Procedimentos Cirúrgicos – Endometriose

A endometriose é uma doença que acontece quando algumas células do tecido do endométrio, camada que reveste o útero internamente, se alocam em regiões que não são o útero. A doença afeta a fertilidade principalmente por causar aderências nos órgãos reprodutores femininos e também por atrapalhar o processo de ovulação e de implantação do embrião.

O tratamento indicado se baseia na idade da paciente, queixa de dor, localização e extensão da doença e desejo reprodutivo.

Pode ser optado pelo tratamento cirúrgico para desobstrução das trompas e remoção dos focos que estejam impedindo a gravidez.

Se a mulher não tiver desejo reprodutivo, pode-se indicar também tratamento hormonal que bloqueia a função do ovário fazendo com que os sintomas diminuam e a doença retroceda. Mas os medicamentos não ajudam a mulher a engravidar, apenas combatem a endometriose.

Pode ocorrer recidiva da endometriose após cirurgia e um dos motivos é que alguns focos não são totalmente extirpados. Exames pré-operatórios de boa qualidade e a experiência do cirurgião diminuem essa possibilidade. E as brasileiras podem comemorar, pois o País é um dos centros de excelência em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de diagnóstico e técnicas de tratamento para a endometriose.