- Home › Blog › Cardiologia › 7 dicas para quem acabou de passar por cirurgia no coração
7 dicas para quem acabou de passar por cirurgia no coração
Dra Filomena Regina Barbosa Gomes Galas
29/05/2017 · 1 min de leitura
O Brasil é um dos países que mais realiza cirurgias cardíacas, como revascularização miocárdica (ponte de safena), implantes de marca-passo e reparação ou substituição das válvulas do coração. Segundo os últimos dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, referentes a 2014, aproximadamente 92 mil cirurgias cardíacas foram realizadas no País naquele ano.
Após as cirurgias cardíacas, no entanto, é importante que os pacientes tenham cuidados especiais para se recuperarem bem. “São comuns as sensações de insegurança, tristeza e até um pouco de depressão, mas se isso não passar em 30 dias, podemos intervir para ajudar nesse processo”, explica a profa. dra. Filomena Gomes Galas, anestesiologista e coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica do Hospital Sírio-Libanês.
Os 30 dias seguintes à cirurgia é o período em que o paciente está se adaptando ao procedimento. Durante esse tempo, é comum também sentir dores no local da operação, principalmente quando se movimenta.
Excelência e calor humano
No Hospital Sírio-Libanês, a cirurgia cardíaca é uma das especialidades do Centro de Cardiologia. Com procedimentos cada vez mais seguros, o Hospital realiza cirurgias para tratar cardiopatias isquêmicas, valvares, aortopatias e doenças do miocárdio. Nos últimos anos, os ventrículos artificiais e os transplantes cardíacos tornaram-se uma realidade, e o Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês vem participando ativamente dessa evolução.
A UTI Cardiológica do Hospital Sírio-Libanês dispõe de modernos equipamentos de terapia intensiva voltados ao período pós-operatório. A unidade atende pacientes com insuficiência cardíaca que não respondem ao tratamento convencional e que podem ter indicação para implante de células-tronco ou de ventrículo artificial antes da realização de transplante.
Além de excelente suporte clínico, o Hospital Sírio-Libanês oferece aos pacientes que passaram por cirurgia cardíaca leitos com luminosidade natural, fator importante para a recuperação. A presença da luz solar nos quartos ajuda a evitar delírios e sensações de confinamento, orientando os pacientes sobre quando é dia ou noite.
O Hospital Sírio-Libanês também incentiva que os pacientes de UTI tenham a companhia de um amigo ou familiar 24 horas por dia, o que tem demonstrado impactos positivos no tratamento.
- Participe ativamente da fisioterapia enquanto estiver internado. Sua recuperação será mais rápida.
- Receba parentes e amigos, mas lembre-se de que, mesmo bem-vindas, visitas em excesso podem prejudicar o repouso.
- Higienize o local da cirurgia apenas com água e sabão. Isso reduz o risco de alergias e ajuda no processo de cicatrização.
- Pergunte ao médico sobre o uso de qualquer medicamento. Xaropes, remédios para inalação, entre outros, podem conter substâncias que agem no coração.
- Evite dirigir, fazer sexo e outras atividades que exijam esforço físico ou risco de contato. Elas podem causar impacto no local da cirurgia.
- Evite carregar peso até 30 dias após a operação, pois o esforço pode provocar dores e romper os pontos cirúrgicos.
- Comece caminhando pela casa e depois pelo bairro. Sempre acompanhado. Após 30 dias, retome as atividades cotidianas aos poucos.