Unidade de Transplante do HSL chega aos dez anos como referência na área

 
Fonte: Dra. Mariana Serpa e Dra. Maria Cristina N. Seiwald
Publicado em 15/07/2021
Unidade de Transplante do HSL chega aos dez anos como referência na área

A Unidade de Transplante de Células Progenitoras Hematopoiéticas do Hospital Sírio-Libanês completa em agosto 10 anos de sua criação. Já foram realizados mais de 500 transplantes, entre autólogos, alogênicos aparentados e não aparentados, incluindo haploidênticos e de cordão umbilical, tanto em adultos quanto em crianças.

Ao longo desses anos, além dos médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, farmacêuticos e fisioterapeutas especializados, a equipe multidisciplinar foi abrilhantada com a incorporação da equipe de Cuidados de Suporte e do serviço de consultoria de imagem para os pacientes.

O transplante de células progenitoras ou de medula óssea é sabidamente um dos tratamentos mais complexos da medicina. A necessidade de internação prolongada associada às expectativas envolvidas aprofunda a interação entre paciente e toda equipe, e o resultado desse trabalho multidisciplinar se reflete na excelência do cuidado, frequentemente reconhecida pela sensação de acolhimento e segurança descrita pelos pacientes e familiares.

Como o transplante é um tratamento a longo prazo, contamos também com um centro de oncologia com infraestrutura de ponta e equipe multiprofissional treinada para o cuidado adequado e com segurança após o transplante de modo ambulatorial.

O cuidado do paciente é adaptado e especializado de acordo com a necessidade de cada um, os casos são compartilhados com toda equipe multiprofissional com o intuito de brindar o melhor cuidado para o paciente, baseando nossa prática na literatura e sempre tentando incorporar novos protocolos e terapias.

Nosso centro é referência em transplantes a nível nacional e na América Latina, recebendo também pacientes de outros países.

Parabéns a todos que fizeram e que fazem parte dessa história de sucesso!

O Centro de Oncologia do Sírio-Libanês reúne equipes médicas e multidisciplinares especializadas, trabalhando de forma integrada para oferecer o que há de melhor em diagnósticos e tratamentos do câncer, promoção de saúde, qualidade de vida e planos de cuidados centrados no paciente.

Para mais informações, acesse: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/centro-oncologia