Pronto Atendimento do Sírio-Libanês oferece cuidados especializados em geriatria

Geriatria
Fonte: Dr. Luiz Antonio Gil Junior, médico geriatra no Hospital Sírio-Libanês.
Publicado em 20/12/2017

Ciente do aumento da população idosa no Brasil, o Hospital Sírio-Libanês tem feito mudanças para cuidar cada vez melhor desses pacientes. Uma delas é a criação de um serviço especializado no atendimento ao idoso no Pronto Atendimento. Desde agosto, quando essa iniciativa entrou em funcionamento, até o final de novembro de 2017 cerca de mil pacientes já foram atendidos por esse serviço.

Alguns dos principais diferenciais do Pronto Atendimento Geriátrico do Hospital Sírio-Libanês são:

  • Atendimento preferencial 24 horas por dia para pacientes com idade acima de 70 anos.
  • Médicos geriatras de plantão diariamente, das 10h à meia-noite.
  • Equipe multiprofissional especializada em saúde do idoso.
  • Ambiente adaptado com boxes exclusivos para idosos e salas de consulta com macas mais baixas para facilitar a subida e a descida dos pacientes.

Em breve, o Hospital Sírio-Libanês passará a usar também um equipamento eletrônico de áudio (pocket talker) que amplifica a fala do médico, facilitando o entendimento dos pacientes idosos com dificuldade de audição. “Estamos procurando ao máximo nos adaptar para as necessidades desses pacientes”, ressalta Dr. Luiz Antonio Gil Junior, médico geriatra no Hospital Sírio-Libanês.

Quando levar o idoso ao Pronto Atendimento?

As doenças respiratórias (gripes, tosses, pneumonias) são as principais causas de atendimento de idosos nos serviços de Pronto Atendimento, observa Dr. Gil Junior. No entanto, além dos quadros respiratórios, merece atenção qualquer outro sintoma novo e agudo, como dores intensas, palpitações e traumas. Devemos ficar atentos principalmente quando as pessoas na terceira idade:

  • Sofrerem qualquer tipo de queda.
  • Apresentarem alteração mental de uma hora para outra.
  • Sentirem falta de ar.

Diante de qualquer uma dessas circunstâncias, um médico deve ser procurado com urgência.

Hospital Amigo do Idoso

Além do Pronto Atendimento Geriátrico, o Sírio-Libanês oferece consultas com médicos especialistas em envelhecimento e longevidade por meio do seu Núcleo Avançado de Geriatria e conta com um Serviço de Gerontologia, formado por diferentes profissionais sensibilizados para as demandas dessa faixa etária no Hospital, como enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos.

Em 2015, o Sírio-Libanês se tornou a primeira instituição do País a receber o Selo Hospital Amigo do Idoso na categoria Pleno. Com base em uma pesquisa feita com pacientes idosos, foram realizadas melhorias de acessibilidade, treinamentos para os colaboradores e campanhas de comunicação focadas nos direitos e na saúde dessa população.

Na área de filantropia, o Hospital Sírio-Libanês também tem buscado oferecer atendimento especial às pessoas na terceira idade. O programa Abrace Seu Bairro realiza ações de prevenção em saúde e socialização para esse público, envolvendo cerca de 150 pessoas.