- Home › Blog › Endocrinologia › Jejum intermitente ajuda a perder peso e tratar diabetes, mas exige cuidados
Jejum intermitente ajuda a perder peso e tratar diabetes, mas exige cuidados
26/06/2017 · 1 min de leitura
O jejum intermitente tem ganhado grande notoriedade nos últimos anos entre as pessoas que desejam emagrecer. Esse tipo de dieta alterna períodos de jejum com períodos de alimentação; e quando feita corretamente, além de ajudar na perda de peso, pode contribuir também para o tratamento do diabetes tipo 2, o mais comum.
Hoje, o regime de jejum intermitente mais usado para emagrecer envolve 16 horas diárias sem qualquer tipo de alimentação sólida. O jantar é feito por volta das 20h, por exemplo, e depois a pessoa irá apenas almoçar no dia seguinte, às 12h. São duas refeições por dia (almoço e jantar). Entre as refeições, somente água à vontade. Em alguns casos, podem ser tomados também café e suco de limão, ambos sem açúcar.
Endocrinologista no Hospital Sírio-Libanês, o dr. Antonio Roberto Chacra conta que muitas pessoas estão aderindo a esse regime porque preferem poder comer mais, embora apenas duas vezes ao dia, do que várias pequenas porções. "O jejum intermitente tem-se mostrado tão eficaz como a dieta tradicional, pois o mais importante é o quanto você come e não quantas vezes você come", observa. "Por isso, é fundamental também não exagerar nessas duas refeições", acrescenta o médico.
Como o jejum intermitente ajuda a contralar o diabetes tipo 2?
O diabetes tipo 2 representa 90% dos casos dessa doença. Trata-se do diabetes que se desenvolve ao longo da vida, geralmente depois dos 45 anos de idade, em decorrência do excesso de peso e do sedentarismo. Já o diabetes tipo 1, responsável pelos outros 10% dos casos da doença, é aquele que costuma se manifestar a partir da infância ou adolescência e requer tratamento com aplicações de insulina.
Segundo explica o dr. Chacra, diferenciar os dois tipos de diabetes é fundamental, pois o jejum intermitente pode ser usado para tratar o diabetes tipo 2, mas é contraindicado para pacientes com o diabetes tipo 1. "Se uma pessoa com diabetes tipo 1 ficar várias horas sem comer, ela pode ter crises de hipoglicemia (nível muito baixo de glicose no sangue)", alerta.
Por contribuir diretamente com a perda de peso, o jejum intermitente funciona como um tratamento da resistência à insulina - condição de saúde que eleva o risco do diabetes tipo 2.
Além disso, esse regime também acaba "dando uma folga" para o pâncreas, explica o dr. Chacra. Nas pessoas com diabetes tipo 2, o pâncreas perde progressivamente sua capacidade de produzir insulina nas quantidades necessárias para eliminar a glicose absorvida após as refeições, fazendo com que as concentrações de açúcar no sangue subam. Com a diminuição de refeições estabelecidas pelo jejum intermitente, o pâncreas trabalha menos e contribui nos cuidados contra o diabetes tipo 2.
Posso fazer jejum intermitente?
O ideal é sempre consultarmos um médico para saber se podemos ou não fazer um jejum intermitente. Quem tiver tendência à hipoglicemia, como as pessoas com diabetes tipo 1, insuficiência hepática, insuficiência renal e anorexia nervosa, pode ter graves quedas de açúcar no sangue ao ficar horas sem comer.
Alguns sinais de hipoglicemia e que merecem atenção médica são:
- Tremedeira.
- Suores e calafrios.
- Irritabilidade.
- Confusão mental.
- Visão embaçada.
- Tontura.
- Taquicardia (coração batendo mais rápido que o normal).
O Hospital Sírio-Libanês conta com um Núcleo de Obesidade e Transtornos Alimentares, composto por uma equipe multiprofissional especializada nos mais diferentes cuidados referentes à obesidade e a outras alterações endocrinológicas; também possui um Centro de Diabetes - serviço de atendimento completo voltado a atender as necessidades específicas dessa doença.
Pacientes com interesse em iniciar uma dieta de jejum intermitente ou se tratar contra diabetes, obesidade, compulsão alimentar, anorexia, bulimia, entre outras doenças que envolvam a alimentação, podem marcar uma consulta através do telefone: (11) 3394-5007.