Saiba mais sobre Artrose do ombro

Artrose do ombro

Para entender a artrose do ombro, é importante, antes, conhecer um pouco da sua anatomia. A articulação do ombro é composta pela cabeça do úmero (semelhante a um ovo) e a cavidade glenoidal ou glenoide (semelhante a uma colher de chá). Essa assimetria de tamanhos é muito importante, pois é ela a responsável pela enorme amplitude de movimentos dessa articulação, uma das mais móveis do corpo humano.

A glenoide e grande parte da cabeça umeral são revestidas de uma camada chamada cartilagem, que permite o deslizamento entre elas de forma harmônica, gerando movimentos suaves. A artrose é a degeneração progressiva da cartilagem do ombro. Em outras palavras, trata-se de um processo que vai “estragando" essa "engrenagem“, soltando pedaços da cartilagem, expondo parte do osso, causando atrito entre os ossos e deformidades ósseas e gerando “osteófitos” (formações ósseas nas margens da cabeça do úmero e na glenoide) que dificultam e comprometem ainda mais os movimentos articulares, gerando dor e rigidez progressiva.

Sua causa é desconhecida, mas alguns fatores podem contribuir para o seu surgimento, como doenças inflamatórias (artrites, reumatismo), traumas, idade avançada, infecções ósseas ou articulares, cirurgias anteriores, movimentos repetitivos, musculação exagerada, alterações hormonais (uso prolongado e/ou de altas doses de corticódes, por exemplo), necrose ou “morte“ de parte da cabeça umeral que resulta em deformidade local (por vezes causada por alcoolismo), frouxidão dos ligamentos e fatores hereditários

Sintomas da artrose do ombro

Dentre os sintomas mais comuns estão a dor, estalidos ou crepitações, e a progressiva limitação dos movimentos dessa articulação levando à rigidez com incapacidade das funções do paciente. O diagnóstico é feito com base na história clínica, exame físico e exames de imagem.

Tratamento da artrose do ombro

Apesar de se tratar de um processo evolutivo, de tempo e velocidade de instalação variável e, portanto não ter cura, o seu tratamento vai depender do estágio da doença, da suas causas e dos sintomas clínicos do paciente, podendo se iniciar com uso de medicamentos, sessões de fisioterapia e exercícios, podendo , em alguns casos, ter, indicação de cirurgia, que inclui desde procedimentos menos invasivos, como a artroscopia, em que são realizadas liberações articulares necessárias para se restabelecer os movimentos do ombro, até cirurgias maiores, como a artroplastia do ombro. Nesse tipo de cirurgia, substituímos uma (parcial) ou duas superfícies articulares (total) por peças metálicas e/ou de polietileno (tipo de plástico) para se restabelecer os movimentos. O conjunto dessas peças são chamadas de próteses.

Nosso Atendimento

O serviço de Especialidades Médicas Sírio-Libanês reúne equipes médicas e equipes multidisciplinares especializadas, trabalhando de forma integrada para oferecer o que há de melhor em diagnósticos e tratamentos, promoção de saúde, qualidade de vida e planos de cuidados centrados no paciente.

Endereço e horários

Hospital Sírio-Libanês Bela Vista
Rua Dona Adma Jafet, 115
Núcleo de Medicina Avançada

Horário de atendimento
Segunda a sexta: 8h às 20h
Sábado: 8h às 12h

Contato

São Paulo (11) 3394-5007