- Home › Blog › Acontece no Sírio-Libanês › Câncer e a Sexualidade Feminina
Câncer e a Sexualidade Feminina
Sírio-Libanês
27/07/2021 · 1 min de leitura
No cenário oncológico, pode ser difícil lidar solo com os sentimentos negativos que o processo da doença deflagra. Desde o diagnóstico até o tratamento de uma neoplasia, ocorrem não somente mudanças físicas, mas também transformações emocionais. Assim, a área da sexualidade pode ser afetada: dentre pacientes do setor de oncologia, as disfunções sexuais chegam a taxas de 35 a 50%.
É importante buscar informação e ajuda profissional para atravessar as dificuldades que possam se apresentar. Devido a magnitude com que outras esferas da vida possam ser afetadas, muitas vezes a vida sexual fica relegada a um segundo plano ou mesmo inativa.
Mudanças na vida sexual: fatores físicos e psicológicos
Os cânceres da região pélvica – por exemplo: vulva e vagina, corpo e colo do útero, ovários, cólon e reto, bexiga – e de mama podem trazer alterações anatômicas e de funcionamento dos órgãos em questão ou dos contíguos, com risco de comprometer a atividade sexual. As neoplasias de outros órgãos, em qualquer estágio de evolução, também podem ter uma influência negativa na sexualidade.
Dificuldades sexuais podem ocorrer pela doença em si ou devido a tratamentos cirúrgicos e de radioterapia. Além disso, a quimioterapia ou outras medicações sistêmicas no combate ao câncer e a dor, por exemplo, ou sintomas como cansaço, indisposição e náuseas podem trazer fatores adicionais a uma piora da função sexual.
Além de fatores físicos, os fatores psicológicos e emocionais têm também alto impacto na sexualidade nesse cenário. O câncer e seu tratamento podem afetar a autoimagem e a autoestima da mulher, além dos relacionamentos interpessoais.
Quais as alterações sexuais mais comuns?
As alterações físicas e psicológicas trazidas pela neoplasia e seu tratamento podem gerar, por exemplo:
- Secura e irritações vaginais e da vulva;
- Alterações da elasticidade, do diâmetro e do comprimento da vagina;
- Dor ou desconforto vaginal e pélvico na relação sexual;
- Alterações de sensibilidade no corpo, incluindo zonas genitais e erógenas;
- Redução de desejo sexual e da excitação;
- Dificuldade para atingir o orgasmo;
- Dificuldade no relacionamento com a parceria.
Nosso Atendimento
O serviço de Especialidades Médicas Sírio-Libanês reúne equipes médicas e equipes multidisciplinares especializadas, trabalhando de forma integrada para oferecer o que há de melhor em diagnósticos e tratamentos, promoção de saúde, qualidade de vida e planos de cuidados centrados no paciente.
Endereço e horários
Hospital Sírio-Libanês Bela Vista
Rua Dona Adma Jafet, 115
Núcleo de Medicina Avançada
Bloco E - 4º andar
Horário de atendimento
Segunda a sexta: 8h às 19h
Contato
São Paulo (11) 3394-5007