Bariátrica

O Núcleo de Cirurgia Bariátrica do Hospital Sírio-Libanês oferecer aos pacientes, excelência científica, acolhimento e integração entre as especialidades associadas envolvidas. Nossa equipe multidisciplinar é composta de cirurgiões bariátricos e metabólicos, endocrinologistas, nutricionistas, psicólogas, fisioterapeutas e enfermeiros, atuando no mesmo ambiente e seguindo os protocolos institucionais.

O tratamento da obesidade e patologias metabólicas associadas é extremamente complexo e demanda contínua cooperação das diversas especialidades envolvidas, desde o preparo do paciente, a seleção da modalidade adequada para o tratamento - clínica, endoscópica e/ou cirúrgica, além da realização dos exames complementares e programação do seguimento multidisciplinar.

Entre em Contato:

Telefone: (61) 3044-8888

Endereço: SGAS 613/614 Lote 99, Terreo, Edificio Vitrium Bloco B

Horário de funcionamento:

  • De Segunda à Sexta-Feira: 08h às 18h
  • Sábados: 08h às 12h

Coordenador:

Comissão Diretora:

Equipe Médica:

  • Dr. Arnaldo Nacarato - CRM: 24.357
  • Dra. Fernanda Salles Reis - CRM: 28.878
  • Dra. Gabriela Resende - CRM: 22.315
  • Dr. Juliano Borges Barra - CRM: 25.884
  • Dr. Juliano Zakir - CRM: 13.734
  • Dra. Paula Pessin Fábrega Branisso - CRM: 12.790

Profissionais não Médicos:

Cirurgia Bariátrica

A cirurgia bariátrica, procedimento realizado no Brasil há mais de 30 anos, é o tratamento mais eficaz para o emagrecimento e manutenção do peso a longo prazo. Com a evolução das técnicas cirúrgicas, aprimoramento técnico e tecnologia, a cirurgia bariátrica se tornou procedimento de baixíssimo risco, semelhante a procedimentos de pequeno porte. Realizamos todas as técnicas preconizadas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica com acesso minimamente invasivo como laparoscopia e robótica. A porcentagem de perda de peso é de cerca de 30-35% do peso inicial. As técnicas mais realizadas são: a Gastroplastia tipo By Pass Gástrico em Y de Roux e a Gastrectomia vertical tipo SLEEVE.

Cirurgia Metabólica

O conceito de Cirurgia Metabólica define os procedimentos cirúrgicos do aparelho digestivo, indicados, primariamente, para o tratamento da DMII e outras patologias metabólicas associadas (Síndrome metabólica). Originalmente, a cirurgia bariátrica tem sido indicada para o tratamento de pacientes com obesidade mórbida sendo realizada no Brasil já a cerca de 30 anos como o método mais eficaz de controle de peso a longo prazo. Mais recentemente, estudos clínicos revelaram o efeito metabólico benéfico em pacientes com DMII, independentemente da perda ponderal proporcionada pela cirurgia. Em resolução de 2017, o Conselho Federal de Medicina (Resolução 2172/17) regulamentou a cirurgia metabólica como tratamento de pessoas com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 30kg/m2, associado ao DMII refratário ao tratamento clínico.

Cirurgia Bariátrica Revisional

São as cirurgias bariátricas realizadas em pacientes já submetidos previamente a procedimento bariátrico com indicação de nova intervenção. As técnicas de cirurgia bariátrica revisional também são realizadas de maneira minimamente invasiva como a laparoscopia e robótica.

Balão Intragástrico

Procedimento realizado por endoscopia em regime ambulatorial indicado para pacientes com IMC acima de 28 kg/ m2, constituído tratamento auxiliar ao tratamento clínico da Obesidade.