Cirurgia de Retirada de Espermatozoides

Quando o homem não apresentar espermatozoides no sêmen ejaculado técnicas cirúrgicas podem ser utilizadas. O material é avaliado imediatamente pelos embriologistas, que conseguem identificar os espermatozoides que serão utilizados na ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozoides).

Procedimentos cirúrgicos:

  • PESA – Aspiração percutânea de espermatozoides do epidídimo: Trata-se de um método de extração de espermatozoides por aspiração do fluido epididimário por via percutânea e com agulha fina.
  • MESA – Aspiração microcirúrgica de espermatozoides do epidídimo: É um método de extração de espermatozoides por aspiração do fluido epididimário por microcirurgia aberta
  • TESA – Aspiração percutânea de espermatozoide do testículo: técnica de obtenção de espermatozoides por aspiração de parênquima testicular com agulha, por via percutânea.
  • TESE – Extração de espermatozoides do testículo: obtenção de espermatozoides por extração de parênquima testicular por cirurgia aberta, a olho nu.
  • Micro-TESE – Microdissecção Testicular: técnica semelhante a TESE porém com visão direta e ampliada dos túbulos seminíferos com auxílio do microscópio cirúrgico, resultando numa chance maior de identificar áreas contendo espermatogênese ativa, que são extraídas.