Cardiologia

O Centro de Cardiologia do Sírio-Libanês Brasília atua com o objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar doenças cardiovasculares, por meio de protocolos sistematizados, exames complementares precisos e acompanhamento regular dos pacientes. 

O nosso atendimento médico preza pelos pilares da Instituição Sírio-Libanês, com cuidado humanizado associado à medicina de excelência. Dentre as diversas atividades que exercemos, estão: avaliação e controle dos fatores de risco cardiovascular; avaliação peri-operatória de cirurgias cardiovasculares e não-cardiovasculares; avaliação de anticoagulação e antiagregação plaquetária; avaliação e seguimento de cardiotoxicidades (disfunção cardíaca, síndrome coronariana aguda, tromboembolismo venoso e arterial, hipertensão arterial, aterosclerose precoce, aceleração do processo degenerativo das válvulas cardíacas, arritmias, miocardites, pericardites, derrame pericárdico etc).

O centro reúne alguns dos profissionais de maior expressão na cardiologia brasileira e está capacitado a oferecer desde os mais simples diagnósticos e tratamentos cardiológicos até o atendimento de situações de maior risco e complexidade.

Entre em Contato:

Telefone: (61) 3044-8888

Endereço: SGAS 613/614 Lote 99, Terreo, Edificio Vitrium Bloco B

Horário de funcionamento:

  • De Segunda à Sexta-Feira: 08h às 18h
  • Sábados: 08h às 12h

Coordenador:

Comissão Diretora:

Equipe Médica:

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma, também chamado de ECG, é o exame que detecta a atividade elétrica do coração. É um exame simples, não invasivo e de baixo custo, que auxilia bastante no diagnóstico de arritmias, taquicardias, bradicardias, sobrecargas, bloqueios ou de infarto. Os portadores de doenças cardíacas devem fazê-lo com certa frequência, mas é recomendado que mesmo as pessoas assintomáticas realizem este exame durante o check-up geral.

Teste Ergométrico

A ergometria, compreendendo a modalidade de teste em esteira, é um exame clínico não invasivo que permite ao cardiologista afastar doença coronariana em pacientes sintomáticos de moderado / alto risco cardiovascular. Além disso, pode ser usado para avaliação da capacidade funcional, prescrição de exercícios e programação de reabilitação cardiovascular. O centro de exames gráficos em cardiologia abrange a realização deste exame com profissionais capacitados no método para que seja realizado dentro dos critérios de segurança e boa execução técnica do mesmo.

Estudo Eletrofisiológico Invasivo Diagnóstico e Terapêutico

A implantação do Laboratório de Eletrofisiologia Invasiva tem como objetivo a realização do Estudo Eletrofisiológico Invasivo Diagnóstico e Terapêutico (ablação por radiofrequência) no HSL Brasília. Este serviço estará diretamente ligado ao funcionamento do Serviço de Cardiologia Intervencionista (Hemodinâmica) do HSL Brasília no que se refere a utilização dos equipamentos e organização das agendas de atendimento.

O Estudo Eletrofisiológico Terapêutico é um procedimento intervencionista utilizado para o tratamento das arritmias cardíacas, tendo como objetivo a eliminação do foco da arritmia com energia de radiofreqüência. É sempre precedido pelo Estudo Eletrofisiológico Diagnóstico, que define o mecanismo e o local de origem da arritmia a ser tratada.

No Estudo Eletrofisiológico Terapêutico, dependendo do tipo de arritmia cardíaca a ser abordado, este procedimento pode ser classificado como de baixa, média ou alta complexidade. São considerados procedimentos de alta complexidade: a ablação da taquicardia atrial cicatricial esquerda, a ablação da taquicardia atrial cicatricial direita, a ablação da fibrilação atrial, a ablação da taquicardia ventricular do seio de valsalva e a ablação da taquicardia ventricular relacionada à cardiopatia estrutural. Nestes procedimentos, o mapeamento eletrofisiológico do foco da arritmia é complexo, necessitando utilizar outros métodos de imageamento cardíaco tridimensional para se aumentar a chance de sucesso do procedimento. Dentre os novos métodos de imageamento cardíaco disponíveis atualmente, o Sistema de Mapeamento Eletroanatômico Tridimensional, com capacidade de reconstrução anatômica e elétrica das câmaras cardíacas, permite realizar com grande precisão o mapeamento e a ablação da região de origem de arritmias cardíacas complexas.

MAPA

Com a Medida Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) a pressão arterial é automaticamente medida e registrada nas 24 horas do dia, enquanto o paciente está acordado e também durante o sono.

O exame MAPA 24 horas analisa o comportamento da pressão arterial durante os vários eventos do cotidiano da pessoa e ainda torna possível avaliar a eficácia de tratamentos anti-hipertensivos, quando é o caso.

Como o aparelho mede a pressão cada 15 ou 30 minutos, ele consegue fornecer ao médico uma realidade de um dia inteiro da pessoa.

O MAPA para medir pressão arterial ajuda a fazer diagnóstico ou acompanhamento de quem já está em tratamento.

Holter

O Holter é um monitor portátil que registra a atividade elétrica do coração e suas variações durante as 24 horas do dia. É um exame complementar ao eletrocardiograma digital para detectar alterações que em geral não aparecem num exame de tempo mais limitado, de alguns minutos, como acontece no ECG em repouso.

Núcleo de Cardio-Oncologia

O Núcleo de Cardio-Oncologia do Sírio-Libanês conta com os métodos de diagnósticos mais avançados para a detecção de problemas relacionados ao sistema cardiovascular.Posibilitando o acompanhamento de cardiotoxicidades e controle de fatores de risco cardiovascular.

Cirurgia minimamente invasiva para doença valvar

O Centro de cirurgia cardiovascular oferece opções minimamente invasivas e por cateter para o tratamento de doenças das valvas do coração, com atendimento multiprofissional integrado, recursos diagnósticos avançados e tratamentos modernos adaptados as necessidades do paciente.

Cirurgia de revascularização do miocárdio

O Centro de cirurgia cardiovascular oferece resultados de primeiro mundo para o tratamento de pacientes com doença arterial coronária crônica e do infarto do miocárdio, oferecendo desfechos favoráveis imediatos e a longo prazo.

Tratamento de insuficiência cardíaca

O Centro de cirurgia cardiovascular promove uma abordagem multiprofissional integrada para pacientes com insuficiência cardíaca, oferecendo tratamento com dispositivos de estimulação cardíaca artificial, corações artificiais e transplante cardíaco. Em suma, oferecemos todas as modalidades de tratamento, de acordo com as necessidades de cada paciente.

Tratamento das doenças da aorta

O Centro de cirurgia cardiovascular oferece todas as modalidades de tratamento para pacientes com doenças da aorta, adaptados para oferecer o melhor resultado tanto imediato quanto de seguimento tardio para as doenças de aorta dos diferentes segmentos, incluindo cirurgia convencional e endovascular. Os recursos diagnósticos e terapêuticos disponíveis estão entre os mais avançados de todo o mundo.

Insuficiência cardíaca avançada

O Núcleo de Insuficiência Cardíaca Sírio-Libanês - DF ofertara ao paciente assistência 24 horas dando todo o suporte na tomada de decisões nos pacientes em choque cardiogênico e nos portadores de Insuficiência cardíaca descompensada, podendo ofertar o que há de mais moderno no tratamento e com todas as formas de tratamento, desde o auxílio e orientações no ambulatório até o tratamento das formas mais avançadas da doença (transplante cardíaco e Dispositivos de assistência Circulatória)

Cateterismo Cardíaco / Coronariografia

O Centro de Cardiologia do Sírio-Libanês Brasília oferece a realização do cateterismo cardíaco auxiliando no diagnóstico e compreensão da doença arterial coronária (DAC). Além da angiografia comumente realizada, também é possível a realização de exames complementares como a avaliação fisiológica da lesão por dois métodos diferentes (Fractional Flow Reserve FFR e o Instantenous Wave Free Ratio iFR) e outros dois métodos de imagem intracoronária (Ultrassonografia Intracoronária USIC e a Tomografia de Coerência Óptica OCT). Estes métodos permitem uma melhor avaliação da lesão auxiliando tanto na indicação e planejamento de procedimentos, como implante de stent ou cirurgia de revascularização, quanto na otimização do resultado do tratamento.

Centro de Doenças Cardíacas Valvares

O Centro de Doenças Cardíacas Valvares é composto por profissionais de diferentes especialidades com a finalidade de escolher o tratamento mais adequado para os diferentes pacientes. Nos últimos anos, a possibilidade de procedimentos menos invasivos e realizados por via percutânea são cada vez mais frequentes. Os membros deste time estão treinados para realizar estes procedimentos.

Avaliação eletrônica de pacientes portadores de marcapasso

Aparelho para avaliação eletrônica de marcapasso (programador) fornecido pelas empresas de marcapasso na forma de comodato.

Ecocardiorgrama transtorácico

Utilização do ultrassom para diagnóstico em cardiologia, com a possibilidade de ser realizado por marcação ou encaixes para auxiliar no diagnóstico e tratamento ambulatorial dos pacientes cardiológicos ou de outras áreas como a oncologia.

Ecocardiograma transesofágico

Exame de ecocardiograma mais complexo que implica na passagem de sonda de ultrassom pelo esôfago para avaliação de doenças relacionadas a aorta e de regiões posteriores do coração, bem como janelas acústicas de ecocardiograma limitadas. Esse exame deve ser realizado com sedação pelo anestesista para conforto do paciente.

Ecocardiogram de estresse farmacológico ou de exercício

Exame com acúracia elevada (acima do teste ergométrico) para diagnóstico de isquemia realizado com ecocardiograma transtorácico e estimo cardíaco para aumento da frequência e indução de alterações segmentares e de ECG. O maior consumo de oxigênio durante o exame ocorre por aumento da frequência cardíaca com drogas inotrópicas, vasodilatadoras ou exercício físico em maca ergompetrica (ideal).