Alimentação Saudável para o Paciente Oncológico

Alimentação Saudável (1)-min.jpeg

A alimentação do paciente oncológico é específica para cada caso, pois depende do tipo de câncer, do estágio da doença, do tratamento em vigência, das características e do estado nutricional. Em geral e sempre que possível, a alimentação saudável deve preconizar um alto valor nutritivo dos alimentos consumidos. Portanto, diversificar o consumo de frutas, legumes, verduras e feijões, além de incluir outras leguminosas, cereais integrais e oleaginosas aos demais alimentos ingeridos habitualmente é uma forma de alcançar uma melhor qualidade nutricional na dieta.

Esses alimentos, além dos nutrientes básicos para a manutenção da nossa saúde, contêm compostos bioativos com potencial anti-inflamatório ou antioxidante que podem contribuir na redução dos efeitos provenientes da própria doença ou dos efeitos desfavoráveis do tratamento. Vale ressaltar que estamos orientando o consumo dos alimentos – os suplementos são sempre avaliados individualmente. O tratamento oncológico pode levar à perda de massa muscular pelos efeitos colaterais e emagrecimento. Ingerir proteínas em quantidades adequadas durante o seu tratamento auxilia na/no: manutenção da massa muscular; bom funcionamento do organismo como um todo; tratamento com menor impacto de toxicidades, reduzindo efeitos colaterais; maior independência para as atividades cotidianas; prevenção de quedas, além de reduzir a fadiga (cansaço). As principais fontes de proteínas estão presentes em vegetais como feijões, grão de bico, lentilha, ervilha e castanhas; e em alimentos de origem animal como peixes, frango, carnes vermelhas, ovos, leite, queijos e iogurte natural.

Em caso de dúvidas e para maiores informações, procure seu nutricionista ou agende uma consulta com a nossa equipe, que está à disposição.