Luxações no ombro: conheça mais sobre o tratamento

O ombro, por ser uma articulação muito móvel, acaba se tornando mais vulnerável ao deslocamento quando comparado com outras articulações. A luxação ocorre quando há deslocamento da articulação do ombro, ou seja, quando o ombro sai do lugar, separando a cabeça do úmero da glenoide.

Na maioria dos casos, é necessária uma intervenção médica para colocá-lo de volta no lugar. Outra lesão comum nessa região é a chamada subluxação – quando o ombro não se desloca completamente, voltando ao lugar de maneira espontânea.

Essas situações podem ocasionar lesões nos tecidos, na maioria das vezes, danos nos ligamentos e nos ossos. Em alguns casos, os tendões do manguito rotador (tendões do ombro) podem sofrer lesões e até fraturas podem ocorrer, tornando a luxação mais grave.

Na luxação anterior, o úmero é deslocado para a frente. Na luxação posterior, o úmero é deslocado para trás, bem mais rara, podendo ocorrer em convulsões, em choques elétricos ou nos acidentes automobilísticos, quando o paciente está com o braço esticado ao volante e sofre um trauma súbito.

Tratamento das luxações no ombro

Ao ocorrer o deslocamento, o objetivo inicial deve ser colocar o ombro no lugar, o que deve ser feito por um médico, após uma avaliação clínica e, se possível, com exames de imagem.

Após a colocação do ombro “no lugar”, é necessário realizar novos exames para que o médico se certifique que o procedimento foi realizado de maneira correta e reavalie as lesões ocasionadas pela luxação, bem como estabeleça um plano para o tratamento. O paciente deve fazer uso de tipoia por um período determinado pelo médico, calculado de acordo com a gravidade da luxação.

Dependendo do caso, o primeiro episódio da luxação pode ser de tratamento conservador, com posterior reabilitação visando o ganho de movimentos seguidos de fortalecimento para a estabilização do ombro lesionado.

Novas luxações podem ocorrer devido às lesões ocasionadas no ombro e as pessoas mais expostas à recidiva, ou seja, de que este ombro saia novamente “do lugar” são os mais jovens, esportistas (surfistas, lutadores, escaladores) ou que possuam demanda elevada em determinadas atividades.

A cirurgia pode ou até deve ser indicada dependendo da gravidade da lesão, atividade que pratique, após uma ampla discussão com o paciente, principalmente sobre eventuais riscos de novas luxações.

Endereço e horários

Hospital Sírio-Libanês Bela Vista
Rua Dona Adma Jafet, 115
Núcleo de Medicina Avançada

Horário de atendimento
Segunda a sexta: 8h às 20h
Sábado: 8h às 12h

Contato

São Paulo (11) 3394-5007

Acontece no Sírio-Libanês