- Home › Blog › Acontece no Sírio-Libanês › Saiba mais sobre capsulite adesiva ou ombro congelado
Saiba mais sobre capsulite adesiva ou ombro congelado
Hospital Sírio-Libanês
24/08/2021 · 3 min de leitura
A cápsula articular do ombro é uma estrutura a base de colágeno, fina, elástica e flexível, que reveste a articulação, mantendo o líquido articular e ajudando na estabilidade e função do ombro. Quando inflama, ela incha, fica vermelha e mais espessa, perdendo sua elasticidade. A dor e a progressiva limitação dos movimentos dessa articulação caracterizam a chamada “capsulite adesiva do ombro”, ou “ombro congelado”, como era conhecida antigamente.
Geralmente, a dor surge sem uma causa aparente, mas ela também pode estar relacionada a alguma lesão, mau jeito ou cirurgia anterior do ombro ou mesmo relacionada a algumas doenças como diabetes e doenças da tireoide.
A capsulite adesiva do ombro possui três fases. Inicialmente, surge a dor com a progressiva limitação dos movimentos do ombro de forma gradual, a denominada fase inflamatória. Em seguida, vem a fase restritiva ou de “congelamento", quando os movimentos já estão bem limitados. Por último, há a fase de “descongelamento” ou da restauração dos movimentos do ombro, também lenta e progressiva. Esse processo pode levar de seis meses até cerca de dois anos ou mais.
Diagnóstico da capsulite adesiva do ombro
A capsulite adesiva é diagnosticada por meio da história clínica do paciente, do exame físico e de exames de imagem, principalmente o de ressonância magnética, que pode confirmar esse diagnóstico.
Tratamento da capsulite adesiva do ombro
O tratamento é definido conforme o estágio em que se encontra a doença. A fase inicial requer o controle da dor. Nas fases mais avançadas, a recuperação do movimento torna-se o principal objetivo. Em alguns casos, o médico pode indicar bloqueios nervosos, ou seja, anestesiar um ou vários nervos da região do ombro, bloqueios seriados do nervo supraescapular a cada duas a quatro semanas, injeções de anestésicos ou corticoide intra-articulares (no ombro), manipulação desta articulação sob anestesia, além da fisioterapia e da hidroterapia que também são usadas, para o controle da dor e recuperação do movimento.
Se o tratamento conservador não der resultado satisfatório, pode-se realizar cirurgia por artroscopia para as liberações necessárias, principalmente da cápsula articular. Isso dependerá de cada caso, do estágio da doença, da gravidade e das opções técnicas do cirurgião.
O tratamento e os procedimentos somente deverão ser realizados por ortopedista especializado, com o acompanhamento de equipe anestésica e de fisioterapeuta também especializados, pois a fisioterapia costuma ser prolongada e diária. Cabe ressaltar que a colaboração do paciente é outro ingrediente importante e imprescindível no tratamento desta doença.
Nosso Atendimento
O serviço de Especialidades Médicas Sírio-Libanês reúne equipes médicas e equipes multidisciplinares especializadas, trabalhando de forma integrada para oferecer o que há de melhor em diagnósticos e tratamentos, promoção de saúde, qualidade de vida e planos de cuidados centrados no paciente.
Endereço e horários
Hospital Sírio-Libanês Bela Vista
Rua Dona Adma Jafet, 115
Núcleo de Medicina Avançada
Horário de atendimento
Segunda a sexta: 8h às 20h
Sábado: 8h às 12h
Contato
São Paulo (11) 3394-5007