da doença e dos tratamentos aplicados. "Começamos sempre com uma alimentação saudável e balanceada, mas quando o paciente apresenta sintomas relacionados ao tratamento, alteramos a dieta para contrapor esses efeitos", comenta Francine Nagao Peixoto, especialista em nutrição clínica.

Dicas para alimentação balanceada

  • Comer a cada 3 horas.
  • Consumir, no mínimo, 3 porções de frutas por dia.
  • Consumir 3 porções de legumes ou verdura por dia.
  • Preferir alimentos integrais, leite e seus derivados desnatados.
  • Variar as fontes proteicas entre carne, frango, peixe e ovo.

As gorduras, provenientes do azeite extravirgem, do abacate e das frutas oleaginosas, devem fazer parte da alimentação diariamente, pois têm efeito cardioprotetor e ajudam no funcionamento cerebral. "Não devemos esquecer também dos líquidos, variando entre água, água de coco e sucos naturais", comenta Francine.

Alguns pacientes em quimioterapia e radioterapia podem apresentar náuseas e vômitos como efeitos colaterais do tratamento. Para estes, orienta-se dar preferência a alimentos mais leves, com menos cheiro e porções mais fracionadas.

Outro efeito possível dessas terapias é a diarreia. Quando isso ocorre, o nutricionista pode colaborar com ajustes da dieta, geralmente orientando a redução na ingestão de leite e seus derivados, verduras e alguns tipos de frutas que costumam estimular o trânsito intestinal e, consequentemente, aumentam o número de evacuações. Em caso de mucosite (irritação na mucosa da boca), dá-se prioridade aos alimentos mais macios e líquidos e restringem-se os condimentados e salgados.

"Quando, mesmo com os ajustes da dieta, o paciente permanece com algum déficit alimentar, utilizamos suplementos nutricionais hipercalóricos (muitas calorias) e hiperproteicos (grande concentração de proteínas de alto valor nutricional) para complementar a dieta", comenta Francine.

Existem vários tipos de suplemento, em diferentes apresentações. Alguns deles são em pó e praticamente sem sabor - o que facilita para os pacientes misturarem com as comidas de sua preferência -, outros são líquidos, com sabor de morango, baunilha, chocolate e cappuccino, por exemplo.

Para pacientes oncológicos com perda de peso intensa, costumam-se receitar suplementos específicos, enriquecidos com ácido graxo. Esse componente orgânico ajuda a reduzir os efeitos debilitantes da doença e costuma ser dissolvido em suplementos líquidos com sabor de pêssego com gengibre, laranja e limão, e frutas silvestres.

Além de médicos e nutricionistas, o Centro de Oncologia do Sírio-Libanês conta com profissionais das áreas de física médica, técnicos de radioterapia, biomédicos, odontologia, enfermagem, farmácia, psicologia, reabilitação e estética de apoio.

Dessa forma, o Sírio-Libanês busca assegurar uma atenção máxima a todos os detalhes da evolução de cada paciente, de maneira próxima.

Veja abaixo algumas receitas que podem ser indicadas para pacientes oncológicos:

Shake obstipante. Ótimo para quem está com diarreia.
Modo de preparo: Bata no liquidificador 1 polpa congelada de caju com 200 ml de água de coco e 50 ml de suco concentrado de goiaba.
Rendimento: 1 porção

Suco laxativo. Contra obstipação.
Modo de preparo: Bata no liquidificador 1/2 mamão papaia, 3 ameixas secas sem caroço e 200 ml de suco de laranja.
Rendimento: 1 porção

Geladinho refrescante. Para náuseas e vômitos.
Modo de preparo: Bata no liquidificador, por 2 minutos, 300 ml de chá de erva-doce ou hortelã, 5 pedacinhos de gengibre (somente a parte branca), 1 colher e 1/2 (sopa) com mel ou frutose. Despeje essa mistura em forminhas e leve ao congelador. Após congelado, consuma como sorvete sempre que se sentir nauseado. Se preferir, pode colocar um cubo dentro de qualquer suco de sua preferência.
Rendimento: 1 forma de gelo

Antes de adotar essas e outras receitas, no entanto, consulte um nutricionista, pois as recomendações podem variar conforme as necessidades de cada paciente.​