Ombro deslocado : O que fazer?
A luxação do ombro é conhecida como ombro deslocado. Ocorre quando há um deslocamento da cabeça do úmero em relação à escápula. Trata-se de uma urgência em ortopedia e necessita cuidados imediatos.
Causas de luxação de ombro
A grande maioria das luxações do ombro se dá após um trauma, geralmente queda ao solo ou acidente envolvendo o ombro. A energia do trauma causa ruptura dos ligamentos do ombro causando o deslocamento.
Pessoas epiléticas também podem deslocar o ombro durante uma crise convulsiva. Nesses casos, a força da musculatura desloca o ombro no momento da crise. Uma minoria dos casos pode ocorrer sem um trauma prévio em pacientes com frouxidão ligamentar importante.
Sintomas
Assim que ocorre o deslocamento a dor é o principal sintoma. A intensidade da dor é sempre muito importante. Geralmente a pessoa com ombro deslocado percebe que ombro "saiu do lugar". Além da dor, percebe-se uma deformidade no ombro, e em pessoas magras observa-se nitidamente um "vazio" logo abaixo da clavícula.
O que fazer
Um ombro deslocado necessita urgentemente ser "recolocado no lugar", o termo correto no caso é "reduzido". Ou seja, o ombro precisa ser reduzido o mais rápido possível. Para recolocar o ombro no lugar é preciso que sejam feitas manobras específicas - que só devem ser realizadas por alguém com tal conhecimento como um médico ortopedista. Isso porque a aplicação de manobras inadequadas pode causar danos como por exemplo uma lesão neurológica ou até fraturas.
Caso o deslocamento do ombro ocorra num local onde não tenha alguém com conhecimento para realizar as manobras de redução medidas iniciais podem ser tomadas:
Imobilizar o braço junto ao ombro: use uma tipóia simples ou até mesmo um lenço ou cinto. Assim mantenha o braço o mais imóvel possível. Isso diminui os riscos de agravar a luxação com movimentos indesejados além de minimizar a dor.
Aplicação de bolsa de gelo: compressa de gelo sobre ombro minimizam a dor, além de ajudar no processo inflamatório.
Medicação: analgésicos e anti inflamatórios também podem ser administrados para alívio da dor desde que não haja contraindicação.
Leve o paciente com o ombro deslocado imediatamente para o Pronto Socorro logo após as medidas anteriores. No Pronto Socorro será realizada uma avaliação mais detalhada e exames de imagem serão necessários para o diagnóstico preciso e identificação de possíveis lesões associadas como por exemplo fraturas, lesões tendíneas, lesões neurológicas, entre outras.
Após essa avaliação precisa a redução do ombro poderá ser realizada, geralmente no Pronto Socorro e alguns casos necessitam de sedação ou anestesia.
Após a redução
Uma vez colocado o ombro no lugar ocorre alívio imediato da dor. Novos exames de imagem serão então solicitados para constatar que o ombro voltou para o lugar e também diagnosticar possíveis lesões associadas.
O paciente deverá usar uma tipóia por uma a duas semanas, fazer compressas de gelo em casa e uso de medicamentos anti inflamatórios.
Também será necessário um acompanhamento com médico especialista. Isso porque devido a lesão dos ligamentos do ombro após o deslocamento, pacientes dentro desse contexto podem desenvolver um quadro de instabilidade de ombro. Quando isso ocorrer novas luxações poderão acontecer no futuro.
Sobre o nosso Núcleo de Ortopedia
O Núcleo de Ortopedia do Sírio-Libanês tem como objetivo oferecer um atendimento ambulatorial de qualidade, focado em praticidade, agilidade e cuidado integral. Atendemos tanto pacientes particulares quanto de convênios credenciados, com um serviço que abrange consultas e pequenos procedimentos realizados no ambiente ambulatorial, como infiltrações, curativos, retirada de pontos e troca de imobilizações gessadas. Nosso cuidado vai além, com atenção especializada em todas as subespecialidades ortopédicas.