A hipertensão pulmonar

 
Fonte: Dr. Carlos Viana Poyares Jardim - CRM: 97360
Publicado em 10/06/2021
A hipertensão pulmonar

A hipertensão pulmonar é uma condição que causa falta de ar. O cansaço, dificuldade para fazer exercícios e uma fadiga constante podem ser manifestações desta doença. Nos pulmões normais o sangue flui facilmente por um sistema que é preparado para acomodar grande volume de sangue quando fazemos esforço. Os vasos sanguíneos dos pulmões mandam o sangue para áreas em que haverá contato com o ar que respiramos e receberemos oxigênio que é fundamental para o funcionamento de todas as células do corpo. Mesmo quando corremos ou fazemos grandes esforços, esse fluxo sanguíneo é acomodado para que nossos músculos respondam às nossas necessidades.

Quando ocorre a hipertensão pulmonar, os vasos sanguíneos mudam de característica: eles ficam mais rígidos e alguns ficam até obstruídos, dificultando a passagem do sangue e fazendo com que o coração tenha que se esforçar muito mais. Com o tempo, vamos cansando mais facilmente, a ponto de não conseguirmos realizar mais grandes esforços. Em casos mais sérios, pode até haver desmaios após um grande esforço. Além disso, as pessoas com hipertensão pulmonar podem desenvolver palpitações, inchaço nas pernas e sensação de inchaço na barriga.

Algumas causas de hipertensão pulmonar não são conhecidas. Entretanto, pacientes que já tiveram embolia pulmonar, aqueles que apresentam diagnóstico de doenças autoimunes ou doenças infecciosas (como hepatites e infecção pelo HIV), além daqueles com cardiopatia congênita ou uso de medicações para emagrecer no passado podem desenvolver a hipertensão pulmonar. Felizmente é uma doença considerada rara (atinge poucas pessoas da população se comparamos aos casos de asma e diabetes por exemplo), mas sem tratamento pode limitar muito a vida das pessoas e até causar a morte.

As pessoas que têm um cansaço ou falta de ar inexplicados ou que não melhoram com tratamento das doenças mais comuns podem ter hipertensão pulmonar. É importante saber que este diagnóstico existe para poder investigá-lo. Geralmente um exame relativamente simples, o ecocardiograma transtorácico, é capaz de sugerir este diagnóstico que tem que ser explorado com outros exames mais complexos. Hoje em dia existe tratamento disponível com remédios que podem ajudar as pessoas a terem uma vida melhor e mais longa.



Nosso Atendimento

O serviço de Especialidades Médicas Sírio-Libanês reúne equipes médicas e equipes multidisciplinares especializadas, trabalhando de forma integrada para oferecer o que há de melhor em diagnósticos e tratamentos, promoção de saúde, qualidade de vida e planos de cuidados centrados no paciente.

Horário de funcionamento:

De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h 

Informações:
Telefone: +55 (11) 3394-5007 

Onde estamos:

Rua Dona Adma Jafet, 115 Núcleo de Medicina Avançada
Bloco E - 4º andar - Bela Vista - São Paulo